O Charlatão

-Por que você faz isso?

-Do que você está falando amigo?

-Não se faça de desentendido! Não tem vergonha de enganar essas pessoas?

-Não se trata de charlatanismo, tenho uma importante e nobre missão, ofereço às pessoas o que elas mais precisam nos dias de hoje!

-Ah...é? E o que seria?

Foi quando interrompi a conversa, dizendo:

-Você não precisa dar explicações de nada! Estou aqui para representá-lo, peço ao Sr. que faça uso do silêncio.

-Não se incomode Dr, faço questão de esclarecer este mal entendido!

-Devo pedir ao Sr. que me acompanhe e se abstenha de falar, deixe para dar seu depoimento na delegacia, lá o Sr. conta sua estória ao Delegado.

Precisava instruir meu cliente até chegar à delegacia.

-Posso levá-lo em meu carro, Delegado?

-É claro Dr. o Pastor é gente boa, leve-o até a delegacia, só preciso do depoimento dele!

Quando o Pastor entrou em meu carro, começou a argumentar:

-Olha Dr. eu sou um homem de bem! Pago minhas contas e não devo nada a ninguém! Sou caluniado e perseguido pelos ímpios, mas não tem problema, Cristo também foi...e nos deixou um grande testemunho de fé e resignação!

-Me fala uma coisa Pastor, o que realmente o Sr. contou ao delegado, antes que eu interrompesse a conversa de vocês?

-Nada Dr. eu disse apenas da minha missão, que é trazer as pessoas conforto e paz de espírito, aí o Dr. me interrompeu. Sabe Dr. hoje em dia as pessoas estão muito carentes, não só de víveres ou coisas, mas de bens espirituais, alimento pra alma Dr. eu disponibilizo o bem mais caro e raro que alguém pode querer, o Dr. sabe do que eu estou falando?

-Não faço nem idéia Pastor, mas vai falando, a delegacia está longe ainda!

-Então Dr. uma pessoa sem fé, é uma pessoa sem vida! Eu devolvo às pessoas a razão de viver, minhas pregações dão ânimo aos corações tão cansados e sofridos!

E o Pastor prosseguiu em seu desabafo, contando-me que as pessoas o procuram pedindo alento e conselhos, muitas vezes ele até as ajuda financeiramente.

-Me fala uma coisa Pastor, porque o Delegado foi atrás do Sr.?

-Na grande maioria das vezes, são alguns moradores vizinhos que se queixam do barulho dos cultos, outras, são pessoas que vem assistir aos cultos e ficam indignados com os ofertórios, achando que eu estou explorando os fiéis. Dr. eu não obrigo ninguém a me dar nada, eles dão de coração. E outra Dr. como eu vou manter a igreja, pagar contas, ajudar as pessoas. As igrejas católicas pedem dízimos, cobram por casamentos, batizados. Jesus ganhava donativos para se sustentar! Ou o Dr. acha que o Messias trabalhava de noite e pregava de dia?

-Não faço nem idéia Pastor!

-Meu trabalho é o mesmo do Messias Dr...salvar almas! Dedico-me em tempo integral e exclusivamente a isso, escuto os desabafos dos fiéis aflitos, curo os doentes!

-O Pastor tá dizendo que faz milagres?

-É claro Dr. com esses parcos recursos, compramos remédios genéricos ou eu mesmo levo as pessoas aos postos de saúde, peço cestas básicas nos supermercados. Aliás, Dr. o povo brasileiro já é um povo milagreiro. Sobreviver dignamente neste país, com um salário mínimo, já é um milagre por si próprio.

-Pastor o Sr. tem documentos, notas e registros de tudo isso que está me falando?

-É claro Dr. volta e meia eles me levam pra delegacia, tentando me caluniar por apropriação indébita, charlatanismo e outras coisas. Aí eu ligo para o irmão Ulisses, e ele liga pra um advogado amigo dele. Pelo jeito o Dr. é amigo dele...acertei?

-Acertou Pastor, mas se o Delegado sabe disso tudo, porque ele sempre te leva até lá?

-Porque ele é um descrente Dr. o pior que existe, ele perdeu a fé Dr. não só nas pessoas mas também em Deus. Tenho pena dele sabia...coitado! Uma pessoa sem fé é uma pessoa vazia, sem perspectiva de vida, vive por viver. Por isso que eu digo Dr. feliz é a pessoa que tem algo pra se apegar, algo em que acreditar. Se Deus é por nós! Quem poderá ser contra?

-Chegamos à delegacia Pastor, os documentos que me dissera, anteriormente estão aí?

-É claro Dr. sempre que o delegado me procura, eu já busco a pasta, a palavra das pessoas não tem mais valor Dr. todas as coisas pra valerem, tem que ser documentadas, tenho cópias de tudo, e faço questão registrar tudo que faço! Tem que se assim Dr. Olha só Dr. a passagem do Messias pela terra foi documentada, a Bíblia sagrada é a prova disso. O Dr. quer me fazer alguma recomendação?

-Não Pastor, pelo jeito o Sr. está bem instruído, fale tudo o que o que já me disse, que vai dar tudo certo!

-Eu sei disso Dr. o Messias já dizia "Conheça a verdade e ela o libertará!"