MANUELA......a '' manquela''.

Fazer parte de certas comunidades nem sempre e' facil.

Faco parte de um grupo que atende pessoas necessitadas de tudo, e como sou um dos mais '' velho'' do grupo, pelo menos assim pensam os mais novos por la', muitas vezes, assuntos que envolvem idosos me chamam para ajudar. E eu vou com muito gosto atender meus caros '' colegas'' velhinhos e velhinhas...da' do' , nao da'? se da'!!!!

Dias destes fui eu e meu amigo Odair fazer uma visita a um casal de velhinhos que vivem em um barraco na periferia da cidade, nao tem ninguem que cuida deles, e la' fomos nos levando alimentos, remedios, que o Odair tinha ido antes la' e pegou as receitas e compramos,demos alguns '' trocados'', roupas, enfim ,ajudando no possivel e na medida das necessidades deles...

Odair parou o carro la' embaixo na rua e tivemos que ir subindo, eu na frente e o Odair parando para falar com Deus e todo mundo, ele e' bastante conhecido por la' e querido tambem, merece, e' uma boa alma , o Odair..e eu na frente e quando chego na porta do barraco vejo uma cena tao '' idilica', tao romantica que so' vendo!!!....

Uma mesa, um velhinho sentado em frente 'a mesa, com uma caneca grande em uma mao, tomando o que quer que fosse, e na outra mao um pedaco de pao e com um ar tao feliz, e a velhinha de pe', do outro lado da mesa, ao lado do velhinho, com um pao enorme na mao, cortando fatias e entregando para o velhinho...no chao um gato preto e branco, sentado, olhando para o velhinho, com uma carinha de "" nao vai me dar nem um pedaco deste pao''?..e eu fiquei contemplando esta cena...achando linda, linda e o Odair chegou e ja' falando alto e acabando com o '' idilio'' e bummmm....estourou a bolha da ilusao...

Entregamos tudo e saimos.

Quinze dias depois Odair me procura e me pede que va' com ele a um velorio, e me explica:- e' daquele senhor que visitamos, o marido, daquele casal de idosos que tinha um gato preto e branco, lembra-se?...me lembrei e fiquei com pena, que triste e la' fomos nos para o tal velorio e quando a velhinha viu o Odair, chorava que dava pena e quando me viu, me abracou e me pedia:-

Seo Ze? faiz favor pra mim...fica com minha gatinha, fica com ela para o senhor, seu Ze'..por favor...a coitadinha ta' la' agora sozinha, deve ta' morrendo de medo...vai la' agora, pega ela e leva pro senhor...e eu com um no' na garganta prometi que faria, eu nao sabia como iria pegar a gatinha e perguntei:-

E' aquela preta e branca? como e' o nome dela?

E', e' aquela sim...Manuela seo Ze'...mas eu chamo ela de

'' manquela'' e ela vem que so' vendo...

E na volta do velorio eu e o Odair pegando a gatinha Manuela, a manquela...deu o que fazer para enfiar a danada no saco que arrumamos, se batia , miava que nem louca e eu pensando como iria fazer quando chegasse em casa.....liguei para a esposa , contei tudo e ela que adora gatos, ja' me ensinando:-

Quando chegar aqui em casa, nao abre o saco nao...me chama que vou no portao, do lado de fora e faco uma reza e ela fica mansinha, mansinha e nao foge nao...e assim fiz.

O Odair parou o carro, desci carregando o saco que tinha dentro a gatinha Manuela, a manquela...que bonitinha!! minha esposa ja' foi chegando e falando com a danada da Manuela, a manquela, e ela foi se acalmando, ficou na paz...abri a boca do saco e ela deitada...minha esposa foi chamando , ela veio e minha esposa cortou um pedaco da ponta dos pelos do fim do '' rabo'' e esfregou '' as coisas'' da gatinha Manuela, a manquela, no portao e jogava pedacos do pelo do fim do rabo, e assim fez tambem na porta da entrada, da garagem...e soltou Manuela,a manquela, e nao e' que a danada ja' ronronando e se esfregando nas pernas da minha esposa? nao fugiu e nao foge mais, e' da casa agora!!!!!

