'' CIDA 3 ''

Mulheres são romanticas.

Homens são guerreiros.

Mulheres sonham.

Homens gostam de futebol, cerveja e sofa'.

Mulheres amam os homens. Homens amam tanta coisa!!!

Mulheres não são amigas de mulheres, uma mulher so' e' amiga dela mesma. Mulheres sabem o porque.

Homens, cachorros sarnentos danados, são amigos de homens, cumplices nas suas sem-vergonhices, homem dificilmente trai outro amigo homem no assunto '' traição'', a não ser que esteja interessado na mulher do amigo...cachorrada!!!

Mulher se sabe que uma amiga esta' traindo o namorado, noivo, marido, companheiro, fica meia sem graça, sem jeito, se afasta um pouco, mulheres são moralistas, no que fazem muito bem, afinal são elas o esteio da familia, da sociedade e como adoram fofocar , quando sabem que uma mulher esta' na fase de

'' expansão '' não aguentam, contam logo para outra mulher e o telefone sem fio corre rapido e rasteiro ainda mais se tem interesse no '' homem '' da outra...uma loucura!!!...mulheres, mulheres!!!!

Homens, homens !!!!

Maria Aparecida, Cida, apaixonada pelo Jose' Nilton, o Niltinho da dona Zuma,...nunca houve no mundo outro Niltinho e nem havera'...filho unico, mimado, lindo e maravilhoso e foi gostar logo da Cida...que dona Zuma detestava a mãe dela, dona Alba...

Que que tem a mãe da Cida a ver com a Cida, mãe?, que culpa a Cida tem que a senhora não gosta da mãe dela...que implicante!!!

E durante seis anos a vida de Cida foi um inferno, ainda mais que Niltinho agora passava dias, noites, semanas, meses, sem trabalhar, ja`fazia um ano e meio que o danado não mais trabalhava, desde o dia que tinha quebrado o dedo mindinho na prensa onde trabalhava, ficou no seguro, quando voltou foi mandado embora, ficou no seguro desemprego, recebeu tudo que tinha direito e gastou mais ainda que não tinha, moravam nos fundos da sogra agora e com dois filhos pequenos Cida e' que se virava, que dona Zuma em nada ajudava, so' se fosse para os netos, ainda assim mesmo olha la'...e continuava achando que Cida era culpada por Niltinho ter se transformando em um jogador de sinuca do bar do Ze' da esquina..antro da perdição!!!

E Cida foi trabalhar em uma firma que fazia limpeza. Foi enviada para limpar um grande Shopping Center, coisa louca, de rico mesmo, era Dezembro, um movimento, uma sujeira que faziam, e ela e uma equipe por la', meio invisiveis limpando tudo e Cida tinha sido escalada para um dos banheiros femininos...limpeza de primeira!!!

E Cida na sua hora livre para lanche ia ate' a praça central, ia com Adelina, outra encarregada de outro banheiro.Adelina era mais velha, tinha dois filhos, eram casados e ela seria avo' ainda antes do Natal, e Cida ficava deslumbrada com aquela arvore enorme toda linda e iluminada, cheia de caixas de presentes, que coisa linda e ela pensando nos seus dois filhos e no seus treis comodos, cozinha, quarto e sala, o banheiro la' fora...no verão tudo quente, no inverno um gelo...e Cida viu o Papai Noel, sentiu uma vontade enorme de ir la' falar com ele, nunca em sua vida tinha falado com o Papai Noel..e Adelina quando soube dizia:-

Vamos? eu tambem quero pedir algo `a ele...fazemos o seguinte, amanhã vamos vir com outras roupas, bem arrumadas e vamos la' falar com ele..topa?...Cida Topou. De noite ate` sonhou que pedia coisas para os filhos....que sonho!!!

E num e` que as duas dandas estavam bem arrumadinhas?

Adelina deu um jeito no cabelo de Cida, fez uma maquiagem rapida nelas duas e foram toda sirigaitas la` falar com o bom velhinho...e Cida dizendo...ai Adelina, vai voce primeiro, tenho vergonha...morro!!! e Adelina, sem vergonha nenhuma foi se enfiando na fila e chegando sua vez, danada, sentou no colo, abraçou, enlaçou o pescoso do bom velhinho e foi falando coisas nas orelhas dele, ele apenas balançava a cabeça e no final riu gostoso...ela deu um beijo no rosto dele, riu e saiu...

Cida estendeu a mão, ele pegou, ela sentiu um arrepio de frio e depois um calor subindo pelo seu corpo...olhou nos olhos dele e viu dois olhos azuis da cor do ceu, Cida começou a tremer e sentiu que iria chorar, ele puxou sua mão, ela foi, ele a enlaçou pela cintura e colocou no seu colo, ela o abraçou e encostou sua cabeça nos ombros dele e soluçava agora, ele passava sua mão nas costas dela, afagando e dizia baixinho:-

Isto, isto mesmo, chora, chora bastante, desabafa, deixe aqui suas magoas, mas va` se acalmando, se acalme, isto, isto...pegue aqui, tome...este lenço estava te esperando, fique com ele...ela pegou e viu que no lenço branco tinha a inical bordada em azul....C....olhou nos olhos azuis dele e viu amor, bondade, serenidade e se sentiu confortada sentada ali, na coxa grossa dele, o setim da fantasia era suave, ela passava a mão nos cabelos, na barba, era macia, e sua voz era doce, suave, e ela foi falando devagar e baixo e ele ouvindo, ouvindo e ela ouviu barulho de sinos tocando...era Mamae Noel, delicadamente dizendo que tinha mais gente na fila e Mamae Noel tinha um olhar de ciumes...Cida deu-lhe um beijo no rosto, levantou e saiu, estava leve....incrivel!!!

