Alerta pela vida

Esta é uma história baseada no que acontece no dia a dia, em vários lares. Trata-se de Mário, um garoto com apenas doze anos e já vivia seus dilemas, ansiedades e descobertas. Nada de anormal para um garoto daquela idade, pois seu comportamento não estava sendo dos melhores.

Mário, Mário! Grita a mãe de Mário:

Organize seu quarto, depois vá à padaria urgente!

Passa o tempo e nada, nada de Mário. Como se não bastasse, aumentou o volume do som de maneira ensurdecedora.

Clóvis, nosso filho já passou dos limites, não me dá ouvidos. Fica horas naquele quarto, saber lá o que está fazendo.

Estou muito preocupada, pois não gosto nada daquele rapaz que anda com nosso filho. Você percebeu que Mário não é mais o mesmo?

Disse Clovis:

-é, realmente este rapaz não merece nossa confiança.Ele chegou com jeito de boa pinta,mas tenho minhas dúvidas,vou investigar a vida desse sujeito.Temos que ficar precavidos com quem Mário se relaciona.

Será que ele não é homossexual?

Aiiiiiiiiiiiiiiiii, meu filho!Será que ele é gay?

Desespera-se dona Magda.

Não meu bem, não é nada disso. Não seja preconceituosa, vou falar com ele.

Mário abra a porta abaixa o volume do som. Mário abriu a porta e seu Clovis entra perguntando:

Onde está seu amigo?

Mário de cabeça baixa, responde:

Não sei do que está falando.

Clovis não acredita e insiste:

Eu vi subir a mais de duas horas aquele rapaz aqui, agora você diz o mesmo não está?O que está acontecendo?Quem é este sujeito, por que você está tão mudado assim? Diga Mário, diga!!

Eu não tenho nada a dizer, não sei do que você está falando, me deixe só, quero ouvir música sossegado, disse Mário.

Está bom Mário é assim que você quer?Não se esqueça que estou sempre pronto pra te ajudar, mas vou ficar de olho em você e suas amizades.

Pois é... Mário conseguiu trapacear seu próprio pai, escondendo seu colega e negando que mesmo estivesse entrado na casa.

Mário aumentou o volume do som, tão alto que incomodava até a vizinhança.

Clovis, Clovis, por favor, faça aquele moleque abaixar o volume, a dona Miriete já ligou reclamando e o seu Andorzino ameaça chamar a polícia, e eu estou a ponto de explodir. Mário, Mário! Blam!blam!

Abra esta porta, seu moleque, abra!

Clovis ele não quer abrir!

Abra Mário, vou arrombar está porta!

Definitivamente o Sr. Clovis perdeu as estribeiras, arrombou a porta, dona Magda sua esposa ficou aterrorizada, pois jamais viu seu marido tão descontrolado daquela forma, ele sempre foi relativamente tranqüilo, e lógico com muitos outros defeitos, mas ao ponto que chegou... E Mário?

Viu Clovis, tanto barulho, pra nada, deixaram o som no volume máximo, e não estão aqui, fugiram olha que bagunça deixou... Mário, márioooooo!

Eu quero meu filho máriooooo!

Dona Magda chora desesperadamente, chora o choro de uma perda, o choro por um filho que saiu e não sabe se volta,chora um coração materno, pronto pra amar, custe o que custar.

Disse Clovis, calma mulher, calma!Nosso filho não deve ir tão longe, veja, não levou muito roupas. Ele deixou um bilhete...

Pai e mãe estou saindo de casa, quero viver minha vida, sou dono no meu próprio nariz não quero ninguém me pressionado, ditando ordens.

Quero ter liberdade, sem hora pra chegar ou sair.

Não se preocupem comigo, tchau até quem sabe um dia.

Não acredito!Meu filho com essa mentalidade, uma criança com doze anos,achando ser dono do próprio nariz?

O que ele tem na cabeça?

Faça alguma coisa Clovis, chame a polícia!

Não Magda não é preciso chamar a polícia,

Pelo menos por enquanto; vamos manter a calma, vou sair por ai, quem sabe o encontre.

Enquanto dona Magda fica desesperada em casa, seu Clovis vai à procura de Mário, seu filho.

Passadas algumas semanas, e nada de notícias de Mário.

