História da vida ou Vida da História

Aprendi a ouvir histórias ainda no colo de meu pai. E como é bom ouvir os contos de fada. A voz forte marca e reproduz; o que ele, também ouviu um dia.

“Pela estrada afora eu vou bem sozinha vou levar os doces para a vovózinha”.

“Sozinha? O que é isto, papai?”

Ele, acena, joga um beijo e sai do quarto. Mas, e o final da história? O que aconteceu? Volta meu pai... Não, não, me deixe aqui... sozinha! Descobri! Sozinha? É,quando alguém, que queremos bem vai embora e tudo fica quieto.

E, ele volta me pega no colo, acarinha minha cabeça, e termina a história, a da tal, menina do chapeuzinho vermelho.

Penso que ele conhece todos os contadores de história do universo; um dia ele conversou com o Ali Babá.

“Ali Babá escondido em uma árvore, vê os 40 ladrões entrando em uma caverna, mas para abri-la dizem uma palavra mágica: Abre-te sésamo. Depois que os ladrões saem, Ali entra e retira algumas moedas de ouro. Lá dentro havia um verdadeiro tesouro...”

Em outras noites, Charles Perrault, aquele escritor francês de cabeleira vasta, pois é, ele mesmo em pessoa o presenteia. Dúvida! Como? Acredite! O real e a fantasia estão reunidos nas histórias de papai.

Então, ele tira o papel do embrulho, as fitas douradas. Silêncio! Abre o livro de “Contos da Mamãe Ganso”, respira profundamente.

“Um moleiro possuia três bens: um moinho, um burro e um gato. Ele resolve repartí-los entre os três filhos na hora da morte. O filho mais moço, que recebeu o gato, ficou muito descontente, mas o gato demonstrou que um amigo leal e astuto vale mais que as riquezas...”

Papai, agora que cresci ainda gosto de ouvir histórias. Os contos de fadas não ouço mais, amadureci, mas, cá pra nós ainda acredito no país das fadas, onde moram Perrault, Irmãos Grimm , la Fontaigne, Dikens, Lobato! Atenta, ouço os fatos que você viveu. Histórias de personagens reais, os quais fundamentam a nossa vida.

Um dia vou escrever um livro com as suas histórias. O título? Ah! Estou em dúvidas, mas peço para você me ajudar a escolher; “História da vida ou Vida da História”.