Adelina segurou seu braço e as duas riam e se afastavam e Adelina contanto tudo que tinha dito ao Papai Noel, Cida não teve coragem de contar, inventou e foram cada uma para seu banheiro.

Era a vespera de Natal, Cida iria trabalhar ate' as deis. Iria chegar em casa bem depois das onze. Chegou, chovia muito, entrou pelo corredor escuro, tudo apagado...que coisa, pensava, dona Zuma e' terivel, nem para deixar a luz do corredor acesa e Niltinho por onde andara'? entrou na casa, tudo escuro, acendeu luzes , os filhos dormindo no sofa`, televisão desligada e ja' era quase meia noite...tadinhos, levou para a cama, foi tomar um banho e ouviu Niltinho chegando, bebado e gritando e no banheiro foi entrando e dando porradas, Cida nem teve tempo de reagir, apanhou sem saber o porque apanhava e ficou caida no chão do banheiro e ouviu cachorros latindo e porta batendo e crianças chorando...as criancas!!!

Correu, eles tinham acordado, choravam, ela sangrava pela boca e nariz, se limpou como pode, se trocou, enrolou cobertores nas criancas, pegou o menor no colo e puxando pela mão o maior foi saindo de casa, sem rumo, tinha medo...Niltinho com certeza iria voltar, lembrou e caminhou varios quarteiros ate' a casa de sua mãe e foi quando viu um carro vindo pela rua deserta, se encostou mais ainda nos muros, chovia, ela andava apressada e o carro veio parando, ela com medo se encolheu e agarrou as crianças....o carro parou...

Cida hoje ja' esta' nos seus cincoenta. Seus filhos casados ja' lhe deram netos e hoje e' dia de levar os netos ao Shopping Center caro e rico que fica perto, pertinho de onde ela mora...e' uma tradição que Cida faz com gosto...levar os netos para ver o Vovo Papai Noel, assim como ela fez com seus filhos desde aquela noite tragica que apanhou pela ultima vez de Niltinho e desde que dele se divorciou nunca mais o viu...ele mesmo se deu um fim, sumiu nos esgotos da vida desregrada do vicio do fumo e da bebida.

E Papai Noel atendeu aquele pedido de socorro, de ajuda, de uma mulher, de uma mãe, sonhadora mulher....Papai Noel ouviu, mas antes de ter ouvido ele ja' tinha visto aquela mulher rondando pelo corredores do shopping..e quando viu ela e a amiga vindo em sua direção seu coração disparou e ele sabia e soube...era ela que ele queria e não a namorada que lhe servia de Mamae Noel....escutou tudo, descobriu seu endereço, conversou com Adelina que tinha voltado para dizer que a netinha tinha nascido e que ele tocasse na caixa de presente que ela tinha comprado, ele tocou...a magia do natal, ahhhh!!! a magia!!! e Adelina contou mais coisas ainda e ele resolveu...vou tira-la de la'...e tirou mesmo.

Vinha vindo trazer os presentes que ela havia pedido 'a ele, Papai Noel, vinha fantasiado e quando ela o viu se abriu, se acalmou, chorava e ele a colocou no carro junto com os meninos, levou para a casa da mãe dela e depois de deixar os meninos por la' a levou ao pronto socorro, fantasiado mesmo e no final, depois de tudo, de boletins de ocorrencias feito, o beijo que ele ganhou, na boca foi o melhor presente de Natal que ele em sua vida toda tinha recebido...

Março, dia 6 do ano seguinte foi o dia do casamento.

E nove meses depois nasceu Mariana e depois dela foi a vez de Tulio e depois Juliana....que familia!!!!

E todo ano o Natal e' comemorado com muita luz, muita paz, alegria...afinal não e' todo dia que nasce gente '' iluminada'' neste mundo...alias, foi uma vez so' mas que valeu por muitas, e tomara que todo dia nascesse mais e mais gente assim....'' iluminadas''...

Que bom seria não? Cristiano , o Vovo Papai Noel, foi um destes iluminados, veio ao mundo para dar luz e alegria a muitos..que bom!!! ahhhhh!!!......em tempo:-

Cida tem ate` hoje guardado o lenço branco, que agora esta bem amarelado, com a inicial '' C '' bordada em azul, agora azul desbotado...era dele, Cristiano, o lenço....danado!!! tinha sido um presente da namorada Mamae Noel....safado!!

E dizem, quem não sei, dizem , que nunca se deve dar lenços de presente para quem amamos...dizem que afasta, que brigamos com quem damos lenços...sera' verdade?...sei não, sei não..

********************

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 12/12/2010
Código do texto: T2667469