A PRIMEIRA CALÇA COMPRIDA DE BERTIM

Seu Antônio teve 14 filhos: onze mulheres e três homens nascidos de um só matrimônio. Bertim era o caçula dos homens.

O pai orgulhoso,vaticinou: “Meu filho vai ser bancário”.

O pequeno príncipe cresceu, cresceu abaixo da média para sua idade. Tinha onze janeiros quando vestiu sua primeira calça comprida e já morava em Picos. Era o ano de mil novecentos e sessenta e seis.

As irmãs mais velhas, que não eram poucas, pelo menos meia dúzia delas zombavam: "lá vem o mosquito de calça comprida... lá vem o mosquito de calça comprida... agora está pronto pra ser o marido. Zorão, zorão, zorão zorão...” e dava música e dava raiva e dava briga...

Naquele dia, o menino dormiu entronado em sua gabardina verde e nunca mais fez xixi nas calças.

COMENTÁRIOS:

Dalva da Trindade S Oliveira (Recanto das Letras)

Muito bom ler o que você escreve, caro Adalberto. Leve, bem humorado e bem retratado um cotidiano que já vi na minha infância. Aplausos nunca são demais pra você. Para o texto: A PRIMEIRA CALÇA COMPRIDA ...

ADALBERTO: ADOREI O SEU MINI CONTO, ME FEZ LEMBRAR A INFANCIA DO MEU IRMÃO, QUE TAMBÉM SOFREU NAS NOSSAS MÃOS, 5 IRMÃS.MUITO BOM ABS.

SANDRA.(verdades e mentiras • Uruguai • 7/9/2010 20:59 Portal Literal)

Adalberto: a primeira calça comprida nenhum menino esquece, é como o primeiro beijo roubado no pátio da escola... Solange Gomes (Portal Literal)!