Quando chegaram à casa, sua mãe também regressava de sua ida ao médico.
Ficou muito surpresa ao ver que o Sr. José Luiz ali se encontrava e, num lapso de tempo imaginou o que teria acontecido...
Confirmado seu pensamento com as palavras ditas por ele:_O guri estava muito mal, se não fosse a iniciativa de sua filha, poderia ter sido fatal...
Mas a vida continuava e, fatos como esse se davam quase sempre naquela família.
Certa vez, aconteceu com a caçula. Esta era, a “boneca” de brinquedo da mais velha, que até então não havia possuído uma de verdade.
Era ela quem lhe dava banho, vestia-lhe a roupinha, penteva-lhe os poucos fios de cabelos que tinha, pois havia nascido carequinha, só agora, com nove ou dez meses de idade, é que surgia a possibilidade de se usar um pente em seus cabelos... E a irmã se alegrava muito em poder fazer todas estas coisas com aquele bebê que parecia ser sua boneca de verdade. Já dava os primeiros passos. Mas certo dia ela notou que a irmãzinha parecia não estar bem, não queria de maneira nenhuma sair de seu colo.
Ela gostava de colocar o bebê no chão, segurar em suas mãozinhas para ensinar-lhe a andar. _ Mas... Suas perninhas! Meu Deus! Não lhe obedeciam mais! O que teria acontecido com ela?
Chamou o pai e contou-lhe o que estava acontecendo.
Resolveram então, levá-la ao médico. Este, logo percebeu que aquela criança, por questões alimentares, estava muito fraca...
Faltavam-lhe as devidas vitaminas para o seu desenvolvimento
normal...
Mas este foi mais um problema resolvido, os mais velhos passaram a dar mais atenção a este fato. Não seria fácil melhorar as condições alimentares, pois o ganho era muito pouco, mas dar-se-ia um jeito.
E, o grande dia chega!
Ela terminara o curso primário!
Fazia-se necessário uma roupa nova para receber o certificado, mesmo porque, o mesmo seria entregue exatamente no dia em que ela completaria onze anos...
Continua...