'' O BOLO ....de fuba' ""

Acordei cedo no domingo, que pena!!! adoro dormir ate' mais tarde mas o barulho da chuva, forte, me acordou, olhei no relogio e nossa!! pensei:- 6:30 da manha? tentei virar para o outro lado, nada de dormir de novo, ainda fiquei ate' as 7:00, nao aguentei , levantei, que a cama parecia que tinha espinho, em meia hora ja' tinha me lavado, tomado cafe' e meus adorados '' filhinhos'' cachorrinhos Lala' e Lilico quietinhos, Geito e Jeita, meus adorados gatinhos, dormindo bem bonitinhos e a chuva ainda continuava, mais fraca agora, sai na varanda dos fundos, humida, fria, entrei, fui na area da frente, toda molhada, olhei a rua, deserta, arrumei meu quarto, abri a janela e a chuva parecia uma cortina , quase nao dava para ver nada ao longe, fechei a janela e fui para a sala, liguei a tv.

Na tv nada que me interessasse, desliguei e fui para a cozinha e pensei:- vou fazer um bolo. Nem sei porque pensei nisto e nem gosto de bolo e sei a trabalheira que da', a sujeira que faz e depois eu teria que limpar, quase desisti, nao desisti, fui olhando tudo que eu tinha nos armarios e colocando em cima da mesa, da pia...farinha, fermento e fui na geladeira, leite, e vi que nao tinha ovos...pronto, pensei, comecou o trabalho, se quiser fazer o bolo tenho que me vestir, me maquiar, passar batom vermelho uva, colocar aneis e pulseiras , me perfumar gostoso e ir ao mercadinho la' em baixo na avenida buscar ovos...que trabalheira!!!, mas fiz tudo isto e ainda em baixo de chuva tirar o carro , me molhar e Lala' e Lilico quando me viram pegar a chave a enorme bolsa pesada de tralhas inuteis que tenho dentro e nunca uso, ja' comecaram a latir, queriam ir, nao foram nao, ficaram, vai que eu encontre ''algum'' homem bao, honesto, sincero, educado, carinhoso e queira '' casar'' e nao so' acasalar e me declare amor eterno?, eu pensando e imaginando em que mundo estou? no faz de conta so' pode ser, um homem deste jeito so' na minha cabeca mesmo, e fui.

No mercadinho lembrei, margarina!!! e fui pegando outras coisas, enchendo o carrinho do que nao preciso e lotada fui ao caixa e vi dona Eulalia e o filho dela, o Helio, por la' e ficamos na prosa lascada, dona Eulalia e' minha visinha, amo demais ela e ficamos nas risadas e fomos para cada uma para seus carros, que Helio, nervoso esperava por ela la', ( por que sera' que homens sempre ficam nervosos em mercados, lojas, e quando acompanham mulheres pioram e se a coitada encontra outra coitada e ficam no bla bla , nas fofocas, fazem uma cara!!! desaforados!!!) e cada uma seguiu para suas casas.Chegamos juntas.

Entrei com as compras, coloquei tudo nos lugares e pensando que horas seriam e olhei o relogio, nossa!!! 9:30 ja', e nisto o telefone tocou , atendi e era Marcinha, a linda netinha da dona Eulalia, ela tem so' 10 aninhos, vai fazer 11 em novembro, e pergutando:-

Melia? minha vo' falo que voce ta' fazendo um bolo e posso ir ai e te ajudar e fazer um tambem? de fuba'?

Claro, Marcinha, pode vir sim..e ficamos no bla bla..o que que vai para fazer o bolo?, ela ia trazer o fuba' , que nao e' que eu nao tinha, e esqueci de comprar?...veio rapida, dona Eularia junto, ajudando a carregar coisas e quando viu o comeco da bagunca ja' foi saindo rindo preparar o almoco de domingo pra familia dela, e me convidou e eu aceitei...Melia? vem almocar com a gente...nao aceito nao e com esta bagunca por aqui vejo que nao vai sair tao cedo este bolo nao...e se foi rindo de mim, bondosa visinha esta dona Eulalia.

E eu ensinando e Marcinha aprendendo...treis ovos, separa a clara da gema , de dois um foi para o chao, outro na mesa, limpei na hora, odei cheiro de '' fresquim'' de ovo cru...uack!! tenho nauseas deste cheiro, e quando pega nas loucas e voce coloca na pia, nao lava na hora? meu deus, que cheiro de ovo, de '' fresquim'' que fica e nao sai se nao souber lavar, e se guardar a louca assim deus o livre, o cheiro entra na hora no nariz...entao lavo com po' de cafe' usado, esfrego com limao e borra de cafe', sai na hora...tiro e queda!!! e treis chicaras de acucar, treis de trigo, margarina e bate as gemas com o acucar e a margarina...

