<< GIOCONDA >>

              
Perilo?, se voce perguntasse na cidade inteira ninguem saberia quem era, talvez nem ele mesmo, mas se voce perguntasse pelo filho do palhaco Piolim, o Nico?...ahhhh!! pronto, todo mundo conhecia e ele, Perilo  te atenderia na hora.

                 E o palhaco Piolim , coitado, talvez nem ele mesmo se lembrasse mais do seu nome de batismo, Giancarlo, logo aos 12 o pai ja' o colocando no picadeiro do circo pobre e de periferia ,  Circo Guaratuja', e ensinando o Piolim a rimar o nome do circo...'' quem vem ao circo Guaratuja' ta' com vontade de...de...

                  ...e era para o Piolim dizer...se divertir, gargalhar..

                  ...mas nao...Piolim ficava dizendo, com uma cara e um ar inocente e interrogativo :-....pra?...pra?...caga'?

                  ...e o velho palhaco Lusco Fusco se desesperando,chorando apertava uma pequena bola de borracha no bolso da calca e lagrimas ''saltavam'' por todos os lugares..orelhas e tudo quanto era lugar na cara, dependendo qual das bolas e em qual bolso elas estavam...e continuava perguntando por mais duas vezes

                  ...e Piolim na duvida....pra?..pra?...mija'?...e so' na terceira acertava e a banda entao tocava e Lusco Fusco pulava, ria e joga balas para a plateia, virava um caos...criancada de periferia , coitadas, pobres e desdentadas...fazer o que ne'? riam...

                  E o tempo passou, Lusco Fusco faleceu, Piolim herdou o circo, casou com a moca dos cachorros vira-latas ensinados, e nasceu Perilo e mais irmaos, todos cresceram no circo e por la' trabalhavam, ajudavam, mas Perilo nao quis, gostava mas nao queria este tipo de vida, morar em um onibus velho, mudar varias vezes no mes de um bairro para outro ou mesmo cidades visinhas ou ate' longe, e decidiu...

                  Piolim tinha herdado uma casa antiga numa esquina movimentada do bairro denominado Bairro do Cafe',e na frente da casa haviam duas pequenas lojas, uma delas estava se fechando e Perilo ali montou uma quitanda e mercearia...abriu uma porta nos fundos que dava acesso 'a casa e ali foi morar...Perilo tinha 25, era um moco bonito, magro, serio, apesar de ser filho do palhaco nao gostava muito de falar, muito menos palhacadas, como ele mesmo dizia, apenas dava um sorriso de canto de boca...

                   Gioconda 17. Era filha do dono da padaria quase em frente da quitanda de Perilo.Os pais eram italianos.Moravam no sobrade em cima da padaria.
 
                    Familia tradicional.Rica.Tinham carro, casas espalhadas pelo bairro e ate' em outros bairros da cidade, e Gioconda e as irmas estudavam em colegios catolicos caros

                   Tinha um rosto bonito, a pele alva, branca mesmo, os cabelos pretos e tinha um grande complexo, era alta e gorda, mas era vaidosa, se arrumava bem, tinha uma irma de 19 e outra de 15, e tinha tido ja' pequenos namoros, gostava mas nunca esteve apaixonada...ate' ver Perilo.

                     E Perilo tambem a viu. Gostou. Ela veio comprar alguma coisa na quitanda, ficaram conversando e marcaram, 'a noite ela iria 'a igreja, era o final do  mes de Abril, estavam preparando a igreja para o mes de Maio, mes de Maria, e durante este mes Gioconda estaria toda noite e nos finais de semanas participando das festividades que se encerraria no ultimo dia do mes com a coroacao de Maria, ela ajudava na catequese e nas festividades e 'a noite Perilo foi 'a igreja, assistiu a cerimonia e esperou por ela fora da igreja, ela  saiu, o viu e veio em sua direcao, se deram as maos, foram embora conversando, ele a deixou na porta de casa....foi para casa, contando estrelas, ela viajando na cauda de uma cometa...felizes!!!

