A CERTEZA

Certeza. Alívio para a dúvida. Instrumento para a verdade. Tranquilidade para a religião. Tantos tiveram certeza e morreram por isso. Tantos tiveram certeza e salvaram vidas. Podemos dizer, com certeza, que uma das certezas mais antigas e famosas da humanidade é a do sistema solar. Na Antiguidade, todos acreditavam que a Terra era o centro do universo e que todos os planetas, inclusive o Sol, giravam em torno dela. Era a teoria geocêntrica. E ai de quem dela discordasse!

Aí veio o matemático polonês Nicolau Copérnico e acabou com essa certeza acreditada por Aristóteles, Ptolomeu e vários outros filósofos gregos. Com a sua teoria heliocêntrica e vários cálculos que não vale a pena explicar, Copérnico demonstrou não só que a Terra não era o centro do Sistema Solar como provou que o Sol, sim, o astro-rei, o é. E sobre esse assunto todos têm até hoje absoluta certeza e ponto.

Já há certezas que estão até na lei, viram até um mantra, mas parece que de nada adiantam. "Ninguém é superior a ninguém" ou "Todos são iguais perante a lei". Quem já não ouviu essas frases? Já notou que elas são proferidas sempre numa situação de injustiça? Mesmo assim, ter certeza é uma necessidade do ser humano. Já dizia o filósofo e lógico britânico Bertrand Russel: "O que os homens realmente querem não são conhecimentos, mas certezas".

Todos têm que estar certos de alguma coisa, mesmo que não tenham a absoluta certeza. Quem já não titubeou diante da pergunta: "Você está certo disso?" Longe de dar à certeza um status de onipotência. Afinal, a própria certeza, se pensarmos direitinho, não pode ter certeza de que tudo é preto no branco. Nas ciências, não existe a certeza absoluta, mas verdades relativas. Tudo é certo até que se prove o contrário. E o contrário quase sempre se pode provar.

No amor, assim como nas ciências, não há como confiar na certeza. Temos certeza que amamos e que somos amados, mas podemos garantir isso para sempre? Quanto de certeza tem o nosso amor e quanto tem quem nos ama? O sábio Vinicius de Moraes disse, em outras e belas palavras, que a certeza não é tão certa assim no amor: "Que seja infinito enquanto dure".

Aliás, dizem que o universo é infinito. Isso por enquanto é uma certeza, ou não? Mas será que se sustentará daqui a quinhentos anos? Ninguém pode ter certeza. Pelo menos cem por cento não. Mas, mesmo sendo assim, tão incerta e por vezes traiçoeira, precisamos da certeza, nem que seja para, vez ou outra, camuflar as incertezas.