Detalhes

Tem muito tempo que eu queria postar uma história que aconteceu com um jornalista durante uma reportagem. Em Ouro Preto, no fórum das letras, são realizadas algumas palestras de Ciclo Bravo de Jornalismo, e foi aí que conheci um tal de Ubiratan Brasil. Ele citou uma história que retrata muito bem a idéia de que os detalhes não podem passar desapercebido quando se constroi um perfil jornalístico; é o seguinte: ele foi chamado para fazer uma reportagem em um jogo de beisebol, mas ele não entendia nada sobre o esporte, então ficou observando os jogadores. Sem mais nem menos ele observou um cara grandão no meio de todos, com cicatriz no rosto, bem forte mesmo; e depois que ele foi ver que era um ex boxeador famoso. Ao chegar perto do jogador-boxeador que eu não me lembro o nome, Ubiratan o comprimentou com um aperto de mão, e foi na percepção da leveza do aperto de mão daquele fortão que ele percebeu que fora do ringue o boxeador era outra pessoa. Ele comentou que praticamente nem sentiu a mão ser apertada. E assim pôde construir um perfil diferenciado do lutador, que não era o fortão insensível que se imaginava. Importante a percepção dos detalhes, não é?

Isadora S Bruzzi
Enviado por Isadora S Bruzzi em 11/01/2011
Código do texto: T2723267