Cinza

Os olhos. Eles tem vida e poder próprios, têm beleza e passa carinho, amor, ódio, raiva, ira ou medo. Os olhos são o espelho do coração.

Hoje acordei, com os olhos cinzento, baixo e sombrios nem sequer observei ao meu redor, corri direto para meus afazeres que são poucos, mas muito me cansam. Me cansam porque agora meus olhos não vêem mais o mundo como antes. Aquela imensidão de azul, verde, branco, amarelo, vermelho, violeta e todas as outras cores infindáveis e belas, não são bem percebidas por meus olhos, não sou cego, mas não enxergo estas cores. Só vejo preto e branco.

Acho que a maioria de nós é assim. Acho que você que está lendo é assim e seu pai també e sua mãe e a maioria das pessoas que estão ao seu redor. E nós nem sequer percebemos isso. Nem sequer nos damos conta que quando somos crianças nos encantamos com tudo e o mundo tem um colorido todo especial, intenso, fulgurante. Nós nos encantamos com uma borboleta que pouso no nosso nariz, com um pássaro que canta ao amanhecer, nos assustamos com o cachorro que balança o rabo em nosso direção, afagamos os nossos briquedos de pelúcia e desejamos -ainda que sejamos muito novos para conceber esta idéia de desejo- que aquilo nunca acabe. Ouvimos os nossos pais cantando e imitamos, ouvimos suas histórias e elas encantam ainda mais a nossa vida. Fazemos amigos, brigamos facilmente e perdoamos mais facilmente ainda. Choramos ao ouvir um grito, ou um trovão e adoramos nos molhar na chuva ou nos sujar.

Mas alguma coisa acontece em nossa vida, algo maligno, algo que perverso que nos faz mudar. A medida que crescemos ganhamos capacidade para raciocinar, para ponderar. Nossa visão fica até melhor e mais nítida, somos capazes de falar mais coisas e portanto ter conversas mais significativas e edificantes. Nós deveríamos ter mais amigos, nós deveríamos ter melhores amigos. Mas a sociedade nos orienta, nos põe num trilho perverso e nos faz esquecer. Aos poucos um arco-íris deixa de ser tão belo, aos poucos a lua deixa de ser tão grande, brilhosa e maravilhosa. Aos poucos o lindo vôo de um beija-flor, hoje tão raro em nossas cidades, deixa de ser perfeito. Tudo fica igual.

O mundo antes tão colorido e diversificado fica igual perde suas cores e a vida perde sua beleza, nós só vemos trabalho, dinheiro, prédios, carros, TV's gigantes, computadores e esquecemos do belo e rico solo que sustenta nossos prédios e daí o empobrecemos, nós esquecemos que o dinheiro deveria nos proteger contra a fome, a falta de moradia e de roupas adequadas e não por a nossa segurança saúde e relação com os nossos filhos em risco. esquecemos que o nosso corpo foi maravilhosamente planejado pra que em todo o seu esplendor o homem trabalhasse e se agradasse dos frutos do seu trabalho. Nossa mente não consegue enxergar a beleza de um passeio a pé e os nossos olhos se desperdiçam na tela de televisões.

Não vou ficar mais reclamando, vou lhes contar uma história:

Eles são milhões e a cada segundo gritam uns para os outros, mas apesar desta imensa algazarra concentrada num espaço minúsculo para tanto eles se mantem neste exato momento em perfeita harmonia, ouvem e depois falam, mandam, mas também obedecem. E eles comandam outros milhões, talvez bilhões não se sabe como, mas eles tem uma mágica incrível que transforma tudo em uma beleza extraordinária. Seus neurônios fazem exatamente isso, muito mais rápido do que eu posso escrever e muito mais rápido do que você possa compreender, por meio de mensagens químicas e elétricas eles lhe dão vida. E mesmo sem entender exatamente como eles controlam cada parte, cada minúscula parte do seu corpo. Simplesmente por processos químicos e elétricos, você consegue sentir um aperto no peito quando se despede de alguem muito amado, quando lhe magoam ou quando chora. Você consegue sentir uma indescritível alegria quando ouve pela primeira vez:"Eu te amo".

Mas não se sabe porque, nós em certo ponto da vida deixamos de ver a beleza destas coisas incompreensíveis e nos concentramos na simploriedade do mundo que criamos.

E tudo fica cinza outra vez.

Gaga
Enviado por Gaga em 23/08/2010
Código do texto: T2455558