O FINORIO


                        Andreia esta' namorando o Valtinho, o Valter filho da Lurdes da quitanda aqui perto de casa. Andreia e' filha da Lela, a cacula, tem 16 anos e o Valtinho 18. A Lela e' minha visinha dos fundos, vivo trepada no muro, no muro nao, coloquei uma escadinha por la' e sempre que podemos damos um dedo de prosa, ela me chama e passa pratinhos deliciosos de doces, bolinhos de bacalhau entao!! faz cada coisa deliciosa, eu nao, sou preguicosa, odeio cozinhar e odeio mais ainda limpar.
                        Dias destes fui apanhar umas goiabas e trepei na escada e chamava '' Lela  Lela "', veio a Andreia e entreguei as goiabas e dizia:-
                        Olha Andreia pega ai e entrega pra sua mae, ela vai fazer o doce pra nos, e ja' fui passando o acucar, e tudo o mais que a Lela tinha me dito que ia no doce, ela pensa que me ensinou fazer e nem sabe e imagina que eu perguntei:::
""Lela o que vai para fazer doce de goiaba?"" para ela fazer e eu comprar, e ela me ensinou eu comprei e passei, nao sei fazer nao, ela sabe , e bem delicioso o doce de goiaba que ela faz, como tudo, sou preguicosa mas sou amorosa que so' vendo!!
                       No sabado 'a tarde Andreia veio trazer o doce de goiaba.
                       Ficamos na prosa, sentamos na varanda, comendo doce de goiaba feito pela Lela, mae dela, e contando ''casos e causos'', cada '' um '' e assunto vai, assunto vem, papo curto, papo longo, saiu assunto de escola, de estudar.
                       Amelia? detesto Portugues, conjugacao entao!! e analises? credo!!
                       Eu tambem Andreia odiava quando estudava , mas hoje me faz falta um bom Portugues e ri...ela nao entendeu e eu completei...me faz falta nao ter casado com  o Luis , o da padaria, a ''loca da Marlene'' foi mais esperta e catou mais depressa que eu...ai Andreia entendeu e riu gosoto, rimos.
                      Portugues faz falta na vida da gente, Andreia , se faz!!
                      Amelia, mudando, estou lendo um livro , "" Um homem Sagaz"", ja' leu?
                     Ja' Andreia, melhor, nao li  '' um '' livro com este nome, tive '' um homem sagaz '' na minha vida, nao sinto saudades dele nao!!! e fui dizendo porque.
                      Homem sagaz Andreia e' ladino, espertalhao, astucioso, danado mesmo!!! se finge de morto e na hora '' h'' , na hora que voce da' a primeira bobeada ele ohhhh acorda da morte na hora ...danados!!
                      Minha mae, como boa mulher que e', esperta, ladina, astuta, danada mesmo, ela e' uma mulher sagaz, quando viu o tal, chamava-se Alberto, tinha ate' nome de principe, eu me sentia a propria Rainha Vitoria da Inglaterra e seu principe Alberto, bateu os '' oios'' nele e ja' foi falando baixinho, '' cuidado !!! este ai, e' o proprio "" FINORIO""!!!, e finorio ficou o apelido, para ela, nao para mim, que eu nao ia colocar apelindo em quem amava nao.
                       E FINORIO desmentindo minha mae, era bom, atencioso, me dava flores, me dizia que me amava, que me queria, que amava minha mae, minha familia, meus gatos e cachorros, periquitos e o tudo mais que eu tinha e o que eu tinha ela amava e queria mamar tambem.Nao deixei nao, eu heim?
                       E Finorio me pedia provas de amor,...'' me prova seu amor, me prova que me amas,...me de uma prova. uma so'""  e eu nao dava e ele dizia que eu nao o amava...eu amava, amava sim, mas prova nao dava.
                       Tinha visto a Vera Malagueta, a filha da Ditinha Baiana, dar uma prova ao Neco , o rapaz que trabalha no bar do Manuel, e nove meses depois a prova de amor nasceu e o Neco oooooo''' se escafedeu, sumiu, eu heim?
                        E Alberto Finorio, agora minha mae ja' tinha dado nome e sobrenome ao meu amor, foi ficando nervoso, e comecou a ficar '' mau'' do figado, intestino grosso e fino,....e Andreia ria enquanto eu  contava,  e me ameacava "" ou da' a prova de amor ou '' desce'' do carro e queria que desse ou '' descesse''.Desci.
                        E ai se revelou a pessoa sagaz que era, sagaz nao, que dizer sagaz seria '' estragar'' a palavra, se revelou o FINORIO que era , e era mesmo, minha mae tinha razao, sempre tem razao as '' mamaeszinhas queridas''
                       Ihhhhhh Amelia sera' que Valtinho tambem e' entao um FINORIO?
                       Kakakakak  gargalhamos nos duas juntas.
                       Paramos, olhamos serias uma para a outra, entendi.
                       Nao dei prova inda nao Amelia, Valtinho, que ainda nao e' finorio, vive me pedindo, do nao, eu heim? Amelia, me diga?...tinha vontade ? de ter dado a prova de amor?
                      Ri de novo...'' claro Andreia, era boba nem nada, e ele era oooo um tesao"" e voce? tem?
                      Muita e com muito tesao tambem. Valtinho nao e' um tesao?
                      Eu que sou considerada '' papa ate' defunto '' tive que concordar, Valtinho do alto dos seus 18 aninhos e' realmente um tesao.
                       E disse isto a ela, ela ficou vermelhinha, vermelhinha, tadinha, mudamos de assunto.
                       Finorios, Finorios!!! ahhhh finorios da minha vida e da vida da Andreia, comeca tudo de novo, nada muda nesta vida, nada, muito menos os finorios, cada vez aumenta mais, a fila de finorios so' aumenta, diminuir nunca, nunca.
                      Ah!! esqueci.
                      Tenho o apelido de '' papa anjos '' tambem.

                      <<<<<<<<<<<<<<<<       >>>>>>>>>>>>>>>>>
 

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 28/02/2010
Código do texto: T2112054
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.