Sobre Arabela - Amor Próprio

Arabela não é uma menina feia. Simplesmente não é porque não acredita que nenhuma menina seja feia. Ela mentiu. Sim, existem meninas feias que não possuem amor-próprio. Meninas que ainda não se encontraram. Mas elas só são feias até se descobrirem e notarem que todos os defeitos que a sociedade jogava contra elas eram como tomates: depois de um banho, ninguém sabe que você recebeu um na testa.

Arabela certa vez conheceu um rapaz. Ambos se encantaram na primeira troca de olhares. Quase instantâneo. Partilharam seus dias e experiências por mais de um ano até que um menino feio substituísse o lindo garoto pelo qual se apaixonou.

Sentindo-se só, Bela fechou-se em seu mundo. Em seu interior, vozes nunca pararam de se comunicar. Era quase como se ela ouvisse os pensamentos de outras pessoas, embora essas vozes vinham sempre da sua cabeça.

Confinada com elas, Bela pegou uma caneta. Sua angústia se mesclava a pedaços de amor banhados em tristeza com uma pitada de raiva. A pena deslizava bravamente marcando o papel e decidindo seu caminho.

Bela desmaiou de cansaço e, ao acordar no dia seguinte, percebeu onde sua tristeza a havia levado. Durante a noite, ainda em transe, ela havia assinado um contrato. Era um contrato de amor-próprio.

Arabela jurou que jamais abandonaria a si mesmo em prol de quem quer que fosse. Prometeu que seria uma pessoa mais forte e decidida em quem as outras se espelhariam. Prometeu que semearia o bem para que ele pudesse ser usado por todos. Em troca de suas angústias e tristezas, Arabela iria ajudar a quem quer que fosse necessário com seus talentos. Esse foi o pacto.

Bela tornou-se, então, uma linda menina porque meninas feias não existem...