'' PIMENTA''

"" Voce ja' foi 'a Bahia? nao? entao va'...va' comer vatapa', caruru , pirao, muqueca de peixe e camarao, que'? acaraje'?, nao e' uma delicia? e quando perguntam :- frio ou quente? e eu tonta pedindo quente e no dia seguinte sentindo o rabo ardendo e procurando uma farmacia e sem vergonha na cara pedindo urgente:-

Moco? por favor me de urgente, algo que nao seja quente, mas frio, que me faca passar o calafrio que eu sinto desde baixo ate' em cima um grande arrepio...e ele esperto, baiano bao que so' vendo, pedindo para me ver la' no fundo da farmacia e eu tudo tirando e Suzete vermelha que nem pimenta dedo de moca, coitada!!! tao envergonhada!!! e era eu que estava mostrando o '' firulo'', aberto que nem flor e parecendo uma rosa vermelha desabrochada na hora..e ele o moco, baiano bao trazendo uma pomada hemorroidal e pedindo que se ele podia passar...claro que pode, desde que me aliviei e nao me faca passar mais dor nao...e ele passando e a dor aliviando...santo baiano bao...paguei caro, mas valeu e valeu a licao que ele me ensinou...frio e' sem pimenta...quente? com pimenta malagueta, mardita malagueta ainda mais misturada com pimenta de cheiro ou sei la' o que!!

...ardida como pimenta, estava eu pois tinha tomado sol la' na barra, estava toda queimada, branquela que sou parecia um camarao..ou seria? ...um salmao na hora da desova?...voltei para minha cidade sentada de lado...quem mandou? gulosa e gosta de quente...teve!!! bem feito, dizia minha mae quando eu 'a ela contava...ela ria, eu nao, chorava, e Suzete ainda envergonhada....fingida!!!

E contando este caso para Margo, minha auxiliar na loja e ela rindo e me dizendo:- ihhhh Melia, se segura que vou te contar uma de lascar por aqui enquanto ce tava na Bahia mostrando o '' firulos'' pros baianos...ta' pronta? eu estava, tudo eu tinha parado e olhando fixa para ela, escutava....

Conhece Donana, nao conhece? aquela baiana que mora perto da minha casa? ...eu conhecia, vinha na minha loja comprar aviamentos, era lavadeira de um condominio rico que tem por la' perto e fazia pequenos consertos, pregava botoes e eu 'as vezes mandava para ela botoes para cobrir e se eu nao podia fazer certos consertos, reformas em roupas, Margo levava e quando pronto ela vinha entregar e ficava na prosa gostosa por aqui...eu adoro Donana, o sotaque baiano gostoso que ela tem e e' uma mulher decidida, resolvida, sincera, fala o que tem que falar, doa a quem doer, e' sincera e tem 79 anos, vai fazer 80 so' dia cinco de dezembro, e' forte como um touro e dizem dizem que nao faz muito tempo estava namorando um pedreiro que apareceu la' pelo bairro que ela mora que tinha, imaginam? 40 anos....e dizem , dizem que ele e' que dava em cima dela, ela bem que gostava, mas esperta, fingia que nao, disfarcava e ohhhh!!! ele preso no rabo da saia dela...danada Donana, e o que seria que Margo contaria...e Margo continuando:-

Entao minina!!! nao e' que apareceu la' pelo bairro o seo Dito, o que tem chacara la' no Vale Verde lembra dele? onde fomos comprar verduras aquele sabado 'a tarde?..eu lembrava, entao minina, ele veio visitar a dona Antonia a viuva do seo Nino, minha visinha, quem trouxe foi o Jair o sobrinho da dona Antonia, e seo Dito depois de tomar cafe', ficar fumando aquele pito horrivel, fedido, e o Jair saindo de fininho, nao e' que ele dizendo pra dona Antonia pra que veio visita-la?....se segura...pediu em casamento, de papel passado e tudo.. e ela recusando e chamando o Jair de volta e ele tinha sumido e o seo Dito oferecendo tudo, tudo para casar com ela, dizia que ja' estava viuvo fazia muito, precisava de uma mulher...bla bla.bla..e dona Antonia nao caiu nessa...ficou fula, pegou uma vassoura e ameacava bater de vassoura no tonto do seo Dito e ele saindo, largando o pito e tudo e sumindo, correndo quase, e ela indo de vassoura em punho ate' o portao e ficando gritando na calcada:-..e nao me apareca mais por aqui..e ele sumindo, virando a esquina e eu indo ate' la' ver o que havia, ela quase chorando , de raiva, entramos, acalmei...e demos boas risadas, e parecia que tudo tinha se acabado.