Sao treis agora. Mimi, a negra francesa, toda mimada, dengosa, veio pequenininha, negra inteirinha, nao tem uma manchinha nao, tem e' colar imitando diamantes, ''treess chic...ate' mia diferente..nao miau..e' '' maui'', danada, e' toda '' superior'', se considera a dona da casa, pois antes dela nao havia outra e durante um ano foi so' ela...a rainha , ate' que veio a vira-lata, tomba-lata, cinza e branca, a linda Chiquita, a Bacana...la' da Martinica, esperta, viva, danada, e Mimi na sua superioridade so' olhava, como dizendo:- tenho que conviver com "" isto""? teve, mas ate' hoje, quase um ano depois ainda , Mimi anda como se fosse Maria Antonieta e se esconde nos mais altos dos moveis, dos lugares, nao adianta, a Ratagata da Chiquita nao da' sossego, persegue, morde, arranha, bate, da' tapas e esconde a pata, bem caracterista de gatas, pula em cima da Mimi, e Mimi fugindo, correndo e dando tapas tambem..e rolam de dar gosto e vira festa e diversao na casa....Mimi e Chiquita, que dupla!!! e agora...

Mimi e Chiquita ficaram paradas olhando para Manuela, a manquela...Mimi muito educada foi se aproximando e cheirando e se esfregando , ja' Chiquita veio pulando, derrubando tudo e a coitada da Manuela, a manquela se esquivando...Mimi foi deitar na cabeceira do sofa e de la' ficou so' apreciando, ja' Chiquita conseguiu derrubar o vaso de rosas, com agua e tudo, subiu que nem um tiro na mesa da cosinha e de la' pulou para o encosto da cadeira, pulou na pia, pulou para o chao e em tudo isto que fazia, olhava para Manuela, a manquela ,como dizendo:- vem? nao vem nao? e como Manuela , a manquela, nao foi, nao ia, voltou e de raiva rasgou uma sacola plastica com panos de limpeza que estava por ali perto da pia e deixou tudo uma bagunca pela cozinha e foi se esconder na gaveta de baixo da comoda...viu gaveta aberta? entra dentro , se esconde no meio das roupas e se fechamos, fica miando por la', ate' alguem ir abrir e ai sai que nem um tiro e quem abre leva aquele susto....

E agora e' o trio...Mimi, Chiquita e Manuela, a manquela, aquela farra...Manuela , a manquela nao...e' sossegada, tranquila, faz dupla com Mimi e fica so' de olha na Chiquita, a Ratagata..parece uma ratazana...de tanto que corre e se esconde...danada!!!

E a velhinha tinha sido levada para um Lar de idosos, o Odair arrumou tudo e fui eu e ele leva-la, ficou bem por la', pelo menos nao chovia mais onde dormia, nao tinha goteiras por la', pobre!!! chorava tanto de saudades do '' velho'' dela e da Manuela, a manquela, levei fotos para ela ver e ela ficou com todas e mostrava para a novas amigas e sempre ou eu e Odair iamos por la' ou ele ia ou eu para ver como a velhinha estava.

Manuela, a manquela, um dia , logo cedo, comecou miar, miar e foi em direcao da porta, e ficou na miacao um tempao, nada acalmava, nem carinho, nem colinho gostoso da esposa, que no meu ela nao vem nao, nao sou muito gateiro nao, e a esposa fazendo de tudo e ja' estavamos quase levando ao veterinario quando Odair chega e me diz que a velhinha tinha falecido logo cedo e se eu podia ir com ele providenciar tudo para o enterro. Fui.

A funeraria veio e arrumou bem bonitinha a velhinha, e eu na hora final da despedida, que por ali so' tinha os homens da funeraria, Odair , eu, e a diretora do Lar, dei um jeito e coloquei na mao da dona Ordalia , a velhinha, uma foto bem bonita da Manuela, a manquela, nao levou a original mas levou uma foto...espero que fiquei contente e quando tiver saudades da Manuela, a manquela, faca duas coisas...pode ir la' em casa visitar, ninguem vai ter medo da dona Ordalia por la' nao...era tao meiga!!! ou entao fique olhando a foto, mirando a gatinha Manuela, a manquela...e de repente me veio:-

Por que manquela?...ela nem mancar manca e engracado, me pareceu ouvir a voz de dona Ordalia...:- e' que eu nao sabia, no comeco, falar Manuela, entao falei '' manquela'' e eu so' a chamava assim..:- vem manquela vem...e ela vinha...que bonitinha!!!'''

Paramos de chamar de manquela..agora e' so Manuela, e ela vem contente do mesmo jeito...e quando chamamos de manquela, fica parada, olhando, olhando, como se estivesse nao entendendo e dizendo:- onde esta' dona Ordalia?...e eu um dia destes olhando bem no olho de Manuela falei alto que ate' minha esposa levou um susto:

No ceu Manuela, no ceu...e sabe que me deu alegria, Manuela sentiu e no meu colo veio, pela primeira vez...linda Manuela!!

**********************************

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 02/05/2010
Reeditado em 02/05/2010
Código do texto: T2232102