O AVARENTO

UM CERTO HOMEM SABIDO ,VIVIA A GUARDAR MOEDAS

NUM GRANDE SACO DE JUNCO.

MAIS UM DIA NUM BANCO DE PRAÇA ,CANSADO ADORMECEU

MAIS MEIO ESTONTEADO SAIU DALI TODO APRESSADO

E O SACO DE MOEDAS ,SOBRE O BANCO ESQUECEU.

PORÉM UM CAMARADA ,POBRE , HUMILDE COMO MUITOS OUTROS

QUE TAMBÉM SE ACOMODAM PELAS PRAÇAS ,PERCEBEU O SEU DESCUIDO

TRATOU LOGO DE SEGUI-LO E PREOCUPADO A DEVOLVER O QUE NÃO LHE PERTENCIA

QUAL NÃO FOI SUA SURPRESA AO QUERER FAZER UMA BOA AÇÃO ,FOI HUMILHADO ,MAL TRATADO E ATÉ XINGADO DE LADRÃO .

POIS O HOMEM DONO DAQUELE SACO DE JUNCO SABIA EXATAMENTE QUANTAS MOEDAS ELE JÁ HAVIA JUNTADO , EXATAMENTE QUARENTA MOEDAS . VAIDOSO PELOS SEUS PERTENCES E AVARENTO POR NATUREZA LOGO SE PREOCUPOU COM A RECOMPENSA QUE

PODERIA OU TERIA QUE DÁ AO HUMILDE SENHOR E FOI LOGO DIZENDO, VOCE SABE O QUE TEM AÍ DENTRO , VOCE VIU ? O HUMILDE SENHOR LHE RESPONDEU ; MEU AMIGO EU SÓ ESTOU A DEVOLVER O QUE NÃO ME PERTENCE E SEI QUE ISTO AQUI É SEU, O SENHOR ESQUECEU LÁ NO BANCO DA PRAÇA .MAS O AVARENTO INSISTIA EM LHE PERGUNTAR, VOCÊ NÃO SABE MESMO O QUE TEM AQUI DENTRO DESTE SACO ? O HUMILDE SENHOR AFIRMAVA NÃO , NÃO VI , NÃO SEI ; AINDA BEM DIZIA O AVARENTO POIS, SAIBA QUE SÃO MOEDAS DE OURO QUE DURANTE ANOS EU VENHO GUARDANDO COMIGO E, TEM EXATAMENTE CINCOENTA MOEDAS ,VEJA ! CINCOENTA MOEDAS E LOGO COMEÇOU A CONTAR NA FRENTE DO POBRE E HUMILDE SENHOR QUE SIMPLESMENTE SE LIMITAVA A OBSERVAR SEM GRANDES INTERESSES POIS , NÃO ESTAVA QUERENDO NENHUMA RECOMPENSA .VEJAM MEUS SENHORES ! NA VERDADE NAQUELE SUJO SACO DE JUNCO O SENHOR AVARENTO SABIA MAIS QUE NINGUÉM QUE CONTINHA APENAS , QUARENTA MOEDAS E NÃO CINCOENTA .

RESULTADO : COM ESTA BELA DESCULPA O AVARENTO SENHOR ENCONTRAVA UMA BOA RAZÃO PARA NÃO RECOMPENSAR AQUELE QUE SÓ SE PREOCUPOU EM AJUDA-LO INSINUANDO QUE, AS MOEDAS IMAGINARIAMENTE FALTANTES TERIAM SIDO SUBTRAÍDAS POR ELE EMBORA, O HUMILDE SENHOR APENAS QUERIA MOSTRAR QUE UMA BOA AÇÃO PODE SER FEITA A QUALQUER HORA SEM NOS PREOCUPARMOS COM OUTRAS RAZÕES ( DÊ A CESAR O QUE É DE CEZAR ) .CARATER , HUMILDADE , HONESTIDADE, SÃO VIRTUDES ADMIRAVÉIS QUE SOMADAS A UM POUQUINHO DE FÉ NOS LEVA AO CAMINHO DO CÉU , DA SALVAÇÃO ETERNA .A PROPOSITO: VEJAM SÓ; O AVARENTO MORREU.CHEGANDO AS PORTAS DO CÉU A FILA ESTAVA IGUAL ÀQUELAS QUANDO SE VAI AO INNS, GRANDE DEMAIS E LÁ, SÃO PEDRO ATUANDO COMO JUIZ ESTAVA A RECEPCIONA-LOS .CHEGANDO A VEZ DO RESPECTIVO SENHOR , O AVARENTO ; SÃO PEDRO LHE PERGUNTARA , O QUE É ISTO QUE TRAZES AÍ NAS COSTAS ? EFUZIVAMENTE DE PRONTO, O AVARENTO LHO RESPONDEU FINGINDO HUMILDADE ,SÃO MINHAS COISAS MEU AMADO E BOM SENHOR . ENTÃO O JUIZ QUE ALÍ ESTAVA SABEDOR DE TODAS AS COISAS; SORRIU... E DISSE AO AVARENTO , AFIRMANDO ,MAS ESTE SACO DE JUNCO QUE TRAZES AÍ NAS COSTAS NÃO É O SEU ... O SEU NÃO TINHAM CINCOENTA MOEDAS DE OURO ? ESTE SÓ TEM QUARENTA .

Nota : - A verdade sempre prevalece mesmo que depois da morte já, que a mentira tem pernas curtas.

Nay
Enviado por Nay em 02/05/2010
Código do texto: T2232524