'' IMAGENS , se diluindo como espumas das ondas na areia da praia

Tio Felix faleceu no primeiro dia de Maio, dia do trabalhador, que ele nunca foi um deles, ele, Tio Felix , era adepto do lema cantado em prosa e verso, musica e letra "" Trabalhar? eu nao...eu nao, quem quiser suba o morro venha apreciar a nossa '' uniao''..."", e neste caso '' uniao'', tirado do ingles Union, significando sindicato protetor do '' malandros refinados'', dos malandros '' bon vivant'', agora tirado do frances, malandro fino, bom na arte do bom '' papo'' e do bem dizer na lingua deles "" enquanto existirem trouxas existirao bons malandros "" e dava-lhes papo e os '' trouxas e credulos '', caindo na labia sabia e providencial dele...davam de tudo para Tio Felix, era so' ele pedir, e como sabia pedir, labiar, e ja' vinham com as maos estendidas para ele, e na mao, cheia, se via...dinheiro!!!

Tio Felix faleceu aos 88 anos bem vividos e bem no dia 1o.de Maio, dia do trabalhador , que ele nunca foi um deles...tirou carteira de trabalho um dia,guardou na gaveta e de la' ela so' saia para prova de documento, registro de trabalho? nenhum!!! contava minha falecida mae, que deus a tenha, mas ela tambem ajudava a que ele nao trabalhasse..vivia dizendo"- coitado do Felix...tadinho!!! "" ..e eu nunca entendi o que significava estes coitados, estes tadinhos...ele nasceu bonito, forte, cresceu mais bonito ainda, diziam, e sempre a melhor comida, a melhor roupa, o melhor tudo era para ele..sempre ele, contava minha tia Angela, que por ser a mais velha, junto com meu tio Antonio ,tinham que trabalhar para sustentar o '' bon vivant'', desde pequeno foi assim...minha avo' mimando, meu avo nao gostando mas concordando, minha mae ajudando e meus tios protestanto...meus tios se casaram , sairam de casa e nunca aprovaram o que minha avo' e minha mae faziam com Tio Felix...e quando meu avo morreu e minha mae se casou foi morar na casa dos fundos de minha avo' e continuou na ''' mimassao '' do Tio Felix, meu pai bronqueava, ela maneirava, mas fazia escondido, ajudando a aumentar a malandragem dele, e quando eu nasci minha mae piorou, tirava dinheiro escondido de meu pai, dizia que era para mim e dava para Tio Felix, com isto tinha as gracas de minha avo'', que vivia 'as turras com tia Angela e tio Antonio, por causa que eles nao aprovavam as atitudes dela e de minha mae com relacao ao Tio Felix.

E quando eu nasci uma coisa boa aconteceu, Tio Felix se encantou comigo, fui crescendo e ele me mimando, me presenteando e agora era a situacao ao inverso...ele fazendo todos os meus gostos, meu pai vivia dizendo, conversando com ele..meu pai foi a unica pessoa que Tio Felix respeitou na vida, conversavam muito, eram amigos e o que meu pai dizia Tio Felix fazia, acatava e quando tinha que me presentear, me mimar com algo, primeiro perguntava 'a meu pai, se eu merecesse, tivesse tirado boas notas, me comportado tudo bem, do contrario neca..nao deixava e Tio Felix, muito a contragosto concordava , e assim cresci e quando estava nos meus 15/16 anos Tio Felix saiu de casa, foi para a Capital Federal que naquela epoca era ainda o Rio...corria os anos 50....ele escrevia, nunca vinha...os anos 60 passando...ele continuava mandando presentes, especialmente para mim..veio para meu casamento, coisa rara, mas ele veio..e diziam que nao tinha envelhecido, estava bem de aparencia, e melhorado muito de vida...e sumiu de novo...e os anos 70 se foram...80...90...2000...e nestes anos todos eu ia muito ao Rio, nos encontravamos no hotel que eu ficava..nunca soube onde ele morava de verdade e em 2009 recebi um telefonema e fui ao Rio...o taxi me levou para Botafogo, uma casa perto do campo e la' estava Tio Felix, no fim da vida..e me passou uns papeis, uma pasta tipo 007, antiga, tinha um fecho com segredo, me passou o segredo, me fez abrir, verificar tudo..pasta 1, pasta 2 .eram 5 pastas, me fez fechar, abrir varias vezes para ver se eu tinha guardado o segredo...guardei, vou levar para o tumulo os numeros..ufa!!! ele estava bem doente e uma senhora tomava conta de tudo, da casa e dele tambem...e no fim de abril de 2010 outro telefonema e fui ao Rio novamente e fiquei por la'...ele faleceu, providenciei tudo, trouxe para minha cidade, enterramos e Tio Felix fechou com chave de ouro sua vida de malandro bom, de papo, de ginga...de '' bon vivant'', no entender dele era assim que a vida tinha que ser vivida...

