Papo de Mulher

Se tem uma coisa que inquieta um homem é o diálogo entre duas mulheres. Aquela conversa baixinha, no canto da sala ou horas no telefone, falando sobre não sei o que. A grande maioria dos homens não entende e nem imagina o porque de tanto ‘conversê’ e para piorar, se irrita ainda mais quando ao perguntar sobre o assunto, a resposta não muito convincente vem num simples “papo de mulher”. Mas o que será que as mulheres tanto falam, que os homens não podem ou devem ouvir?

Dizem que nós mulheres falamos mais que os homens, também dizem que juntas somos como formiguinhas passando informação umas para as outras. Enfim, papo de mulher rende. E como se não bastasse a fama de faladeiras, temos a fama de difamar, semear o joio, essas coisas lá do tempo de Eva. Os homens não escondem a curiosidade quanto aos nossos assuntos no banheiro, no telefone, na internet... e ainda que uma parte deles se julguem entendedores desse universo feminino, poucos admitem que só uma mulher entende os códigos da outra.

Os mais intrigados insinuam que as mulheres têm pacto, outros, mais ponderados, dizem que é parte da nossa natureza mesmo, coisas de mulher, e que o mais importante não é saber do que conversamos, mas o que acontecerá depois disso. Não sei ao certo quem tem razão, nem se insistir na curiosidade é perda de tempo, o fato é que nossas conversas é por diversas vezes tema deles em mesas de barzinho e até mesmo no trabalho. Quem nunca se pegou pensando ao ver duas colegas de trabalho conversando baixinho... “do que tanto elas falam, meu Deus”?

Até poderia adiantar o assunto, acabar logo com essa curiosidade, enfim, expor a todos os temas de nossas conversinhas ao pé do ouvido e reuniõezinhas particulares. Mas, o que adiantaria, se papo de mulher é coisa tão comum, cotidiana, que se os homens soubessem... bom, acho melhor eles continuarem não sabendo.

Cláudia Sabadini
Enviado por Cláudia Sabadini em 30/10/2006
Código do texto: T277525