'' A MESTRA ''

Quando dona Ordalia morreu sua governanta e secretaria e muito mais que isto, amiga, me telefonou.

Claro que ela teve que falar calmo e pausado, me dizer duas vezes quem ela era e o que estava falando, sobre o que falava.

E isto tudo devido o tempo, o tempo que havia passado desde a ultima vez que vi dona Ordalia, faziam exatos 15, 'e exatos 15 anos que eu nao via dona Ordalia.

Mas ela, dona Ordalia, ordeira como sempre, organizada como ela so', tinha meu nome guardado em uma de suas multiplas agendas que ela organizou durante sua vida toda.

Eu conheci dona Ordalia quando tinha 15 anos, ela foi minha primeira professora de frances, depois dela tive muitas e muitos e eu era sua aluna predileta naquele colegio e posso dizer que tambem de todas suas alunas eu sempre fui a '' mimada''..tambem!!! eu adorava frances, falar fazendo aqueles biquinhos...ajurdui..comam se le van..dimanche..ferme la buche...( o tempo faz seus estragos..a mente nao exercita? entao falha!!! desculpem mas esqueci muita coisa, como escrever, falar, em frances e' uma delas...mal sei o portugues rsrs)e continue sua amiga por muito tempo, apesar da diferenca de idade...eu 15...ela 60, mas ainda forte, sadia e lucida.

Ela nasceu, e morreu na minha cidade. Mas aos vinte anos casou com um frances e foi morar na Franca, teve filhos e filhas nascidos por la', casados por la' tambem e morou durante quase quarenta anos em Paris, sempre Paris, a cidade que ela mais amava depois da pequena '' aldeia'' por aqui e quando Ferdinand , seu marido faleceu, ela ja' aposentada como mestra em frances, na Franca, em Paris, resolveu:- voltou 'a '' aldeia'' natal e comecou a lecionar Portugues e Frances no colegio das freiras que eu estudava. Eu simplesmente a amava...me contava da Europa, da Franca e principalmente de Paris, cidade luz, cidade magica e eu sonhando e me imaginando por la'...e com ela aprendi coisas e coisas.

Rezar o Pai nosso em frances foi uma delas...Notre Père qui êtes aux cieux, que votre nom soit sanctifié, que votre règne arrive, que votre volonté soit faite sur la terre comme au ciel.

Donnez-nos aujourd'hui notre pain quotidien, pardonnez-nous nos offenses comme nous pardonnons à ceux qui nous ont offensés; ne nous laissez pas succomber à la tentation, mais délivrez-nous du mal. Ainsi soit-il. ...e licoes de etiquetas, elegancia, modos, boas maneiras, como se comportar 'a mesa de refeicoes, desde a mais simples, ou ate' mesmo se fosse para jantar com a Rainha da Inglaterra e uma coisa importante....nao me importar com coisas sem importancias, nao teimar, nao discutir, nao argumentar e me portar sempre como se eu sempre tivesse razao ate' prova em contrario, onde entao admitiria meu erro, minha ignorancia no assunto e me desculparia, educadamente e com elegancia....ulala'!!!

Elegancia no trajar, no vestir, na sobreidade, nunca usar nada ostentativo, nada que chamasse a atencao, nada deselegante, nada que nao combinasse com nada e mais importante...usar roupas intimas, calcinhas, sutians , sempre cor da pele ou da cor beije e deixar para as intimidades as roupas curtas, justas, coloridas..mon Dieu!!!

Manter a aparencia sempre elegante, comer pouco sem precisar fazer regimos drasticos, morrer de fome nao...moderado, Amelia, comer moderadamente e sempre, sempre ter higiene no corpo, na casa, no trabalho....limpeza em primeiro lugar.

Manter o bom humor sempre, mesmo em momentos dificies, tentar, pelo menos tentar sorrir e sempre pensando que amanha sera' outro dia e sempre sera' melhor...