Marcinha adorou e passava o dedo e lambia, queria comer tudo....eu ria e ela queria, nao comeu...vai colocando o trigo, batendo, colocando o leite, ve se da' o ponto e coloca as claras batidas em neve...mistura tudo, ve se nao ficou pelotes de trigo e bate, bate...eu tenho batedeira mas como sou preguicosa e odeio lavar aquelas pas de bater, nojentas!!! brigam comigo sempre, teimam em nao deixar sair o resto do bolo batido, ingratas pas!!! entao bato na mao mesmo e fica bom assim mesmo....e por ultimo o fermento, unta a forma com margarina e trigo e poe para assar....nao pode abrir o forno Marcinha, senao '' mucha'' o bolo e ela querendo saber e eu dizendo para ela perguntar para a professora de quimica, de fisica, mas eu acho que e' porque entra ar frio ...e o bolo crescendo, e eu e Marcinha vendo pelo vidro da porta do forno..e fomos fazer o outro, de fuba'...tudo se repetindo, ela fazendo, quase a mesa nao alcancando, e tinha se enjoelhado em uma cadeira e batia, mexia, derramava, fazia sujeira e bagunca..e Lala' e Lilico comendo o que caia no chao..e ela de proposito quando pensava que eu nao via, jogava um pouco no chao com a colher e eles dois, danados, lambiam.

O primeiro bolo ficou pronto, tirei, espetei um palito, saiu limpinho e eu ensinando Marcinha e ela aprendendo que quando o palito sai limpinho, sequinho e' sinal que o bolo que era quase liquido ficou pronto, assadinho...e ela cheirando o bolo, tinhamos colocado gotas de extrato de laranja e baunilha...que cheiro bom!!! ela queria comer na hora, estava quente...espera esfriar um pouco Marcinha, se cortar agora, esfarela, e colocamos o de fuba' para assar...e quando estava ficando pronto o cheiro hummmmm!!! e Marcinha ja' comendo uma fatia do primeiro e bebendo leite gelado e amando, adorando e eu limpando tudo...ficou tao limpa a cozinha que dava gosto e o bolo de fuba' ficou pronto, tirei, Marcinha agora foi ela, espetou e gritou:-

Melia ta' limpinho o palito, o bolo cozinhou, ta' pronto entao?

Sim Marcinha, mas nao e' cozinhou... e' cozido..mas neste caso e' assou,mas eu tambem nao? que diferenca faz, assado, cozido, cozinhado, no mundo ludico da crianca Marcinha ela fala errado e se entende, e eu :- deixa esfriar Marcinha e vamos ver se ficou bom....ela sentou, ficou olhando os dois bolos, um ja' faltava um bom pedaco o outro , inteiro, cheirava tao bom tambem, que me lembrava um milharal, curau, pamonha e fui falando pra Marcinho isto e ela animada, danada:-

Melia? no outro domingo vamos fazer curau, pamonha? eu rindo e dizendo, que nao sou boba nem nada:- nao sei fazer direito Marcinha, mas vamos falar com sua avo e se ela concordar fazemos la' na cozinha dela, eu compro tudo e ela nos ajuda, ta bao?...ela adorou, dona Eulalia, coitada, aceitou e riu e falou na minha cara:- Amelia, como voce e' esperta...e' porisso que te adoro , e eu dei um abraco nela.

Fui almocar na casa da dona Eulalia, que almoco de domingo que ela faz para a familia, coisa de loco!! e nossos bolos fizeram o maior sucesso...o meu ainda sobrou, mas o de Marcinha, o de fuba', sumiu assim ohhhh num vapt vupt...ela mesma comeu quase tudo e ainda guardou um pedaco, que embrulhou em papel aluminio, para levar para a Deise, sua professora, e minha amiga...Deise me ligou na segunda a noite, e ficamos trocando receitas...nao tinhamos nada para fazer mesmo, e como ela tem um irmao lindao, divorciadao , ficamos falando dele, de bolos, bolos que levamos e demos na nossa vida nos namorados ,e levamos dos namorados, tambem, ...e nenhum foi de fuba', foi da vida mesmo..demos cada bolo nos bobos que so' vendo, mas em compensacao levamos cada bolo dos bobos espertos tambem que choramos muito...e eu e Deise rindo.

Gente!!! eu levantei as 6:30 da manha no domingo e como passou rapido!!! quando vi ja' era 8:00 da noite e entrando em casa liguei a tv. e ouvi o plim plim e eu sabia...amanha e' outro dia, de trabalho e fui comer o ultimo pedaco do meu bolo, nao o de fuba que nao tinha mais, com um copo de leite gelado e fui....dormir.

Boa noite, ate' amanha....apaguei, nada mais vi, sonhei ...com bolos...de noiva...que lindo!!! era meu...acordei assustada...que pesadelo!!!

<<<<<<<<<<<<<<< >>>>>>>>>>>>>>

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 24/05/2010
Código do texto: T2276389
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.