Desde o dia que saiu de casa, foi para o Rio, a vida de Tio Felix foi um segredo guardado 'a sete chaves...mas agora ao abrir as pastas....que maravilha!!!...primeiro fiquei sabendo que deveria ir procurar o advogado tal no Rio..eu era seu unico herdeiro...puta que pariu, que merda!!! eu agora nos meus 66 anos de idade e herdeiro do '' milionario Felix .....""..tinha acoes, contas bancarias e varios imoveis no Rio, em Copacabana e Ipanema a maioria...e ele, o filha da puta do Tio Felix tinha me deixado passar uma vida de '' amarguras'', de sofrimentos , trabalhando duro a vida toda, ganhando merrecas e ele juntando fortuna para me deixar agora? no quase fim de minha vida tambem? puto, cachorro..e minha esposa me ouviu falando estes palavroes alto, veio ver o que estava acontecendo e me dizendo:-

Zezito!!! para com isto, para ja'....o dinheiro era dele, ele tinha o direito de fazer o que bem entendesse, o que bem quizesse..para, nao quero mais ouvir uma palavra sobre isto....e saiu.

Parei, pensei..pensei, e'''''' realmente, tudo era dele...so' que agora e' meu...eu sou o dono...e com raiva dela, da esposa, mostrei a lingua, nas costas dela, e' claro, dei uma banana com os bracos...e me '' recostei'' na minha poltrona, agora eu era o '' milionario''...e iria aproveitar....pensei, sera'? com esta minha familia faminta por $$$$...sera"? vou ter que controlar, negar, mentir, dizer que nao tenho...senao!!! assim que souberem vao vir comecar a pedir...vou dizer ao advogado para dizer que nao tenho tudo isto...e, credo!!! parei com estes pensamentos....nunca fui assim...nunca serei...chamei minha esposa, mostrei tudo, ficou pasma, ligou na hora para as filhas, vieram, os genros tambem, netos pedindo...todos pedindo...eu negando!!

E no meio de tudo isto cartas, de Tio Felix, para mim, escrita nos anos 70, e outros anos, um envelope amarelado, uma maco de folhas dobradas ao meio, bem conservadas ainda, e eu li tudo, tudinho..e uma das cartas de janeiro de 2010, datada dia 7, me encantou :-

"" Zezito...uma coisa que nunca ninguem da minha familia soube: eu quase, quase me casei...nao convidei ninguem, nunca disse nada disto para ninguem...e nem para voce, e' um segredo so' meu, que agora reparto com voce...eu nao era tao ruim como pensavam nao..era apenas meu '' modos vivendi ''...e aqui vai:-

