Marineusa e suas histórias

Marineusa é ótima. O perigo é quando ela pensa. Quando a Marineusa mudou de Estado, não falo estado civil, ela foi morar em outro estado, a filha chegou e recomendou: mãe nada de furar as paredes, não faça jardinagem, nada de decoração, porque a casa não é sua é alugada e também não compre nada, só o necessário, pois sua estadia aqui não é definitiva. Gaste com coisas pra você, compre coisas bacanas, roupas, jóias, acessórios. Marineusa ouviu tudo e foi fazendo um olhar parado de quem está em transe. Algumas vezes isso dura dias, pode durar até mês. Ela não fala e olha o vazio. A filha, percebendo, perguntou mãe em que você está pensando. Marineusa respondeu nada. E a filha falou assim é melhor porque quando você pensa é um perigo. Marineusa não respondeu mas pensou: ora bolas! Quando eu mudar de casa quem vai tapar os buracos da parede, não vai ser euzinha aqui? Ela saiu e comprou uma furadeira. A casa está ficando decorada e vai bem obrigada. Certa ocasião, Marineusa estava grávida da filha mais nova e resolveu arrumar o quarto de brinquedos da mais velha. Se atirou na tarefa de corpo e alma. No final parou para admirar o efeito da decoração. Foi quando viu que esquecera a casinha de boneca de madeira que deve pesar uns seis quilos. Ela olhou estava tudo tão perfeito que resolveu o assunto colocando a casinha na parede. Furou a parede, colocou um gancho e pendurou a casinha. Não sabe como e nem ela sabe explicar o que foi que aconteceu, pois o gancho estava firme lá, mas a casinha caiu da parede direto na cabeça de Marineusa. Lavada em sangue foi encontrada segurando a tal casinha, o marido de Marineusa, quando viu a sena, não se compadeceu. Acho graça e exclamou: eta Marineusa, pode se desmantelar, se machucar mas não larga o patrimônio! Outra ocasião ela foi com a filha e a neta de dois anos ao aeroporto. Lá chegando, colocou a criança dentro daqueles carrinhos com direção e foi dar um giro. Parou na frente das vitrines para ver as novidades, depois entrou em outra loja e nesse meio tempo a filha chegou e perguntou, mãe onde está a minha filha? Marineusa apontou a portinha do carrinho e disse está aqui! A moça apavorada disse, mãe ela não está ai coisa nenhuma! Marineusa respondeu: Claro que está menina! Foi quando ela olhou para dentro do carrinho e a criança tinha escapulido. Foi encontrada meia hora depois atrás do bebedouro. Hoje se a filha deixa as meninas com a avó escreve um jornal de recomendações e frisa, coloque sempre o cinto de segurança e aperte a mão da maior. E fica ligando o dia inteiro para ver se está tudo bem. Ora, se Marineusa cuidou de três filhos, não vai dar conta das netas? Mas aí a Marineusa pensa, eu acho que ela nunca perdoou o fato de eu ter esquecido dela e do irmão no colégio, os dois tomaram sopa com as freiras e assistiram a novela das oito. A Marineusa só deu falta deles na hora em que chegou em casa, mas naquele tempo nem existia telefone celular.