Tonho Seguro
Quando se fala em economizar Tonho Seguro é sempre lembrado, conhecido como sinônimo de economia, muquirana, unha de fome, etc., e tanto é verdade que o sujeito usa o vaso sanitário do trabalho duas vezes por dia para não gastar a água de casa. O indigitado tem algumas artimanhas, quando viaja a trabalho, por exemplo: leva 10 litros de água de casa para não comprar água mineral, compra um cacho de bananas e cinco sacos de bolachas ‘’mata-fome’’ para se alimentar, as roupas da viagem de 15 dias resumem-se a uma calça jeans e várias camisetas de propaganda, tem até uma da eleição de Jânio Quadros e outra da copa de 1950, leva o celular da filha para se comunicar com a família, no retorno não renova os créditos alegando que a menina exagerou nas ligações. Ele também é capaz de trocar de roupa durante a viagem de retorno vestindo uma camisa rasgada, despenteando o cabelo e ficando descalço para impressionar o vendedor e comprar mais barato na margem da estrada.
Quem o conhece mais a fundo diz que é de família a sovinice, pois quando mais jovem Tonho Seguro viajava no carro dirigido por seu pai na companhia de sua mãe e irmã, e eis que de repente o carro derrapa e capota na estrada, todos ainda dentro do carro de pernas para o ar, o pai de Tonho muito preocupado grita:
- A carteira... Tonho veja se a sua carteira não caiu!
Nosso amigo é formado em matemática, economia e pós graduado em engenharia de produção com ênfase na racionalização dos custos (pão-durice), tem uma visão estratégica e premeditada do não gastar, quando raramente sai pra almoçar com os colegas ele rapidamente calcula quanto cada um comeu, e principalmente quanto cada um tem que pagar. Nunca um garçom conseguiu a proeza de cobrar os 10% de gorjeta do Tonho!
Chegando aos quarenta anos resolveu cuidar da saúde e fazer exercícios, pagar academia nem por sonho, Tonho Seguro descobriu que correr faz bem e é de graça, melhor ainda, ele se inscreve nas corridas e maratonas, pois calculou que o custo da inscrição é menor que o valor da camiseta e da merenda que ganha nas competições, aliás, ele apenas participa das corridas, porque na verdade não se esforça para ganhar economizando o solado do tênis, que é o mesmo dos tempos do ginásio, um pouco apertado é verdade, ele calça 42 e o tênis é 39, mas quase novinho como ele mesmo diz.
Adepto da informática o sovina tem uma planilha eletrônica no seu computador e faz todos os lançamentos diários de despesas e receitas, dele da sua mulher e da filha. Todos os cálculos são feitos com precisão de cinco dígitos, no final da tarde fica muito feliz se consegue economizar R$ 0,00001.
É patente a visão econômica do sujeito, quando um amigo dele casou com uma jovem que apesar de boa pessoa e de família abastada tinha sérios problemas mentais, alguns afirmavam que ela era maluca mesmo, o Tonho Seguro deu de presente ao amigo um rolo grande de fita adesiva e recomendou sigilosamente:
- Tome amigão, que esse casamento vai ser ela rasgando dinheiro e você colando!