Nasce Safia.
A menina nasceu em um bairro da periferia de uma das cidades do ABC em um hospital público. Era um bebê lindo, cabeludo, grande e fofinho. Olhos negros muito expressivos e brilhantes. Ao contrário de seu irmão, não deu trabalho para nascer à sua mãe. Após as primeiras contrações, Ada se sentiu autorizada a tomar um táxi. Em vez de fazer força para que sua filha nascesse o mais rápido possível, pedia a Deus para que conseguisse ao menos chegar até o pronto-socorro. Preces atendidas, após cinco minutos em uma maca, a criança nasceu berrando forte e com cara de esfomeada. Apesar da força de seus pulmões, era encantadora. Não tinha carinha de joelho característica à maioria dos bebês. Sua pele era lisinha, firme e corada. Tratou logo de abrir seus imensos olhos e de olhar fixamente para aqueles que se aproximavam na intenção de lhe fazer um gracejo, dar-lhe beijinhos, ou botá-la para dormir. Nem a rotina caótica do hospital e os outros 20 bebês que se encontravam no berçário, impediram sua popularidade. Mesmo as enfermeiras que não eram responsáveis pelas crianças, faziam questão de visitá-la em seu berço. Um médico compadecido dela e de sua mãe, que não tivera tempo de preparar a mala que levaria ao hospital, trouxe algumas sacolas cheias de roupinhas e acessórios. Ada, agradecida e envergonhada, ficou surpresa com a quantidade de presentes:
- O Dr. comprou tudo isso para minha filha?
- Sinceramente? Não. Mas gostaria que ela ficasse com tudo. Era da minha filha. Ela e a mãe morreram recentemente em um acidente de carro.
- Sinto muito, agradeço, mas não devo.
- Mãe Ada, a senhora não trouxe nenhuma roupa para o hospital. Pelo o que pude notar, a Senhora é uma mulher sozinha, além disso, está de resguardo, como vestirá sua filha?
- Sim, é verdade. Não tenho quem traga nada para mim. Minha mãe mora em outro Estado e o pai dela morreu recentemente em uma rebelião no presídio. Obrigada por tudo.
- Só uma pergunta: a menina já tem nome?
- Eu e o pai pensamos chamá-la de Lídia.
- Lídia? É bonito, mas não combina com ela. Antes da minha filha nascer, fiz uma grande pesquisa sobre nomes. Lídia significa “Recatada”, creio que com toda essa popularidade ela não será. Minha filha iria se chamar Sofia, quer dizer “Sabedoria”, mas também não acho adequado. O que pensa de Safia?
- Safia? Não é comum, mas é bonito. Qual é o significado?
- Safia vem do árabe e significa “A escolhida”. Dentre tantas mães necessitadas e crianças nascidas nesse hospital desde a morte da minha filha, foi ela quem me chamou atenção e, pelo visto, eu não sou o único. Estão todos encantados.
E assim, Safia foi nomeada. E em sua certidão de nascimento consta:
Safia dos Santos Figueiredo, filha de Ada dos Santos Figueiredo, manicure, e de Raimundo Dias Figueiredo, médico obstreta.