"" FIQUEI SURPRESO...so isto, surpreso ""

           
Corria o ano de oitenta e treis, eu nos meus quarenta, ''comessando'' a viver, que a vida ''comessa'' aos quarenta...e e' verdade, pelo menos para mim, assim foi, tanto e' que parei de fazer aniversarios, estou parado nos quarenta...e' muito bom, e' bom demais, mas nao foi nada bom  ''  UMA '' das coisas que me aconteceu naquele ano...

             Eu por profissao era Auditor de grandes empresas e contador de pequenas e medias, trabalhava bastante, ganhava bem, tinha o que eu gostaria, nao tinha tudo que queria...quem tem? teria ou tera'? nem todos ou ninguem? e muitos anos antes um medio empresario me procurou e comecei a fazer a contabilidade das empresa...isto ja' durava mais de deis anos e neste tempo todo acabamos ficando amigos, eramos da mesma idade, gostos iguais, pescarias, umas saidas para tomarmos umas e outras saideiras com algumas assanhadas e fogueteiras de plantao...homens...a carne e' fraca...sei sei...sem-vergonhas mesmo...mas..mas..quem nao faz?

             Era o mes de Julho, dia 5 ainda me lembro, era aniversario do meu amigo empresario, eu no meu escritorio trabalhando que nem louco, fim de tarde, quase seis, ele entrando, meus funcionarios o cumprimentado pelo niver, estava completando quarenta tambem, ele agradecendo , o pessoal todo se foi, eu fechando tudo por la e ele dizendo que queria falar comigo, fechei tudo, ficamos no meu escritorio e eu ja' o convidando para uma seva gelada logo mais em comemoracao ao seu niver..aceitou rindo, dei-lhe os parabens..e dai? vamos la' pode falar..sou todo ouvidos, e me refestelei na cadeira....

             Ele abriu um envelope grande, vi que tirou algumas fotos e colocou na mesa..me estendeu uma...vi e assobiei, ...fiu fiu..quem e' ela? perguntei...ele nao respondeu e me foi passando mais e mais...era a mesma mulher, linda, as fotos em preto e branco, se via que eram produzidas em estudio..ela nua, mas nada deixava aparecer...contornos, e tinha um daqueles trecos todo peludo, comprido...nem me lembro o nome daquilo,  nunca..boa's? sei la'...e ela se mostrava de lado, de frente tapando tudo com este treco...treco chato, brinquei...enfim, lindissima modelo..e ele me estendeu umas em cores...meu deus!! mais linda ainda...parecia  uma artista de cinema, tv..linda mesmo e uma ultima foto

              Ela, ainda nua na frente, ele, atras, nu tambem, se via..com uma das maos e braco tapando os seios dela e a outra a '' coisa'' linda la' embaixo...estavam nus..mas nada mostravam..so' insinuavam...eram fotos lindas mesmo e eu olhando para a cara dele quando via agora esta dos dois juntos... 

              Olhei bem nos olhos dele...quem e'?

              Marisa

              Sim tudo bem...ja' me disse o nome Marisa...mas quem e' na sua vida? 

               Estou indo embora de casa, hoje mesmo saio e vou morar com ela, vou pedir o divorcio, ...vamos morar em Sao Paulo....ja' tenho um apartamento pronto por la'...eu e ela compramos, mobiliamos e ja' temos ficado por la' varios dias e fins de semanas...vim te comunicar, voce 'e o primeiro a saber...depois que tomarmos nossa cerveja, vou para casa , vou comunicar 'a esposa e me vou...

               Levantei...abri a janela, liguei ventiladores , precisava de ar, respirar....aquilo me sufocou..eu era amigos dos dois, marido e mulher, minha familia, minha esposa tambem, e pior...eramos padrinhos de batismo da filhinha cacula deles...uaua!!! minha cabeca girava...e sentei de novo, ele esperando..quando viu que poderiamos conversar de novo...me estendeu mais uma foto, uma so' ...e bastou... aquela foto falava tudo e tudo entendi, mas nada compreendi...

                 Marisa de novo...linda, sensual, um tesao mesmo..de frente, nua em pelo e se nao fosse pelo '' imensso'' bileu pendurado no meio das pernas, seria mesmo um tesao...eu nao sabia, como diria minha falecida e santa mamae, se chorava ou se eu ria...gargalhar eu queria...mas podia ...ou devia? nao nao devia...a situacao era seria, delicada ,como Marisa...alias, delicadissimaaaa!!!

