Coisas do interior caipira IV (miniconto)
As olarias são muitas naquela região da cidade. A argila abundante rende milhares de tijolos para cada olaria.
José conhecido como Zeca perdeu a conta dos tijolos que fabricou para o seu patrão. Mal remunerado vive devendo para a venda do seu Lau. Seu patrão um conhecido mão de vaca não confia em ninguém. Sempre antenado no trabalho do Zeca o espreita por buracos nas paredes para ver como ele está trabalhando.
_Seu Pedro, a lenha já tá nos finarmente. O sinhô precisa incomendá mais um caminhão.
Pedro por não confiar em nada e em ninguém procura esconder o dinheiro num saco de estopa embaixo da sua cama.
A lenha chega e como não coube no depósito, o sovina pede para o carregador colocar uma parte no seu quarto.
A semana e a lenha queimaram rápido. O dono da olaria sente um piripaque e precisa ser internado. Deixa a chave do seu quarto para o empregado e recomenda:
“Só entre para pegar a lenha; quando ela acabar e, olha não vá por a mão em nada diferente! Pegue só a lenha!”
Alguns dias depois volta do hospital e a fumaça na chaminé o deixa feliz. Mostra que a olaria vai de vento em popa!
Entra no seu quarto e uma surpresa! A lenha toda foi queimada.
“Zecaaaaaaaaaaa. Zecaaaaaaaaaa. Venha aqui logo!”
“Quiqui foi patrão?”
“Você queimou tudo que deixei aqui?”
“Tudo patrão. Mas, o saco de istopa queimou ligeirinho! Madera verde das pio, i nun é que feiz uma fumaceira malcherosa!?”