DONA NINA....coitadinha!!!

Dona Nina nasceu Leontina, mas desde pequenina ja' foram apelidando de '' Nina'', a ''talhanada'' por aqui e' fogo, poem nomes bonitos nos filhos e em seguida, rapidinho, colocam apelidos que ficam para a vida toda, uma amiga de minha mae era dona Niza, o nome verdadeiro era Eliza, de pequena os avos, italianos claro, comecaram a chamar de Niza , ficou, pegou tanto que quando morreu, velhinha, velhinha, acho que 90 e tantos , tiveram que colocar no jornal da necrologia "" Eliza Capriti '' ( dona Niza ), se nao ninguem na cidade iria saber quem era...pode?, e eu ontem fui visitar dona Nina.

Leontina foi linda, era filha de italianos do norte da Italia, loira, alta, olhos azuis, corpo bem feito, sempre me mostrava fotos dela, de moca, do casamento , da lua de mel, da vida toda dela...um amoreco de mulher, boa mesmo, prendada que so' vendo, minha mae morria de inveja dela gostar tanto de mim e por ela ser prendada, fazer comidas gostosas, bolos , doces e salgados, tudo uma delicia.

Eu vivia la' na casa dela, era meio longe mas eu ia assim mesmo, era amiga das filhas dela, dos filhos, estudavamos na mesma escola, e como eu era filha unica, nao pensava duas vezes, ligava e '' me '' convidava e ela sempre aceitava, um amor de criatura, boa mesmo e seu Lourenco, o marido, tambem me queria muito bem e eu adorava os dois.

Seu Lourenco gostava de passarinhos, tinha um '' monte'' de gaiolas, criava canarios do reino, pintassilgos, viras , eu amava e amo ainda o canto dos '' viras'', e nos as criancadas aprendemos uma coisa que minha mae odiava, vivia dizendo que eu ia la' na casa deles so' para aprender besteiras...coitada da minha mae!!! nao sabia de nada e nao sabe ate' hoje...nem viver sabe, sempre de mau humor, ranzinzando...credo!!

E aprendemos que o som que os '' viras'' cantam parecem mais ou menos assim ""....primo com primo da' pe'?...daaaa entao poe ate' o pe'!!!...e seu Lourenco nao se importava nao e nem dona Nina, diziam:- se importar por que?, as criancas vao crescer e vao saber e dai param, elas cantam assim e nem sabem o que estao cantando..."" e nao e' que era duas verdades verdadeiras?, eu nem fazia ideia do que cantava e quando cresci e soube nunca mais cantei...sabios os dois nao? e minha mae detestando, odiando!!!

E um dia, eu ja' estava bem crescida, e continuava amiga deles todos, fui madrinha de casamento de alguns deles, ia sempre aos domingos '' serrar'' um almoco, com convite agora, que dona Nina me ligava.."" nao me faca desaforo Amelia, se nao vier fico brava, faco o macarrao, sem pimentao, que voce gosta..vem sim'' e eu ia sim, claro, perder a macarronada dela? nunca!!!, e um dia Gian me liga:- Amelia, triste noticia, papai faleceu, dormindo, minha mae foi acordar e ele tinha ido...chorou ,e chorei tambem , e fui na hora para la'.

Foi triste. Dona Nina demorou para se acostumar sem seu Lourenco, e quando foi para dar os passarinhos embora ela nao quis ver, o filho, Lucas, levou-a para a casa dele , e eu os outros filhos nos desfizemos dos '' bichinhos'', chorando, e eles tadinhos!!!, caladinhos, com medo de onde estao nos levando? cade seo Lourenco acho que pensavam, foi um dia triste, mas '' talhanada'' nao e' de ficar muito tempo triste nao, e um mes depois teve uma festa por la', era aniversario da Dona Nina e foi aquela festa...houve um pouco de choro, mas depois o chops, as '' maguassas'', os vinhos ( eu ate' levei dois litros do meu chapinha, escondi, bebi tudinho, fiquei mamadinha, ate' banho de '' esguicho'' tomei junto com a netaiada do seu Lourenco e dona Nina...gostosura!!! )..a vida tinha que continuar e continuou mais uns anos.

E dona Nina foi ficando mais velha, doente, com saudades do passado e ficou sozinha naquele casarao e o filho mais velho construiu nos fundos da casa dele uma casinha, gostosinha, lindinha e ela mudou para la' ja' tinha dois meses, e eu ontem fui visitar.

