Outra de Marineusa

Marineusa sempre se esmerou; criatura requintada, pois agora anda enfadada, suspira, sente falta de ar. Falta de quê? Nem ela sabe. Só entende que é tudo tão provisório. Pra começo de conversa, não gosta de pagar aluguel. Na sua opinião o mês passa muito rápido. Pagou um mês já tem que pensar no próximo. É dinheiro indo pelo ralo. Agora ela encasquetou que quer porque quer comprar uma casa. Fez as contas, será uma economia forçada e quando for embora, vende o imóvel. O marido, para não se incomodar, compra todos os jornais todos os finais de semana. E se ela não tem programa, se contenta em consultar os classificados. O filho já disse, venda sua casa e compre outra. Isso nunca. Ela quer ter para aonde voltar. Marineusa é daquelas criaturas que precisam de alicerces para poder existir. Não gosta de vender, gosta de acumular. Como decoradora ela é ótima, tem gosto nato. Não se sabe porque não se profissionalizou nesta área. Resolveu ser restauradora. Seu sonho de consumo era freqüentar os porões do Museu do Louvre, em Paris. Certa ocasião, em Pisa, estavam visitando um cemitério anexo de uma igreja,quando ela e o marido viram sair de dentro de uma tumba, duas figuras de toca, guarda-pó e luvas, tudo branco. O marido de Marineusa quis sair rápido mas ela empacou e ficou maravilhada, foi encanto mesmo. E depois meio frustrada, porque naquele momento ela soube que procurou caminhos tortuosos. Os porões do Louvre, nem tentou, imagine passar dois anos em Paris! O marido seria capaz de esquecer a sua cara. Pois não deu certo. Para Itália, seu sonho de viver no berço da renascença foi sepultado, mas, pensando bem, ela tem uma profissão que se não lhe deu bons resultados financeiros, pois ela depende da bolsa marido, lhe deu ótimos resultados de conhecimentos. Sabe dar valor a todas as artes. Vê arte em tudo. O que os outros não vêm, a Marineusa vê. Ela acumula conhecimento, mas pergunta tanto... Não tem vergonha de querer aprender, vê o mundo pela lente do amor pela arte. Imagine que ela, agora, mora em uma casa velha, e quer porque quer comprar a casa onde vive. Tem potencial, segundo Marineusa. As pessoas algumas vezes, ficam boquiabertas pensando nos absurdos de Marineusa. Ou porque não gostam de antiguidades ou porque não entendem, ou até por pura preguiça. Que absurdo!! Marineusa tem até luvas de algodão especiais para manusear suas obras de arte. Se quebrar porcelana, ela ensina: embrulhe a peça em papel de seda sem tocas as rachaduras com as mãos, pois segundo ela, se tocar as rachaduras pode jogar no lixo porque não junta mais.. Pode?! Marineusa tem tempo!