Depois de várias buscas em hospitais e delegacias, nada de informações. A situação estava insustentável, enquanto que:

Clóvis venha cá,veja esta notícia na TV:

Um grupo de jovens e adolescentes foram detidos por envolvimento em furtos ,a duzentos quilômetros ao norte da capital; há suspeitas que estes jovens tem forte ligação com o tráfico de drogas,já que a região é uma das principais rotas de entrada de entorpecentes.

Nosso filho está envolvido também?

Vamos Clóvis, vamos até esta cidade; eu quero meu filhooooo!

Calma Magda não tem certeza que o Mário esteja lá, mas mesmo assim vou ligar pra delegacia de lá, para maiores informações.

Pois é, Clovis ligou pra delegacia, mas não teve as noticias que procurava, mas, mesmo assim ele resolveu viajar até esta cidade a fim de se inteirar melhor da situação.

Depois de algumas horas de carro, seu Clovis chega a cidade e vai direto á delegacia onde os jovens estavam detidos. Recebido pelo delegado, já foi perguntando sobre seu filho Mário. Todos daqui já foram checados e nenhum traz esse nome, todos são desta cidade a não ser o Cléber conhecido com tilico esse pelo que investigamos veio da sua cidade a poucos dias.

Quero ver esse tal de tilico, disse Clovis.

Quando Clovis viu tilico, ficou surpreso pois lembrou rapidamente quando tilico entrou em sua casa,junto com Mário.

Onde está meu filho!Diga onde está o Mário meu filho, diga!

Disse o seu Clovis, desesperadamente.

Não sei de nada! Não conheço o senhor nem esse tal de Mário!

Tá de brincadeira você, está mentindo! Disse seu Clovis.

Deixa-me em paz! Disse tilico.

Quando seu Clovis ia saindo da frente das grades, uma voz soou lá do fundo! Morro do Beija!

Morro do Beija?O que quer dizer?

Onde fica?

O Mário está lá nesse morro, só que o senhor vai ter problemas. O Negócio lá é barra pesada.

Por que barra pesada quem é esse cara?

É o beijamin, mais conhecido como beija; o cara mexe com tóxico, ele é muito perigoso!

- sem essa de perigoso, como chego ao morro do beija?

Diga, vamos diga logo!

_não posso dizer mais nada, só estou te falando porque não tenho nada a perder mesmo; se quiser achar teu filho se vire.

Seu Clóvis preferiu não pedir informações à polícia,temendo que uma interferência policial poderia agravar de vez a situação.Seu Clóvis saiu a procura do morro,perguntando a um e a outros,estranhamente algumas pessoas se negavam a informar,pois o morro do beija era tão perigoso que metia susto só em pronunciar o nome.

Já cansado de tanto andar, seu Clóvis resolve sentar e descansar, quando se depara com um garoto vendendo sorvetes. Seu Clóvis chora e lembra que Mário poderia estar ali saboreando aquele sorvete de flocos, que mais gostava.

Vai querer sorvete moço?Perguntou o menino.

Sim, quero!

_por que está chorando?

Nada, vi você e lembrei-me do meu filho, parecem com a mesma idade...

Onde está teu filho?

Não sei, estou à procura dele.

Você mora aqui perto garoto, qual seu nome?

Moro no Morro do Beija, meu nome é Mario.

Mário?

Sim Mário, o senhor se espantou, por quê?

É que meu filho também se chama Mário,ele deve estar no Morro do Beija,preciso chegar lá.

Disse o menino:

_hoje as coisas estão calmas por lá, vá por esta rua, vire à direita e sobe uns quinhentos metros e entrará na vila.

Na favela seu Clóvis se assustou em ver a situação desumana que vive aquele povo, mas também viu um povo que luta, guerreiro que não desiste jamais.

Ao centro da favela, Clovis foi surpreendido por vários bandidos armados até os dentes; Clovis já foi dizendo:

Quero falar com beija!

O que quer com ele?Quem é você?É tira?

Não, não sou polícia, quero falar com teu chefe, sobre o Mário. Mário?Disse um dos bandidos.

O senhor é o pai de Mário?

Sim sou eu onde ele está? Quero vê – lo.

Vamos em frente, vamos até ele.

Seu Beija, este homem quer falar contigo, chefia.

É seu Clovis não acreditou no que viu o seu beija é nada mais nada menos que um irmão por parte de pai; Desaparecido a muitos anos,dado até como morto. Seu Clovis ficou perplexo, encontrar seu irmão naquela situação não era nada Interessante.