Que nada. Seo Dito tinha ido procurar o Jair onde sabia que o danado estava, no bar do Bastiao, aquele antro de malandros sem vergonhas, jogadores de sinuca sem moral e contou tudo para ele e o Tiaozinho, neto da Donana ouvindo tudo e entrou de gaiato na conversa e foi logo falando:-

Ohhhh seu Dito, minha vo' ta' afim de casa', por que o sr.nao fala com ela e quem sabe?..que que eu leve o sr. na casa dela.Ele queria sim e la' foi ele, Jair e Tinhanzinho caminhando direto e reto e eu vendo eles passarem ja' fui perguntando o que estava acontecendo e Tiaozinho me explicando rapido e seguindo e eu voltando na casa da dona Antonia e viemos as duas na rua, ficamos no portao vendo os treis entrarem...e nao saiam mais, e tempo depois sai o Jair e o Tiaozinho, rindo e voltando pro bar da perdicao...credo!!! ainda bem que meu Zozimo nao frequenta por la'...se eu souber...nao do mais prele nao, credo!!! e parei os dois e perguntei e agora era Jair contando....Donana tinha aceitado e estava agora acertando os detalhes....e se foram, e eu e dona Antonio comichando de curiosidade , de saber a verdade...e soubemos.

Seo Dito nao saia de la', e entramos, cada uma em sua casa , eu, e ela tambem, tinhamos a janta para terminar...e la' pelas oito, oia eu e ela rumando para a casa da Donana...chamamos, ela veio atender, nos mandou entrar e ja' foi logo falando :-

Ja' sei que oceis sabem...Jair veio aqui buscar seo Dito, seo nao...agora e' Dito...vo casa' com ele...manha vem aqui, vamos tira' os papeis...em um mes casamos, vo morar la' pela chacara dele..vo se madame agora, ele me disse que tem ate' piscina por la'...ceis tao convidada pro casorio e pra ir la' nada'...e ria e eu e dona Antonia de queixo caido e dando risadas amarelas....

E assim foi, e oia nois na festanca la' na chacara do Dito e agora da Donana...ela toda bonitinha de vestido cor de rosa claro, ele de calca cinza, camisa branca, casando na frente do juiz e depois o padre Vitor dando a bencao e as champanhes estourando e os comes e bebes e churrasco 'a vontade, e a festa foi ate' a noite chegar, que depois todo mundo foi se mandando e os '' pombinhos ficando sozinhos''..e durante quinze dias niguem via ou ouvia nada...um silencio por la'...quem me contava tudo era a Vilma, a vizinha da chacara quando vinha aqui na loja...minina!!! pode uma coisas desta?...ele 65, ela 79, quase oitenta e em '' lua de mel""?...ai Melia da' ate' inveja nao da'....e eu concordando, da' sim...e da' vontade tambem...peguei o telefone e minha agenda e fui discando e Margo saindo pra comprar dois sucos bem gelado...para refrescar e acalmar as nossas coisas que estavam quentes...fervendo!!! coitadas ne nos, que do' !!!!!

E quase um mes depois Donana veio por aqui, vi quando um carro parou, era seo Dito dirigindo e ela descendo e vindo me dar um dedo de prosa enquanto ele ia ao banco resolver negocios dele por la'....me abracou, eu abracei, dei os parabens, me mostrou a alianca, me contou tudo, tudinho.. ate' coisas intimas, e eu adorando e ela me dizendo cada uma...eu ate' fiquei vermelha uma hora, e olha que nao sou disto, de avermelhar nao...mas o que ela me contava era coisa forte, '' coisa ardida como pimenta malagueta''', danada Donana..feliz dela dizia eu prela....e ela rindo e Margo xereta, querendo tudo saber e Donana dizendo que nunca tinha sido tao feliz na vida...seo Dito era uma homem dos baos...nao era como um ''baianao'' nao..mas era bao, dava pro gasto e tinha como todo bom chacareiro tem que ter...um baita '' pepinao''...ai nao aguentei, levantei, que se nao levanto me falta o ar....adoro pepino em salada, imagina um pepinao entao???

E o fim de tarde foi so' alegria, so' risadas, tudo patrocinada pela baiana arretada Donana que tem 79 e logo, logo 80..e quem guenta?

Sera' que seo Dito guenta?...se guenta, ate' quando quenta?

Hahahahah, nao e' bom rir e ser feliz?

Somos?...eu sou, Donana e'...e voce? e' tambem?

Espero que sim. E' tao bao ser feliz...assim como Donana e eu somos...comendo '' pepinoes''...ce gosta tambem?

()()()() ()()()() ()()()() ()()()() ()()()()

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 31/05/2010
Código do texto: T2292300
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.