''  A  DOCE  CIDA ''


              Cinema...ahhhh!!! o cinema.
                  O predio em si...a espera, a preparacao, o desejo, o anseio de ir, com que roupa ir, que a da ultima vez nao vou, ja' esta' usada, manjada, usei apenas uma vez, ja' me viram com ela, nao ia, emprestava, trocava, camisa, calca , com amigos, eramos todos assim, os meninos, e podem entao imaginar as meninas?, minha mae era assim, minhas tias, minhas namoradinhas eram assim, toda vez que iam ao cinema, no centro, no bairro, usavam novas roupas...emprestadas tambem?

                Cinema, era um acontecimento social, ate' luvas brancas se usava, mulheres e homens elegantes e mesmo aqueles que nao tendo carro, tomavam, usavam onibus para irem ao cinema, isto eu que morava em bairro, e no cinema do bairro, mesmo indo 'a pe'...que elegancia!!!

               Nos comecos das noites, a primeira sessao sempre comecando 'as 19:oo hs , a segunda 'as 21:oo hs, acabando por volta da meia noite, era aquele desfile nas ruas do bairro e no centro entao?? e que delicia quando os pais autorizavam irmos nas segundas sessoes...sinal de confianca, de ser responsavel, ter adquirido o direito da segunda sessao...estavamos crescendo!!!

                E os cinemas, os predios em si...enormes fachadas iluminadas, luzes em neon anunciando os nomes...nos atraindo como '' siriris'' , os cartazes verdadeiras obras de arte, fotos do filme em cartaz e dos proximos, bilheterias, filas para comprar o bilhete, fila para entrar..enorme sala de espera acarpetada, lustres, vendas de doces, balas, pipocas, refrigerantes, lanteninhas para levar os que nao eram tao pontuais, e as salas? enormes salas...tinha um no centro com capacidade para 1.800 pessoas..podem imaginarem 1.800 pessoas entrando quase todas ao mesmo tempo, sem confusao ou balburdia ? e saindo idem..e novamente 1.800 entrando e saindo? como ficavam as ruas ali por perto? transito, buzinas,  gente linda, paqueras, barzinhos, restaurantes, lojas....um paraiso!!!

               Saudoso? sim sou...quem nao seria tendo vivido esta epoca de ouro?...mas sou do mundo, sou da vida, sou moderno, vou me adaptando aos novos tempos...cinemas agora so' nos shoppings....4.6.8.10 salas todas juntas...otimo, menos tempo, mas se acabou a magia, o encanto...a preparacao, a ansia de ir..vou como estou...muitas vezes venho voltando do meu trabalho, resolvo e vou...com a roupa que estou, que  trabalhei o dia todo...vou de bermuda, camiseta...importa a roupa? ou vou para ver o filme...relaxar...descontrair?...outros tempos, outras epocas..outros custos...outros romantismos

              E veio o filme "" A Doce Vida "" do Fellini.

              Pronto agora sim...a coisa ficou feia...

              Filme otimo, lindo e Anita , a sueca, detonando no filme...que loucura ela saindo daquele jeito da fonte...tezao, quantas '' bronhas'' bem batida escondida no banheiro por ela...pela Anita...e que apelidamos de Cida, Cidona...

                A Cida..a Cidona, morava em meu bairro, era filha de alemaes e igualzinha, igualzinha 'a tal de Anita...e era doce, meiga, suave, falava manso, que nem gata no cio...ronronava na verdade, tinha olhar languido e fazia '' favores'' para a molecada...linda Cida, doce Cidona...que saudades!!! e ela adorava ser comparada a Anita, levamos Cida para assistir o filme, adorou, voltou mais vezes...mesmo por que Cida entrava de graca no cinema do bairro...fazia '' favores ''para todos por la' do bilheteiro, porteiro, lanterninha, e ate' ao '' projetor, maquinista..o homem que passava o filme..'' ela subia la' na cabine e fazia os favores por la enquanto o filme '' corria''.....que coisa louca!!!

                  E Anita ficou na historia da minha vida..faz parte, sonhei, vivi o sonho, achava ate' que ela era real...(a personagem Sylvia Rank nao), e para nos, para mim, Anita ali no filme representava ela mesma....a Anita sabia que sim, que ela  existia...mas aquela mulher de vestido preto longo, com os peitos querendo sair fora e saindo da fonte, tomando aquela ducha deliciosa...ai ai ai  era coisa de se enlouquecer...Angelina Joly mexe assim com a cabeca da mocada hoje em dia?
 
                   E me deu saudades...me meti na net, fussando, xeretando e fui ver as fotos, matar saudades e de repente me deparei com Anita hoje, agora..e fiz comparacoes...como o tempo e' cruel...como a vida e' cruel...vejam a foto que abre o texto..Anita/Sylvia na fonte...vejam a foto de Anita hoje....

                           ..ate' que nesta foto, parece simpatica nao? mas nem sombra da '' exuberancia'' total do anos 60...que pena!!!...mas assim mesmo...tenho ainda tezao nela, claro que na Anita de 40 anos atras...mas se esta hoje, aos 79 me quiser...eu topo...pelo menos mato minha saudades, meus desejos, meu tezao...tentar eu vou tentar...se vou conseguir ja' e' outra historia....Linda Anita!!!

                 A Doce Cida....A Doce Vida

                 La Dolce Vita!!!!

                     *******************************
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 14/08/2010
Código do texto: T2438649