EPITÁFIOS

"Você vive o hoje. Eu já estou no amanhã, que te espera". Essa frase bem que poderia ser um epitáfio, aquelas mensagens escritas em cima das lápides dos túmulos, geralmente com tom de despedida, saudade, mas algumas também com ironia. E são interessantes. Quem nunca se pegou entretido em um cemitério lendo e pensando sobre os epitáfios escritos nos túmulos? São interessantes, não?

Os epitáfios revelam muito mais do que mostram. Eles dizem também do modo de ser da pessoa que viveu aqui na Terra. A não ser que a família do defunto fizesse uma grande sacanagem de inscrever na lápide algo que não combinasse com o ente querido. Já imaginou um epitáfio como "Agora a terra vai me comer" na lápide de uma freira?

Em linhas gerais, pode-se considerar um epitáfio como a última voz da pessoa antes de virar defunto, ou uma homenagem póstuma dos familiares àquela criatura. Muitos já deixam seus epitáfios prontos antes de morrer. Outros nunca pensaram nisso. Deixam a cargo da criatividade e consideração da família.

Mas, em todo caso, normalmente são escritos epitáfios que combinem com o jeito de ser da criatura. Uma frase como aquela que é citada lá no começo desse texto cabe bem com um epitáfio de um humorista, um contador de piadas. Tem, ainda, gente que manda recados através do epitáfio. Um vez vi um que dizia: "Sabia que você viria". Essa foi inteligente. Uma mensagem que se atualiza a cada pessoa que a lê. Será que era de um internauta?

E um nerd, aqueles ratos de computador cuja aparência, estereotipada ou não, é de um jovem com óculos de lentes grossas, roupas gastas e de cores apagadas, poderia colocar em seu epitáfio o seguinte texto: "0011000100100100...", numa alusão ao código binário. Estranhice? Esquisitice? Um fato é certo: no epitáfio podemos ser quem verdadeiramente somos. Podemos mostrar alguma face que estava escondida enquanto estávamos entre os mortais.

Uma mulher casada, católica, família sólida e tudo, deixou com a irmã a ordem para escrever o seguinte na sua lápide: "Como esposa, fiz tudo o que queriam. Como mulher, aproveitei pouco, só com o açougueiro". Nem preciso dizer que a irmã não teve coragem de colocar.

Mas uma outra foi mais inteligente. Fez o próprio marido prometer que colocaria no túmulo dela o seguinte epitáfio: "Faria tudo de novo". Ele não botou porque morreu primeiro. Teve um ataque do coração quando flagrou a esposa na sua cama com outro homem. O que poderia ser escrito no túmulo desse coitado, hein? Caso tenham sugestões, sugiram no meu email: leusasantos@folhape.com.br. Quem sabe o seu epitáfio não vira uma instigante história?