Onde está meu filho, seu canália!

O que fez com ele? Diga!

O seu Clovis intrepidamente segurou no colarinho da camisa do beija e o intimou, fazendo com que seu beija o jogasse brutamente contra a parede. Seu Clovis por sua vez não deu por vencido e se atirou pra cima do seu Beija, quando os comparsas de seu beija o conteve, segurando- o.

Disse o seu beija:

Clóvis meu irmão, pra que tanta braveza?

Você não mudou mesmo, sempre querendo resolver no braço.

Lembra, lembra? Você nunca me aceitou como seu irmão,sempre me maltratou e me surrou; agora veja,é só você aqui,ergue sua mão contra mim,você não pode comigo,agora você não pode;os tempos são outros.

Tudo que você diz é bobeira!

Você vem com este jogo sentimental, eu não vou engolir. Nunca vou te erguer a mão a não ser para me defender, agora o que aconteceu com meu filho?

Há!Há!Há! Agora sim estamos conversando a mesma língua, você perguntou o que eu quero? Dinheiro! Muito dinheiro só assim pra você ver seu garoto!

Não! Quero ver meu filho!!!

Certo você vai vê–lo, mas só de longe, depois só providenciar a grana.

Que grana?Quanto você quer?

Quinhentos mil só porque somos manos, sacou?hahahaha.

Quinhentos mil? Eu não tenho tudo isso!

Vai ter que arranjar se quiser ter seu filho de volta!

Deixa-me ver meu filho primeiro!

_tragam o moleque!

Disse o beija aos comparsas dele.

Não muito perto, seu Clóvis pôde ver Mário amarrado e amordaçado, para o desespero e agonia desses sofrido pai.

Filho, filho! Vou te tirar daí, confie em mim!

Seu sem vergonha, safado! Machucou-se meu filho, vai ter comigo!

Chega!Cale sua boca! Dou vinte quatro horas pra me arrumar a grana e nada de polícia, a bronca aqui é só nossa!

Seu Clóvis saiu acompanhado brutalmente pelos comparsas do beija até a saída da favela. Próximo dali, seu Clóvis foi abordado por policiais do distrito onde Tilico estava preso.

No distrito, o delegado interrogou a respeito do sumiço de Mário, pois Tilico antes de fugir da cadeia confessou a participação dele no seqüestro de Mário, no entanto não quis revelar o nome do mandante dele.

Você sabe de alguma coisa que possa nos ajudar o que estava fazendo naquela região tão perigosa? Perguntou o delegado.

Estava procurando por Mário e...

Não tente me esconder nada, pegamos você ao pé do morro do beija, nem a polícia entra lá com facilidade!Esbravejou o delegado.

Tudo bem seu delegado, estive lá só que não tenho nada a dizer, preciso ir andando, com licença.

Pode ir, mas estou na sua cola!

Depois que seu Clóvis saiu...

Atenção todas as viaturas, todos ao morro do beija, atenção, todos ao morro do beija!

Caiu a casa, caiu a casa! A gritaria se alastrou entre os comparsas do seu beija. Em uma atuação jamais vista naquela região, a bandidagem tentavam enfrentar a força policial, mas deram com os burros n água.

.Tentando se safar, seu Beija e Tilico fogem em disparada da favela, mas Tilico vê seu Beija tragicamente morrer atropelado por um caminhão em uma via expresso. Tilico por sua vez foi cercado por policiais assim como alguns outros do bando.

No meio de toda confusão seu Clóvis conseguiu resgatar Mário, mas como era noite, os dois se perderam em uma mata próximo dali. Chovia muito, Mário estava muito fraco. A mata era de difícil acesso, tanto que Mário caiu em um poço relativamente fundo. Que situação!

Pai, socorro!Socorro, socorro!

- aguenta aí! Vou tirar você, seja forte!

Está horrível aqui pai, cheira muito mal aqui em baixo, me tire daqui!

Mário segure firme neste galho, vou te tirar daí!

Pois é, seu Clóvis bem que tentou, mas faltou-lhe experiência em sobrevivência em matas. Ao tentar puxar Mário do poço, acabou caindo também.

Agora pai, nós dois aqui como vamos sair?

Isso aqui fede muito!

