''FOGO FATUO ''


              Hoje, 9 de agosto, da janela do meu quarto olho, nao muito longe fica o cemiterio, e vejo la' embaixo, que minha casa fica no alto do morro, o lugar de '' todos nos''...e' engracado de se ver, e' uma escuridao danada, grande, e em volta iluminada a quadra...os postes das ruas , claro, sao voltados para a rua, logicamente, e daqui da minha janela se ve bem as ruas e nada la' por dentro do '' campo santo, do descanso eterno dos corpos cansados''...amem!!

              9 de agosto e eu me lembrando de quando estudei a segunda guerra mundial, dos bombardeios nucleares de Hiroshima e Nagasaki no Japao...de quantos por la' morreram, de quantos sobreviveram e para ca' vieram...familias interias desaparecidas, que do'...guerra e' fogo mesmo nao?...nao entendo, pra que guerra? e meu pai dizendo :- toda guerra e' por dinheiro Melia...por dinheiro e hoje eu entendo..e' mesmo!!!

               E me recordo de quando era pequena e conheci familias de japoneses, alguns tinham vindo das cidades bombardeadas, nao sentiam nada, outros sim, ficavam doentes, morriam e minha familia me dizendo o que era...radiacao!!! e conheci um velhinho, bonzinho e a esposa dele...tinham chacara por aqui, plantavam e vendiam, viviam disso e tinham filhos e netos...uma enorme familia...

             Batcham...Ditcham...nem sei se' e' assim que se escreve...mas aprendi a pronunciar...vovo...vovo'..
em japones e eu os chamava assim e eles gentis, respondiam e sempre sorrindo...e Ditcham faleceu e uns tempos depois Batcham tambem e la' no campo santo foram enterrados...tadinhos!!!

              E eu anos depois, daqui da minha janela, ja' mocinha, noite escura e olhando la' pelas '' bandas'' do cemiterio...vi duas pequenas luzes '' azuladas'', pequenas no comeco, foram crescendo depois e no meio era ate' meio verde e por fora bem azulada e subiam alto, alto...chamei meus pais...ficamos os treis , ali no escuro do meu quarto e vendo aquela maravilha e meus pais me explicando:-

              Fogo fatuo Amelia...sao corpos enterrados nao em ''carneiras'' de cimento, mas na terra pura, vao se decompondo e os gases saindo e o povo da' o nome de '' fogo fatuo'', morri de medo, fui dormir com minha mae...meu pai dormiu na minha cama...tadinho, tao bonzinho!!!

               E mais gente vendo isto, se comentando e pessoas ''sabidas'' indo ver em que tumulos eram...e descobriram que eram do Ditcham e da Batcham...e que eram devidos 'a radiacao...credo!!! que medo maior ainda sentia entao...a tal de radiacao nem depois de morta deixava os corpos em paz...senhor!!

              Hoje nao, nao tenho mais medo...mas tambem acabou faz tempo o '' fogo fatuo'' que saia por la'....acho que o tempo de '' expiacao'' dos dois vovozinhos acabou...ainda bem...e hoje 9 de agosto, lembrando deles, estou olhando pela janela na escuridao e nao vejo nada la' pelas '' bandas do  cemiterio'' mas olhando para o ceu...nossa!!! vi duas estrelas piscando...eram eles piscando para mim...pisquei para eles tambem!! duas vezes...uma para cada um.....um abraco, um beijo!!!

               Ditcham, Batcham....sigam em paz

               O mundo nao consegue...e' '' mardade'' pra todo lado, guerra, assaltos, drogas, violencias...credo!! ainda bem que voces estao livres disto...adeus!!! mas se quiserem voltem sempre...japonesinhos lindos...vovozinhos queridos!!

              Snif...snif...sou chorona que so' vendo!!!

                  (((((((((((((((((   )))))))))))))))))

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 10/08/2010
Código do texto: T2429361
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.