E eu tudo isto ouvia, guardava e sabia que um dia eu teria que usar, aplicar, e o tempo passou a Mestra dona Ordalia para Paris voltou, levando com ela uma agenda cheia de nomes...e eu sempre recebendo cartoes, cartas, pequenos mimos de presente, ela nunca se esquecendo de mim, e nem eu dela, mandava tambem pequenos presente e cartas, cartas de adolescente que perdeu o primeiro amor...que teve a primeira '' monstruacao'', que queria casar aos 15 anos de tao fogueta que eu era..eu era fogo na jaca ja' aos quinze...imagina agora aos 45?...tenho que contar um dia o caso do bombeiro que tentou apagar meu fogo, quase conseguiu, se nao fosse o quase , teria conseguido...nao conseguiu, fugiu, sumiu, corro atras dele ate' hoje, nunca mais achei, enfim estivemos apenas em contato por cartas e um dia a secretaria me telefona:- Amelia? Amelia Bedelia? e' a secretaria da professora Ordalia..sinto....e chorei ao ouvir a noticia e mais ainda quando ouvi a secretaria, Francinete, gente boa , gente fina, conheci no velorio, adorei....morava em Paris, que chic pensava eu... chorei mais ainda que ela me dizia que eu providenciasse tudo para o velorio e sepultamento aqui na minha cidade e me passou todos os dados ...eram outros tempos, deu uma trabalheira danada...mas Francinete veio acompanhando o caixao, tudo foi feito e de acordo com as vontades da mestra dona Ordalia..teve um enterro de primeira, e vi por ali muitas amigas minhas e outras pessoas, de outras cidades, vieram de longe...Francinete tinha telefonado uma a uma e foi um trabalhao encontrar todos, alguns ficaram de fora, nao foi possivel, mas ela ainda assim mesmo tentava por todos os meios, nao conseguiu, paciencia!!!!

E Francinete me contando por que dona Ordalia querendo ser enterrada por aqui, mesmo saindo tao caro e dando tanto trabalho:- primeiro : era sua terra natal, aqui estavam seus pais, irmaos, familia, ...segundo: ela sabia que se Francinete cumprisse o que tinha prometido 'a ela em vida, muita gente viria, como de fato vieram e que em Paris, apenas uns poucos gatos pingados e que nem talvez a conhecessem tao bem, nao fosse tao querida para eles, tinha somente um filho vivo que vivia na Australia , casado por la', filhos nascidos e casados por la' tambem, em Paris? apenas poucos conhecidos...aqui nao, centenas, e acho que deveria ter pelo menos mais de 300 pessoas no enterro dela...e ao sair do funeral, uma senhora vendedora de flores na frente do cemiterio que me conhesse de tanto que vou por la com minha mae, me perguntando:-

Ei Melia? quem e' o granfino ai que esta' sendo enterrado? algum politico? artista?...nunca vi tanta gente por aqui junta assim...e eu explicando e ela ahhhh!!! bao....era gringa entao!!! porisso este alvoroco todo...brasileiro e' besta mesmo...so' da' valor pro que e' de fora...se eu morre quem vem? ninguem...e eu pensando:-

Viu? dona Ordalia era mestra mesmo, em tudo, ate' de morte entendia...se a dona Zinha, a vendedora quer gente no seu enterro como dona Ordalia, a mestra das mestra nao iria querer tambem?...e fui embora satisfeita..Francinete tambem quando lhe expliquei no meu frances macarronico, no meu portufrances mimique...que era mais mimica que eu fazia do que qualquer lingua falava, mas ela entendia, aprendeu rapido o '' jeitinho'' brasileiro...e' esperta a francesa Francinete...se'e'....ate' o filho do dono da funeraria conquistou..sei nao, ela parece que esta' querendo ficar por aqui...quer ver o que o brasileiro lindao do Juninho tem...e eu rindo e dizendo:-

Ve logo....e vais ver que nao ta' morto nao e parado...ta' vivo, e bem vivo e mexendo...e ela foi, acreditam?

em tempo :- de tudo que dona Ordalina me ensinou nada aprendi....a nao ser ser esperta e nada fazer...sou preguicosa que so' vendo, visto qualquer coisa que tiver 'a mao...calcinha entao!!! vermelhas sao minhas preferidas ,e deles tambem, e principalmente aquelas de aberturas no meio...da frente ate' atras, assim nem precisa tirar...hahahah...coitada de dona Ordalia se me escuta falando isto...se vira no tumulo....alias, acho que ela ja' se virou faz tempo!!!

minha mae nao se conforma comigo, diz que tentou me dar a melhor educacao do mundo e falhou, que a falha e' dela...coitada!!!

nao sabe que me fez livre e solta, descabelada e descalca para o mundo...o mundo de ser feliz, de ser eu mesma...sou e acabou!!!

<<<<<<<<<<<<< >>>>>>>>>>>>>>>>>

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 31/05/2010
Código do texto: T2290228
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.