O SENTIDO DA VIDA
Um pequeno jovenzinho triste com a vida, com as pessoas com quem ele convivia e triste com a humanidade, estava caminhando sentido a uma montanha.
Em um determinado momento o pequeno jovenzinho encontrou um velho homem, de barba branca, sorriso encantador e olhos alegres. O jovem foi em direção ao velhinho na intenção de lhe pedir uma informação.
_ Senhor! O senhor conhece algum caminho mais rápido pra eu chegar ao alto desta montanha?
O velhinho fez uma cara de espanto, e disse:
_ Mas porque você quer ir ao alto desta montanha?
_ É porque essa montanha é a mais alta desse vilarejo e estou com um problema que preciso resolver. Disse o jovem.
_ Mas porque você tem que ir ao alto da montanha para resolver o seu problema, ele não pode ser resolvido aqui?
_ Não senhor. Eu não estou indo para resolver o meu problema! Estou indo ao alto desta montanha para buscar a resposta para os meus problemas. Pois lá é o lugar mais alto, portanto estarei mais próximo a deus, e ele, me dará a resposta.
O velhinho sorrindo lhe perguntou:
_ Qual é o seu problema?
O menino cabisbaixo respondeu:
_ Eu preciso saber qual é o sentido da vida.
_ Por quê? Perguntou o velhinho.
_ Cometi muitos erros, me arrependo de tanta coisa, coisas nas quais mudaram completamente a minha vida, coisas que me deixarão sem rumo. Por isso procuro o sentido da vida.
_ Mas porque você errou?
_ Não sei. Talvez tenha sido pela minha insegurança.
_ Insegurança é um grande problema. Eu posso te dizer uma coisa meu jovem?
_ Sim!
_ Deus não poderá te ajudar com esse problema.
_ Por quê? Perguntou o menino aflito.
_ Porque não será ele quem lhe mostrara o sentido da vida. Isso você terá que descobrir por si só.
_ Mas eu tenho medo. Disse o menino.
_ Jovem, não podemos ter medo.
_ Mas eu tenho. Preciso de ajuda! O senhor tem tantos anos de vida, provavelmente o senhor já descobriu qual é o sentido da vida, porque o senhor não me ajuda? Mostra-me qual é o sentido da vida?
_ Meu jovem se eu te disser qual é o sentido da vida, você pulará uma fase da sua vida. Muitas vezes Deus nos coloca em situações difíceis, para que possamos aprender sobre como viver a vida.
_ Mas ele já me coloco em uma situação difícil, e eu falhei, eu errei!
_ Mas o erro é uma lição de Deus. É o erro que fará de você um grande homem.
O jovem pensou um pouco em tudo aquilo que aquele velhinho lhe disse, e sorridente disse:
_ Senhor?
_ Sim!
_ Acho que estou entendendo o sentido da vida.
_ E ainda tem medo? Perguntou o velhinho.
_ Não! Respondeu firmemente o menino.
_ Porque não tem mais medo? Perguntou o velhinho sorrindo como se já soubesse a resposta.
_ Porque descobri que o erro pode ser benéfico, e acho que errei para não errar mais. Mas insisto em saber uma coisa.
_ O que? Perguntou o velhinho.
_ Como faço para chegar mais rápido ao alto dessa montanha?
_ Mas você já resolveu o seu problema, porque ainda insiste em chegar ao alto dessa montanha?
_ Porque quero agradecer a Deus, e pedir perdão a ele pelos meus erros cometidos e dizer que eu aprendi essa lição, e que agora eu sei o verdadeiro sentido da vida.
O velhinho lhe perguntou.
_ Qual é o sentido da vida?
O menino respondeu com um sorriso.
_ A felicidade, o amor, a compreensão, o respeito ao próximo, o perdão…
_ Muito bem meu jovem! Disse o velhinho sorrindo.
_ Agora pode voltar para sua casa, você já me disse tudo. Disse o velhinho outra vez sorrindo e indo em direção ao céu…
(WILLIAM GALLEASSI)