Hotel ou Motel?
Nota: Fato real, parte do cômico cotidiano de nossas vidas.
..........
Sempre fui uma criança muito curiosa, tinha uma inteligência acima da média, mas não era nenhum superdotado, apenas sedento demais por conhecer o mundo a minha volta. Enquanto as outras crianças perguntavam "O que é" eu já estava no "Por que", e quando elas chegavam no "Por que" eu já estava no "Não seria melhor assim".
Neste momentos de curiosidade, aos quatro ou cinco anos de idade, estava eu com minha mãe indo para a casa de um parente dentro de um ônibus circular extremamente lotado. Ela me pôs sentado no banco do corredor, enquanto permaneceu de pé ao meu lado. Eu gostava de andar pelas ruas, especialmente de ônibus ou carro, pois estava aprendendo a ler e costumava ler todos os outdoors que via pelo caminho, e obviamente bombardeava minha mãe com perguntas sobre o significado daquilo que eu estava lendo.
Tão logo percebi que estava adiantado em relação as outras crianças, meu ego infantil falava mais alto. Nesta viagem de ônibus, vi alguns letreiros de luz neon que me chamaram a atenção e resolvi perguntar sobre aquilo para minha sábia mãe, que a tudo sabia. No entanto, fiz questão de perguntar bem alto, para que todos soubesse que o pequenino ali naquele banco de ônibus lotado era esperto o suficiente para fazer perguntas que outras crianças da mesma idade seriam incapazes:
- Mãe! Mãe! Qual a diferença entre motel e hotel? - Perguntei triunfante, de fato, eu não tinha a menor idéia da diferença, aliás, nunca tinha notado que havia dois tipos.
Minha intenção em chamar a atenção daquelas pessoas parecia ter dado certo, pois por alguma razão todos olharam atônitos para mim, mas segundos depois direcionaram seus olhares para minha mãe. Pareciam que estavam esperando pela resposta mais ansiosamente do que eu! Talvez esperassem algo do tipo "Fica quieto moleque!" ou "Não é nada, fica quieto aí!". Mas minha mãe era muito sábia, e não me deixaria sem resposta, pois sabia que eu insistiria. Ela pensou por um instante, e calmamente respondeu-me, sob os olhares curiosos dos outros passageiros:
- Em um motel vão apenas casais, e em um hotel vão famílias.
Processei a resposta por alguns segundos em minha cabecinha e me satisfiz com a resposta, voltei a admirar os neons "Motel" e outros "Hotel", pensando: "Mas que coisa estranha! Um casal não pode ir no hotel? Só depois que tiver filhos? Por que a família não pode ir para o motel? Será que não tem cama? Mas isso resolve com um colchãozinho no chão! Já sei, já que ninguém teve essa idéia, farei um Motel-Hotel, assim todo mundo pode ir e vou ganhar muito dinheiro. Por que ninguém teve essa idéia antes? Espero que ninguém tenha até eu crescer". Assim, após alguns anos, depois que entendi o que minha mãe quis dizer com casais e famílias, percebi que meus planos para o ramo "hoteleiro-moteleiro" não dariam muito certo.