'' O MENDIGO ENGANADOR ''

      Ficava ali sentado no chao da praca, na esquina da catedral, lugar mais que movimentado da cidade...quem nao passa por ali?..so' quem nao vai ao centro comercial, que comeca la' na esquina da Treze de Maio descendo ate' a General.

       Sempre a mesma roupa, suja e fedida, sem tomar banho, cabelos encebados sujos desgrenhados, barba suja de tudo, piolho e comida...fedia!! e uma das pernas? meu deus!!! Senhor!!!...era uma '' chaga'' so'..aberta, purulenta, desgranhenta de feia, de se olhar..tomava toda a extensao da canela, ia desde baixo perto do peito do pe' ate' quase o joelho..e era uma mistura de cor..um vermelho mais vivo no fundo, em volta umas coisas brancas e no meio '' rosado''...ui!!! que horror, que pavor!!! e todos ao dar com aquilo ali no chao, viravam a cara..mas muitos, muitos, voltavam, e moedas, dinheiro, no chapeu, sujo, fedido e velho rasgado, depositavam...

       Ele um pouco esperava, quando mais dinheiro juntava ele retivava...deixava umas parcas moedas para chamar a atencao..passava todo o dinheiro para um rapaz, e as doacoes continuavam...o rapaz se levantava, virava a esquina, contava o rico dinheiro e ia ao banco em frente depositar....eu um dia segui e vi com estes olhos que a terra vai comer tudo isto...

        Eu nao tinha nada com isto...mas, mas, com um medico amigo falei, contei, ele , 'a paisana comigo foi por la, moedas colocou e de bem perto a ferida olhou, voltou..

        Eu dizia:- Dr.Eduardo, tenho do'...como se pode deixar um ser humano deste jeito, com esta ferida aberta, exposta ao ar impuro do centro, moscas se assentando...temos que dar um jeito!!!

         Ele, Dr. Eduardo deu...foi ate' o departamento de saude, trabalhava por la' tambem, era funcionario da prefeitura, conhecia todos e tudo por la'...veio, com sua roupa de medico, ambulancia apitando, agitando aquele pedaco...a policia ja' estava esperando...carregaram o coitado para a Santa Casa, uma equipe ja' esperando para operar, curar, sarar, tratar daquela ferida purulenta...e assim foi feito, na emergencia mesmo..

         Ele tinha lutado, dizendo nao, nao, muito obrigado e tentava se levantar, na muleta se apoiar e o rapaz da '' coleta'' tentando ajudar....o rapaz ficou, ele foi carregado por dois soldados...tinham do' coitados!!!

         E Dr Eduardo comecando a limpar aquele pus..achando que estava doendo anestesia tinha aplicado, e o danado nao querendo, reclamando seus direitos de cidadao...cidadao!!!!!...e os medicos e enfermeiros mandando que ficasse quieto e calado e Dr Eduardo limpando figado de boi que estava espalhado pela perna junto com alvaiade, polvilho, farinha de milho, de trigo, e tirando plasticos transparentes que servia de grude para toda esta coisa falsa...que horror!!

        Foi preso, julgado e condenado e saiu logo da prisao...por aqui, na minha cidade, tudo acaba em pizza, em festa, em alegria, alegria...acho ate' que foi por aqui que a musica que assim diz foi composta..mas nao voltou 'as ruas nao...sumiu, se escafedeu.

        Deve estar por ai em alguma outra cidade, fazendo o mesmo...se voce , na sua cidade o encontrar...chame um Dr, qualquer...alege que voce tem do', que como um ser humano pode viver com tamanho desconforto?...dor?..e sem dinheiro?...mande a ambulancia do departamento de saude por la'...eles ajudam a melhorar, a curar....no pau, na porrada e' que se trata vagabundo sem moral....sem-vergonha!!!

       Mas pensa que acaba? acaba nada...sai um tem mais deis no lugar...gente folgada!!!...tem cego que ve, mudo que fala, surdo que ouve, tem manetas, tem pernetas..tem ate'... punhetas, e'...e' sim, punhetas...quem nao tem punhos e' o que? ..so pode ser '' punheta''!! ta' cheio neste Brasil varonil...se ta', ta' sim....

        COITADO DO BRASIL VARONIL NAO?

        NEM COITO...NEM COITA...COITADO MESMO!!

             *********************************** 

Ate' 2009 a mendicancia '' era''...'' era''...considerada uma '' contravencao penal '' no Brasil quando este artigo da '' Lei das Contravencoes Penais '' foi revogado pela Lei no. 11.983 de 2009.

E agora? nao e' mais?...se antes era e ja' tinha tantos...e se agora nao e' mais, quantos mais tera'?

Alguem pode me explicar?
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 15/08/2010
Reeditado em 15/08/2010
Código do texto: T2439455