Calma filho, já a polícia nos achará; venha cá,me dá um abraço,estava com muito saudades de você.

Também estava papai, preciso lhe falar tanto, e a mamãe como está ela?

A sua mãe está muito ansiosa pra te ver, antes de te tirar da favela, liguei pra ela, não se preocupe teremos muito tempo pra conversar.

Nossa filho, aqui fede demais! Este poço parece ser uma desova, parece que tem cadáver humano aqui. Meu celular está fora de área,precisamos sair daqui. É o que falei pai.

Pai, pai está ouvindo latidos?Sim filho, também tem barulho de helicóptero!

Após horas de buscas, os bombeiros e a polícia encontraram e resgataram

Mário e seu Clóvis daquele lugar, levando-os a um serviço médico mais próximo.

Depois de dar vários esclarecimentos à polícia, seu Clóvis e Mário tomaram rumo de sua cidade, onde amigos e parentes esperam ansiosos pela chegada principalmente de Mário,protagonista deste episódio .

Chegando ao bairro onde mora,a euforia tomou conta;uma multidão esperava por Mário e seu Clóvis.

Meu pai é um herói, estou muito feliz em estar aqui.

A uma meia distância, Mário avista sua mãe, de braços abertos, cheio de felicidades, corre para abraçá-la.

Mãe, que saudades!Preciso muito falar, pedir perdão, pois aborreci muito você e o papai. Preciso explicar tudo que aconteceu.

Calma meu filho, o importante é que você está bem. Vamos pra casa, teremos muito tempo para conversar.

Longe da euforia, Mário finalmente entra em casa e faz questão de falar tudo antes de tomar aquele banho quentinho e saborear aquele estrogonofe, que tanto gosta.

Pai, mãe antes de tudo gostaria de pedir perdão, pois fui à conversa de estranhos. Preferi dar ouvidos a telico, que mal conhecia e deu no que deu.

Meu filho você não desconfiou nada desse tilico? Disse dona Magda.

Ora mãe, achava ele legal, era engraçado e falava bem. Parecia ser inteligente, pois me ajudava até quando tinha alguma dúvida na escola. Como é que eu ia saber que ele mexia com drogas?

Tudo bem Mário, porque saiu de casa?Por que não falou conosco?

Tilico me convenceu que iríamos ganhar muito dinheiro, trabalhando pra um amigo dele em uma cidade próxima daqui. Este amigo, chamado Beijamin, era mais conhecido por Beija. Assim, saímos aquele dia, deixando esta carta mais induzido por Tilico, longe de querer sair de casa e deixar meus pais que amo tanto.

Pois é,quando encontrei com este Beija,me assustei. Disse seu Clóvis:

- me assustei porque se tratava do meu próprio irmão, meu irmão por parte de mãe.

Eu e Beija ou Beijamin crescemos juntos, até que Beijamin começou a andar com gangues, abandonou a escola e já mostrava sinais de periculosidade à sociedade. Eu prossegui nos meus objetivos de me formar e o tempo foi passando e cada um seguiu seu rumo. Hoje sou formado, economicamente estamos bem. Beijamin procurou outro rumo e deu no que deu, infelizmente. Mas não fui egoísta em relação a ele, várias vezes o procurei mas era tudo em vão,pois Beijamin nunca aceitou o fato de eu não ter andado com a turma dele,por isso que ele resolveu seqüestrar você,simplesmente para me atingir e de quebra levantar algum dinheiro fácil.

Mário, o mais importante é que você está aqui, estamos muito felizes.

Sim pai, também estou muito feliz, muito obrigado pelos inúmeros conselhos que me deram, pois se não fossem estes conselhos e os bons exemplos,a situação seria outra.Apesar de muitas tentativas pra eu usar drogas,pude resistir e dizer o que todos os jovens e adolescentes devem dizer,não!!!

É isso aí filho, diga não às drogas, sim à vida!

Assim filho e pais se abraçam e se emocionam, demonstrando muito união, principalmente em momentos difíceis. Vale à pena salientar que o diálogo é fundamental entre pais e filhos, o seu filho é muito mais importante que uma partida de futebol, uma novela ou uma faculdade.

Viva a história do seu filho hoje, para que ele viva sua história amanhã.

FIM

Isael Ferreira
Enviado por Isael Ferreira em 12/02/2011
Reeditado em 05/03/2011
Código do texto: T2787817
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.