Janeiro de 1970, dia 7....hoje conheci o amor de minha vida...sei que e' ela, sei.sei..e acabou...fui 'a praia Vermelha como sempre faco, fico na areia, que na areia e' que estao os melhores '' peixes'', os tubaroes, os trouxas de plantao...tenho fisgado cada '' um '' por la', me dao de tudo, me sustentam...eu vou falando e todos escutando, elas e eles tem do' de mim..que so vendo!!! e hoje conheci o melhor peixe que um pescador como eu pode pescar...Sheila...tem 20 anos, eu ja' a tinha visto por aqui...mas sempre junto com amigas, ficam tomando sol, jogando, se queimando...e hoje veio so', me olhou, olhei...joguei a isca e quem foi fisgado fui eu...ela ja' me amava, me confessou...eu amei agora, olhando os lindos olhos castanhos e o corpo perfeito no maio, e fiquei imaginado tudo aquilo sendo meu...eu nunca tinha namorado serio, nunca tinha amado tanto assim....namorei serio, ficamos noivos, conheci sua familia e fiquei sabendo que ela tinha rompido o noivado com um tal de Lucio, professor de uma universidade, quarentao e apaixonado por ela....e dentro de um ano marcamos o casamento, e o dia se aproximando e Lucio nos ameacando e dizendo coisas e ninguem se importando...Sheila, e a familia dela tambem, diziam:- cao que ladra nao morde...o casamento do civil e religioso seriam na igreja...uma novidade que Sheila insistiu, tinha assistido um filme americano e era sonho dela, concordei...foi uma difilculdade, nem escrivao aceitavam , nem padres...mas $$$ na mao e' vendaval...aceitaram!

Sheila estava linda....entrou, recebi e fomos 'a mesa ao lado do altar para o casamento civil....e antes que a cerimonia se iniciasse entrou Lucio, armando e atirando que nem louco...atingiu Sheila no peito, no coracao....eu ainda empurrei, entrei na frente, nao deu, levei balas no corpo, nos bracos e pernas...nada mais vi.

Sheila se foi. Virgem...eram os anos 70, nao se esqueca. Eu fiquei...solteiro, o casamento nao se consumou, ninguem assinou nada, nao tive Sheila para mim, ninguem teve, e eu fiquei sem vida propria para sempre, nunca mais amei, nunca mais me casei.Lucio pegou 30 anos, e quando saiu era um velho, alquebrado, meio curvado, olhar acinzentado, sem vida...coitado!!! eu fui esperar na saida, nos abracamos, choramos, me pediu perdao...eu perdoei e disse que quem perdoa era o homem la' em cima....mas ja' tinha perdoado muito tempo antes e o pobre faleceu meses depois, so' tinha eu no enterro...e quem pagou por tudo fui eu....mas ele tinha dinheiro em uma conta bancaria, tinha deixado para um ''lar'' de velhos...nao era mau, apenas tinha paixao...e paixao mata, amor nao.. nao ve o meu? continuei amando Sheila..e vou amar sempre...e nestes anos todos a imagem dela foi sumindo, a linda Sheila, do corpo de sereia, maio preto, justo, colado no corpo, revelando tudo...que linda era!!!, e a imagem dela sumindo, voltando 'a minha mente...como quando voce escreve na areia da praia, vem a onda, leva um pouco..ainda da' para ler algo, da' para ver um pouco da imagem....vem outra onda e leva tudo...fica nada, a areia fica lisa, lisinha, lisinha de novo...e eu tenho que olhar as poucas fotos que guardei da linda Sheila para reavivar minha memoria...nao tenho um porta retrado dela nao, seria muito sofrimento, no comeco coloquei no criado mudo , nos dois lados, uma foto mais linda que a outra, deitava e olhava, acordava e olhava, e sofria demais...tirei das molduras, guardei e so' quando quero que a imagem volte vou pegar e olhar...uma das fotos ela esta' sorrindo, na outra seria....e acho que estou ficando louco ou entao estou morrendo...hoje peguei as duas fotos...as duas sorrindo. e....desculpe vou mudar de texto....sempre te amei Zezito...voce foi o filho que nao tive.....acredite. Felix ""

Imaginou?...diz na carta que sempre me amou...que eu fui o filho que ele nao teve...imaginou se eu nao fosse tudo isto entao?

Goethe escreveu '' Fausto''? em quem sera' que ''ele'' se inspirou?...em mim?

Era jovem, tinha vigor e energia...mas nao tinha dinheiro.

Na meia idade ainda tinha vigor e energia...mas ainda nao tinha tanto dinheiro, entao nao tinha tempo.

Na velhice tenho tempo, tenho dinheiro...herdado..mas nao tenho mais vigor e muito menos energia....que putaria!!! que fizeram da minha vida....eu sou puto, ele foi puto...somos putos!!!, alias, so' eu sou puto...ele foi '' malandro'' ate' o fim, eu fui o trouxa sem fim.

***************************************

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 22/05/2010
Código do texto: T2272282