'' DONA CIDA ''

Dona Cida to co as ``emorroidas qui qui tomo pra mor de sara`?

'' erva di bicho meu fio cura isto di prontu, cato ja` pro ce qui no mato...prontu, leva istu i mi diga si num e` tiru i queda...""...., era sim, e assim era com tudo.

Sarna?...sabão de cinza com enxofre....dor de dente braba?..folha da batata doce feito cha' e bastante bochecho...dor dos ouvidos? `oleo quente....dor de barriga? cha' do broto da goiabeira....mulher, homem, muito quente nas '' partes baixas'', pegando fogo por la'?..cha' do broto do eucalipto...''resorve'' memo, dizia dona Cida, a benzedeira curandeira do bairro pobre da periferia, negra gorda e bonachona, mãe de oito filhos vivos e muitos mortos, os vivos espalhados pelo mundo, os mortos junto com Deus, dizia ela na sua calma e bondade...

Assim era dona Cida, que na verdade se chamava e atendia pelo nome tambem de ACIDALIA, e um dia uma madame da cidade, que veio de carro com motorista e tudo se benzer e tirar os maus olhados e ao ouvir o nome de dona Cida foi-lhe dizendo:-

Acidalia ?.....sabia que este nome e` grego e significa....aquela que cuida de todos?

Dona Cida, a Acidalia, não sabia, ela nem sabia ler e escrever quanto mais o que era grego, romano..ve la' coitada!!! ela apenas sorriu e agradeçeu...de uma coisa dona Cida sabia...era verdade mesmo, cuidava de todos...

Dona Cida / Acidalia....negra boa, benzedeira de primeira....se era, era sim!!!!

*************************

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 12/12/2010
Código do texto: T2667018