                      Uma semana e o pai dela descobriu. Gritou. Falou. Proibiu.

                      Filha minha nao casa com filho de palhaco nenhum. Nao criei filha para jogar fora para palhacos e fihos levarem assim sem mais nem menos...e deu ordens expressas:- so' sairia de casa acompanhada pela mae irma~ ou ele mesmo, igreja? se nao tiver quem va' junto nao vai....ia, e a mae e sempre quem acompanhava faziam vistas grossas....Gia e Nico namorava, faziam planos....esperavam, ela iria completar 18 em fevereiro e iam levando e preparando os planos.

                       E 18 em fevereiro Gioconda fez. Dia seguinte, dia normal, noite anormal.Foi se deitar cedo. Levantou de madrugada. Pulou a janela do quarto, pulou o muro...sumiu!!!

                        Foram chamar para a escola. Nao estava no quarto, janelas abertas, viram caixotes de bebidas servindo de escada na janela e no muro...saiu pelo portao do visinho...

                         O pai deu parte na policia. Procuraram  em todos os lugares possiveis, a quitanda fechada e Perilo nao estava em casa, foram aos circo, ninguem sabia de nada...uma semana, duas...um mes....capaz!!! sumiram mesmo...

                        Eu era menino, tinha meus 10 anos, os conhecia e conhecia a estoria toda, quem no bairro nao ficou sabendo? e minha avo' materna morava em um bairro do outro lado da cidade, fui passar o fim de semana por la'...no domingo logo cedo fui com minha avo' 'a feira do bairro em que ela morava, e de repente vi...Gioconda e Perilo comprando por ali...fiquei parado olhando e eles me viram, vieram ate'a mim, me deram um pessego, Gioconda me perguntou se eu sabia que ela tinha se casado...eu apenas balancei a cabeca e minha avo' veio ver do que se tratava e eles mesmo contaram 'a ela...ela ja' sabia, minha tinha fofocado com ela quando eles fugiram...

                        Estavam morando por ali perto de minha avo', Perilo tinha fechado a quitanda e dizia para os pais que iria para Sao Paulo tentar a vida por la' e durante os meses que antecederam os 18 anos de Gioconda tinha comprado a pequena casa neste novo bairro, mobiliado e naquela noite ficou esperando na esquina, quando ela veio andaram rapidos ate' um ponto de onibus bem longe, apanharam o primeiro que passou na madrugada , desceram em varios pontos, tomaram outros ate' que no centro da cidade tomaram um taxi e foram para ate' perto da casa, desceram e andaram duas quadras e la' ficaram...quase nao saiam...pra que? imagino agora a felicidade deles....

                         E Gioconda autorizou minha avo' a dizer 'a mae dela onde ela estava, escreveu o endereco em um pedaco de papel e mandou para a mae...minha avo' no domingo 'a tarde foi junto comigo e minha mae ate' la...conversou com a mae dela, eu via que choravam, gritavam e fomos embora...a familia foi para la', o pai nao...nao perdoava!!!

                         E um ano se passou, Gioconda deu 'a luz a uma menina, e o pai ainda intransigente, a quitanda ainda fechada, Perilo trabalhando em outros lugares, mais um ano e um menino nasceu...o pai foi visitar e depois de dois meses a quitanda se abriu, Gioconda e Perilo e os filhos vieram morar na casa da esquina....e viveram felizes para sempre.....

                         E os comentarios comendo solto...nao seria muito mais facil, menos traumas, menos prejuizos se o pai nao fosse tao '''turrao'', tao insensivel ao amor?......se seria!!!

                         Quando Piolim morreu, venderam o circo, a mae morava com uma filha, os outros filhos casados, trabalhando em outras profissoes e a quitanda cresceu, virou um mini mercadinho, depois um mercado e hoje e' uma rede de supermercados famosos....a familia que Perilo e Gioconda comecou ficou muito mais rica do que o pai dela era...pode?

                         Pode sim, assim e' a vida...um circo!!!

                                ******************************************* 


WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 22/09/2010
Código do texto: T2514390