              E eu , um burro homem burro de plantao, uma cavalgadura mesmo...nao aguentando fui dizendo :- e' por isto /, por esta coisa que voce esta deixando sua familia? ahhh nao!!!! vai te cata' rapaizzzz!!!!..ele se levantou, juntou suas fotos e ia saindo..corri, fechei, travei a porta nao deixei...pedi desculpas...ele sentou, eu sentei e me contou:-

             Sempre gostei de homem...casei, tive filhos, mas continuava gostando, um dia fui 'a Sao Paulo, um clube noturno de ''gays'' por la'...ia sempre, nunca ninguem soube, e haviam ''travestis'', transformistas, '' por la' fazendo shows no palco...nao me interessava por isto...mas quando Marisa entrou e dublou uma musica dos anos quarenta...um vestido preto, tomara que caia, luvas pretas longas. e imitava a Gilda de um filme antigo...na hora me apaixonei...amei aquela Gilda perfeita...e procurei depois do show e ai tudo comecou...dois anos estamos juntos...e por sorte, ou azar, ele morava por aqui...e bla bla bla...contando mais e eu?

              Pasmo. Parado. Sem falar nada, tambem, que poderia eu falar, fazer, a nao ser ouvir e pronto..que conselhos dar nesta situacao, em que ele, e a outra, a tal de Marisa, ou seria MarisO?? ja' tudo tinham resolvido, decidido?....fomos tomar nossa ceva!!

              Quem deixa de ser amigo, amigo nunca foi....

              Se alguem,  que voce ama ou gosta, vai embora, deixe ir e deixe livre para ir viver...se voltar era seu, se nao voltar, nunca foi...

              Eu nao deixei de ser amigo dele nunca, nem ele...mas convenhamos? foi criada uma nova situacao ao qual todos os envolvidos teriam que se adptar...a esposa dele, minha familia e eu, a familia da esposa dele, a familia dele, a filha dele...os amigos, os conhecidos, os funcionarios...bla bla.bla...quanta gente envolvida em uma so' pessoa nao??

               Ele foi embora. A esposa e a filha aqui ficaram.

               Ela se mudou para um outro bairro mais longe ainda de minha familia, ficava dificil se ver...telefonar tudo bem, mas notamos que ela nao respondia nossas ligacoes com muita frequencia...tinha toda razao!!!, eu nao era mais contador dele por que ele vendeu a empresa, montou outra diferente em Sao Paulo em sociedade com a nova '' esposa'' e a vida continuava...mas que era uma situacao chata, la' isto era..se era!!

               E recebemos o convite de aniversario da filha, nossa afilhada, fomos, ele veio, soZinho, trouxe o presente, ficou ate' a hora dos parabens 'a voce, e se foi...que triste!!! e  havia os a favor e os do contra da presenca dele por ali...ele era o pai da aniversariante, ela tinha mandado o convite, telefonado, a festa era dela...acabou!!

               E ele e Marisa, que na verdade se chamava Marcelo, viviam afastados do mundo antigo, tinham um mundo novo, e eu no comeco, mais ainda, sentia a falta do meu amigo de pescarias, fins de semana na chacara com as familias, amigos, churrascadas..e tudo isto tinha ficada um tanto quanto interrompidos por uns tempos...aos poucos foi voltando ao normal, mas ficava sempre aquela impressao que faltava algo, alguem, uma outra familia...e faltava mesmo!!!

                Eu sempre telefonava, conversava sobre tudo, pescarias, e tudo que gostavamos...mas nada se tocava em familia e disque-disques nem de amigos e nem de familia...eu nunca tocava neste assunto com ninguem e nem minha familia...era doloroso para nos..quem ama sente, e nos amavamos e sentiamos...e Marisa, no comeco era '' invocada'' com todo o passado dele, um dia ,eu iria passar uns dias em Sao Paulo, auditando uma grande empresa por la', telefonei e ele me encontrou e insistiu e fui ate' seu apartamento...bonito, bem decorado e Marisa me recebeu , primeiro bem, quando soube quem eu era falou na lata umas coisas que eu achei meio grossas e ja' respondi na lata tambem...

                  Foi o comeco de uma grande amizade..eu e Marisa...afinal , rapaizzzzz. ...ela vestida para viver era de morrer..era de lascar de linda...se nao fosse o se...se..aquilo..olha!!! meu amigo!!! mas tinha o se pendurado por la'...pra quem gosta, bom proveito..e' um prato de macarrao cheio de queijo...para quem nao gosta nada feito!!

