CONSELHO DE AMIGA

Bruna entrou desembestada na casa de Lila, sua melhor amiga há mais de 15 anos. Lila vive numa quitinete no Centro do Recife. É uma mulher bem grandona, bonitona, tudo nela é graúdo. Até hoje Bruna não sabe se Lila é mulher mesmo ou é operada.

Lila se assustou com a agonia de Bruna:

- Que foi isso, menina!? Aconteceu alguma coisa?

- Aconteceu, Lila! Eu não estou nada bem! - Confessou, aos prantos.

- Calma! Diz aqui pra sua Liloca o que é que tá te picando o juízo!

- É Carlos, Lila! Carlos não para de me atanazar! Eu já disse a ele que nada feito!

- Mas e o maridão?

- Que é que tem Lucas?

- Você não tá feliz com ele? Pelo que tu me bateu vocês já não têm crise há um tempinho, não?

- É sim! Tá tudo bem. Só que bem demais! Lucas é superatencioso, carinhoso, mas eu acho que tô ficando frígida, amiga!

- Amigaaaa! Não me diga isso! Desde quando?

- Desde sempre!

- Sempre? E você nunca me contou!

- É que eu achava que era normal, mas depois que Carlos apareceu e ficou me tentando...

- Você pegou o bofe?

- Não, nem pensar! Mas é que eu sinto umas coisas, sabe? Diferentes!

- Humm! Acho que sei o que você precisa...

- Do quê?

- Comer um prato diferente...

- Tá louca? E eu vou trair o meu marido?

- E quem tá falando em trair aqui? Olha, se você quer um bofe bom, que te faça revirar os olhos naquela hora, então corra atrás! Se for o seu maridão, ótimo, mas se não for, procure fora.

- Isso é traição! Tenho compromisso com o meu marido!

- Aprenda uma coisa, ninfeta! A gente, quando tem um bofe, mas o bofe não preenche a gente, a gente procura outro para preencher aquele vazio. Isso faz parte das necessidades humanas, filhota! E, de mais a mais, o compromisso maior que você tem é com você mesma. Ou você acha que é legal viver assim, casada, ardendo em chamas e pensando em outro bofe?

- É, isso é errado mesmo!

- Então, mulher! Quem sabe você queimando o que tem para queimar com Carlos se acalma e esquenta as coisas com o maridão?

- Nunca tinha pensado dessa forma...

- Pois então pense, mulher! Olha, no amor, é necessário três Hs...

- Como assim?

- Três Hs: Humor, Humildade e Honestidade. Só que esse último tem que ser voltado para você! Seja honesta com seus sentimentos. Isso, sim, é ser fiel!

Uns quinze dias depois chega Bruna novamente na quitinete de Lila:

- E aí amiga? Como estão as coisas?

- Ah, amiga! Tô numa dúvida danada! Carlos tá me cercando demais!

- Você não fez o que eu te disse? Sai com o bofe!

- Eu já saí! Mas é que conheci um amigo dele, o Matheus, menina...