Você é um barco a deriva?

Marina e Mariana eram irmãs, o pai um jogador compulsivo depois de levar à família a miséria se suicidou, a mãe entregou-se a bebida e a avó morreu de desgosto. As duas tiveram que assumir a casa e os irmãos, Mariana se tornou taciturna, desconfiada e depressiva. Marina decidiu que não ficaria amargurada, venceria, se superaria e se tornaria cada dia melhor. As duas não conseguiam se entender, Mariana achava um absurdo que Marina agisse como se a vida fosse bela. E Marina acha um absurdo que Mariana se afundasse daquele jeito renegando a sua vida, se tornando velha ranzinza, mesmo sendo tão jovem. As duas tinham vidas separadas nada restou da amizade de antes. Marina estudou, se formou, ajudou seus irmãos mais moços a encontrar um rumo na vida. Conservou a alegria o otimismo e sempre via num novo dia a chance de recomeçar e de se superar. Marina permaneceu solteira e em casa para cuidar da mãe e da irmã amargurada que ninguém suportava. Numa manhã de setembro a mãe piorou e um médico veio a casa delas, depois da consulta conversou com Marina.

-como conseguiu passar por tudo isso sem se contaminar emocionalmente?

-As pessoas estão sempre preocupadas em vencer o outro uma quebra de braço constante. Quanto a mim estava preocupada em vencer a mim mesma, me superar sempre.

-Isso não é muito difícil?

-Sim, exige coragem, disciplina e determinação, mas pense o que teria acontecido com meus irmãos se eu tivesse sucumbido e me entregado como um touro a caminho do abate?

-Entendo

-O que teria sido de mim se tivesse me transformado num barco a deriva?

O médico foi embora pensando no assunto, meses depois se tornou palestrante e sempre usava a história e as palavras de Marina

Prezado leitor

A verdadeira vitória é vencer a si mesmo se superar com coragem, determinação e disciplina. A quem quer vencer e superar? Qual a sua guerra e onde esta concentrando suas energias? È um barco a deriva ou um touro indo para o abate? Você não pode mudar o mundo, mas pode mudar a si mesmo e se tornar o mundo de alguém.

Marya Ferreira
Enviado por Marya Ferreira em 12/02/2011
Código do texto: T2786905
Classificação de conteúdo: seguro