                  E o tempo, senhor da razao, sempre tem razao, ainda mais que tempo nao para...nao anda...voa!! vai consertando feridas, remendando trapos, e a mente vai esquecendo, nao de tudo, que de tudo nao se esquece, mas aos poucos vai ficando la' atras na memoria, outras coisas, melhores e outras piores vao vindo e preenchendo a frente...e o passado vai ficando la'''atrassssss!!!,,,

                  Quando o pai do meu amigo ficou doente, cancer na bexiga, ele foi visitar e vendo a situacao tomou conta de tudo e Marisa um dia foi com ele e ficou por aqui ajudando e ele voltou a Sao Paulo tomar conta do negocio..ia e vinha constante e Marisa foi a familia dele conquistando...o pai faleceu, Marisa e ele tomaram conta de tudo...pagaram e nao deixaram para ninguem pagar...tudo, funeral e tudo o mais, ate' missa de setimo dia..e os remedios caros que tinham pago durante a doenca?

                   E a mae resolveu e aceitou o convite, foi morar em Sao Paulo, no comeco no mesmo apartamento, logo depois em um pegado alugado, e menos de um ano eles compraram um pequeno no mesmo predio e la' ela se instalou...nova vida para ela, teatros, cinemas, jantares..vida como ela gostava, novos amigos...

                   E meu amigo e sua esposa Marisa viveram juntos 27 anos...de amor, brigas, turras, mas viviam em paz...se amavam, nao pertubavam ninguem, pelo contrario...ajudavam e muito as familias...e a filha foi crescendo e chamando Marisa de ''tia'' e Marisa se orgulhando da sobrinha que tinha...uma vez a mae ficou doente e a garota teve que ficar meses com Marisa e o pai...e no final ate' a ex-esposa ficou amiga de Marisa..foi quando a filha adolescente, '' fugiu'' de casa e quando a mae descobriu onde ela estava e o pai junto tentando tira-la da situacao ela quis que Marisa fosse la' busca-la..Marisa foi, ajeitou as coisas..ex e a nova ficaram amigas ate' que a morte nos separe...vai dormir com um barulho deste!!!

                 Mas pensando bem...hoje, hoje...que naqueles dias em que havia muito mais pre-conceito ate' eu achava tudo errado...e hoje com a cabeca que temos, mais aberta, mesmo assim tem aqueles que ainda nao aceitam...conheco muita gente que nao aceitam..e' por que nao acontece na familias deles..o dia que acontecer hummmm!!!..aceitariam...mas nao seria muito mais facil para todos aceitarem numa boa e acabou?...sei que e' dificil aceitar...mas no final nao aceitaram?...diz o ditado antigo:-

                Deus perdoa os pecados da juventude ( e juventude aqui seria ate' os 30 dando uma boa folga)...mas nao perdoa os pecados da velhice..uau, ai sim que a porca torce o rabo..concordo...se meu amigo tivesse aos 20 25 ou ate' 30 ou antes mesmo se aberto ao mundo, evitaria de envolver mais pessoas em um assunto que na verdade era so' dele e de mais ninguem...nao.!!! casou...fudeu...merda esparramou..e uma das coisas que eu mais ouvia era exatamente isto:-

                  Se sabia antes por que casou? teve filhos..e bla bla bla, concordo tambem...errado estava ele sim...mas como do destino ninguem foge, ele nao fugiu do seu destino...alias...

                 Nao so' nao fugiu como ainda foi correndo atras...

                 Da Marisa!!! e viveram felizes 27 anos.

                 Marisa ficou '' viuva'' um mes atras. Meu amigo, de pescarias, que nunca mais pescamos...que pena!! faleceu..e faleceu de uma coisa horrivel...cancer na espinha, nem sei direito..fiquei tao chocado quando recebi a noticia..fiquei em choque...e fui ate' la'' ...ajudei Marisa no que pude, as familias por la' e ela...ainda linda, acreditam? meia acabada mas ainda da' uma meia sola com aquela inteira sola que tem...eu heim??

                    E eu no velorio dizia isto 'a ela...ela riu, foi a primeira vez em muitos meses...coitada? coitado?..coitada!!! foi aceita!!

                    E eu me lembro quando meu amigo me contou e me perguntava o que eu tinha achado daquela estoria toda:-

                    Fiquei surpreso...apenas fiquei surpreso

                    Hoje eu diria ""que surpresa"" ? suspresa de que?

                     Meu amigo, isto hoje, acontece todo dia.

                                 ********************************** 


WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 04/09/2010
Código do texto: T2478554