Desejos... Sonhos... Metas

Filomena, filha de pais com baixa renda, morava em uma pequena vila de pescadores. Adolescente, já alimentava o desejo de viajar; queria conhecer pessoas, cidades, culturas, usos e costumes de diferentes países, sem distinção de pequenas cidades ou metrópoles.

Para tornar-se real o seu intento, sabendo que grandes desafios a aguardava, traçou metas para ultrapassá-los.

Pegou um bloquinho, anotou alguns comportamentos básicos mais importantes e de imediato começou a por em prática as metas selecionadas: estudar - ler - ser penetra em eventos educativos - participar de movimentos do seu bairro, de sua cidade (associações, trabalhos comunitários)... enfim, marcar presença em tudo que representasse investir no conhecimento. Ela sabia que esse era o alicerce, principalmente para o sucesso profissional.

Concluído um curso técnico, após o antigo curso ginasial, ela foi trabalhar em uma cidade grande, enfrentou atropelos, mas não abandonava a idéia de um dia realizar o sonho de atravessar continentes, singrar mares e oceanos e, à deriva aportar sempre entre civilizações diferentes.

O tempo passava e Filomena não conseguia chegar onde queria. Na empresa, de grande porte, ela já colhia os frutos do reconhecimento de seu profissionalismo, mas a viagem não conseguia concretizar. Mesmo com os empecilhos não perdia a esperança de que na hora certa, ela estaria curtindo o que tanto planejou

Já aposentada, surgiu a oportunidade tão desejada, na hora certa! Sem compromisso de cumprir horário, assim ela dizia: é hoje e agora, vou viajar e não tenho pressa para voltar.

Daí por diante, ela fez várias viagens; mudava de país como quem muda de roupa. Onde aportava novo pacote comprava e seguia rumo à próxima aventura

Em um dia chuvoso, o frio e a neve a incomodava, sentou-se junto à lareira, tomou uma bebida quente e adormeceu. Ao acordar, resolveu: vou voltar para a minha terra!

Uma semana depois, estava entre os familiares e amigos. Passados alguns dias, em um bate papo, falou de suas aventuras: “viajei mares, atravessei continentes, conheci muitas cidades, cartão postal em agências de viagens, muitas tardes presenciei o por do sol, mas nada me impediu de voltar a minha terra”.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

"Nossa Terra" não tem palmeiras

Não ouvimos o canto dos sabiás

Mas é uma cidade hospitaleira

Rica em belezas naturais.

Pôr-do-sol, dunas, praias...

Convidam a nos visitar

Em lua-de-mel, férias...

ou simplesmente para descansar.

(Parodiando com "Cançao do Exílio" Gonçalves Dias)

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x

(Aproveito esse espaço para convidar os colegas "recantistas" a conhecer a minha cidade - Arraial do Cabo/RJ)

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x