O NOSSO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

ESTA SEMANA, CAMINHANDO PELAS RUAS DO CENTRO, NA REGIÃO DO ANHANGABAÚ VI UMA CENA QUE ME CAUSOU TAMANHA TRISTEZA E ME FEZ PERGUNTAR A QUE PONTO O SER HUMANO PODE CHEGAR EM SEU EGOÍSMO

PASSANDO EM FRENTE AO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. QUE MANTÉM AS PORTAS DE VIDRO FECHADAS PARA CONSERVAR O AR CONDICIONADO, MEDIANTE AO CALOR QUE FAZIA.

EM FRENTE ÀS PORTAS, AO OLHAR PARA O CHÃO VI DEITADAS TRÊS CRIANÇAS DE RUA, QUE NOTORIAMENTE SERIAM MENDIGAS. ELAS ESTAVAM ENCONSTADAS NA PORTA, SUJAS, MALTRATADAS, TALVEZ COM FOME E ATÉ DROGADAS.

AQUELA CENA NÃO PODE ME PASSAR DESPERCEBIDA

EU ME PERGUNTEI COMO PODE ISSO ACONTECER?

QUE DROGA DE ESTATUTO É ESSE?

COMO É POSSÍVEL ACEITAR E PIOR DE TUDO IGNORAR QUE EM FRENTE AS SUAS PRÓPRIAS DEPENDENCIAS PERMANEÇAM CRIANÇAS NESTAS CONDIÇÕES?

SERÁ QUE LÁ NÃO TEM UMA PESSOA, UMA ASSITENTE SOCIAL, ALGUÉM QUE TENHA UM CORAÇÃO PARA AO MENOS TENTAR SALVAR ESSAS CRIANÇAS. SIM ELAS TEM SALVAÇÃO, EU ACREDITO NISSO. ELAS SÓ PRECISAM DE UMA CHANCE

TALVEZ ISSO ACONTEÇA TODOS OS DIAS E PROVAVELMENTE HÁ MUITO TEMPO, QUE TALVEZ ALGUEM JÁ TENHA TENTADO AJUDÁ-LAS, MAS É ÓBVIO QUE NÃO CONSEGUIU, ENTÃO PORQUE NÃO TENTAR DE NOVO. NÃO É ESSE O PAPEL DO ESTATUTO? PROTEGER AS CRIANÇAS?

VOLTEI A CAMINHAR VIAJANDO EM MEUS PENSAMENTOS, COM TODA A MINHA REVOLTA, REVOLTA TAMBÉM COMIGO MESMO. PQ EU NÃO FAÇO NADA, PORQUE VOCÊ NÃO FAZ NADA, PORQUE NÓS NÃO FAZEMOS NADA?

TEMOS QUE IGNORAR A CENA E FAZER DE CONTA QUE NÃO TEMOS NADA COM ISSO? PORQUE? PARA CONTINUAR VIVENDONOSSAS VIDAS.

COMO PODEMOS SER TÃO CRUÉIS E EGOÍSTAS?

NESSE MESMO DIA, PASSANDO EM FRENTE AO CORREIO CENTRAL, VI UM AMONTOADO DE PESSOAS SE ACOTOVELANDO, TENTANDO VER ALGO QUE ESTAVA NO CENTRO UMA RODA . HAVIAM TAMBÉM DOIS CARROS DE UMA EMISSORA DE TELEVISÃOE CÂMERAS E MICROFONES, APROXIMEI-ME ENTÃO PELA MINHA CURIOSIDADE... LÁ ESTAVA A MOÇA QUE FICOU FAMOSA POR TER IDO Á FACULDADE COM SEU VESTIDO CURTO, ORA NADA CONTRA A MOÇA, MAS FAÇAM-ME O FAVOR...

NO ENTANTO ESTAVAM TODOS LÁ, EM PLENO HORÁRIOCOMERCIAL, PERDENDO OS SEUS TEMPOS COM A SUA SIMPLES PRESENÇA.

PENSEI... PORQUE NÃO TEM NENHUMA EMISSORA DE TV FAZENDO UMA REPORTAGEM EM FRENTE AO ESTATUDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E DENUNCIANDO AQUELE DESCASO, TALVEZ QUEM SABE AJUDASSE.

NÃO TEM PORQUE PROVAVELMENTE NÃO TERIA NENHUMA AUDIENCIA , NINGUEM VAI PERDEU O TEMPO VENDO UMA REPORTAGEM SOBRE CRIANÇAS DE RUA E MESMO QUE VISSEMOS CAIRIA EM ESQUECIMENTO DEPOIS DE ALGUMAS POUCAS HORAS.....

AFINAL, NÃO TEMOS PORQUE NOS PREOCUPAR, PAGAMOS NOSSO IMPOSTOS, ISSO É OBRIGAÇÃO DO GOVERNO. MAS É O NOSSO DINHEIRO QUE ESTÁ LÁ

EU NÃO GOSTARIA DE TER QUE VER UMA CENA CRUEL COMO ESSAS NOVAMENTE.MAS INFELIZMENTE SEI QUE NÃO FOI A ÚNICA E NEM SERÁ A ÚTILMA.

SÓ SEI QUE DEVEMOS APRENDER A COBRAR, DE QUEM NOS DEVE, DE QUEM PÕE A MÃO NO NOSSO DINHEIRO TODOS OS DIAS E JUSTIFICA ALGUMA PORCENTAGEM COMO GASTOS EM PROGRAMAS SOCIAS.

DEBORA ARAUJO
Enviado por DEBORA ARAUJO em 10/02/2011
Código do texto: T2783401
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.