Ficou tao feliz quando me viu, chorou e eu chorei tambem, mas logo passou, a nora dela a Lina, acredita que nem sei o nome certo, esqueci de perguntar, tambem!!! conheco 'a tanto tempo por Lina que para mim e' Lina e acabou, a Lina e' um amor, nos deixou 'a vontade, e eu e dona Nina conversamos bastante , mas notei tristeza nela e ela me confessando que sim, que estava sim, mas era saudades do seo Lourenco, da familia, da casa dela, da antiga, dos moveis, mas eu tentei e consegui levantar o animo dela, rimos bastante e Lina veio se despedir de mim, tinha que apanhar as criancas na escola e de la' ia ao supermercado , e se foi e dona Nina se abriu comigo.

Sabe Amelia? eu ando triste sim, um pouco por causa do passado mas nao e' tudo nao, Lina e' um amor, as criancas tambem, meu filho e' muito bom para mim, nao me deixa faltar nada, mas e' homem, trabalha o dia todo, nao para, chega em casa 'a noite, eu quase nem o vejo, levanta cedo, sai, nao vem almocar e ficamos nos duas , eu e Lina por aqui, as criancas na escola e com Lina converso de tudo mas Lucas e' terrivel, nem eu nem Lina podemos falar de religiao, de Deus, as criancas nem fizeram primeira comunhao ainda, ele nao quer, nao deixa, Lina insiste, ele diz nao e nao, nao e' bom isto Amelia, criancas, e todos, precisam de um Deus, e ainda mais pequenos, nao e'?, eu um dia ainda disse a' ele:- e' de pequeno que se torce o pepino, eu fiz a minha parte, faca a sua,...pra que Amelia, ele ficou tao bravo, me mandou calar e ficou dias sem falar comigo..que coisa nao!!! eu criei tao bem, e se Lourenco visse isto, nem sei!!! e dona Nina continuou:-

Ele teve uma desavenca com os outros irmaos por causa da venda da casa e de outros imoveis e terrenos, na divisao houve discussao Amelia e ele nao quer nem ouvir falar dos irmaos virem aqui me visitar, eu e' que tenho que ir, Lina me leva ou senao um deles vem me buscar , mas nao podem entrar, nem no portao ele quer que eles batam, Giam dias deste apertou a campainha e foi aquele barulho Amelia, e dona Nina chorou...tadinha!!!

Se acalmou e me dizia : - o que mais me doi Amelia e' que eu nao posso ver meus netos e nem os filhos dele pode, cria os meninos como se fossem '' inimigos'' dos primos, da familia....e eu abracei dona Nina, chorei junto com ela, um pouco, que italiana de sangue quente eu sou e ela tambem, mandamos Lucas 'a merda e tomei um gole de vinho e mais outro e ela uma limonada, bem geladinha, fizemos tim-tim, brindamos ao passado, presente e futuro...que merda!!!

Ja' era noite, e quando ia me despedir de dona Nina , Lina chegou, trazendo lanche gostoso, soda limonada que dona Nina adora, e ja' foi servindo e eu voltando 'a boca livre ,Lina adorando tambem e Luquinhas e Andrezinho me paparicando, dona Nina feliz e eu amando...foi uma tarde gostosa, nao digo divertida, mas que foi boa foi, ainda bem.

A vida e' tao corrida. A corrida pela sobrevivencia e' fogo.Vivo ocupada.Se nao e' dormindo e' trabalhando, se nao e' trabalhando e' dando, se nao e' dando e' tomando meu vinho chapinha, sozinha, e sei la' quando vou na casa de dona Nina outra vez, e fiquei pensando:-

que vida '' fudida'' esta nao?, dona Nina trabalhou tanto para criar sua familia, passou por tanta coisa e agora ainda mais esta...so' Deus mesmo pode dar conforto para ela e para mim tambem.

Amem. Agora vou dormir. Nuazinha. Com este calor quem

'' guenta''?...eu nao '' guento'', ce guenta?...ahhh mas ce guenta porque decerto tem '' cobertor de pelo'' ne?...eu nao , eu nao tenho nao...mas amanha e' outro dia, amanha penso nisto, agora eu esto quase caindo de sono.

( mentirosa que sou!!...sei que e' efeito do vinho, delicioso golinho que tomei agorinha mesmo....chapinha!!! meu companheiro, meu idolo, meu tudo....credo!!! que horror!!! que mulher maravilha me tornei...chapada!!! ui fui )...tambem!!! depois de ouvir a '' vida'' da dona Nina...so' assim mesmo!!!.abracos em mim mesmo...uuutaaaa!!!

<<<<<<<<<<<<< >>>>>>>>>>>>>>>

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 24/04/2010
Código do texto: T2217745
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.