ISTO E' QUE E' '' VIAGEM''.

Quatro da tarde de uma sexta feira, o telefone toca , atendo e e', adivinhem?, isto mesmo, nada menos que '' mamaezinha querida'', :- 'Melia, dizia ela, ' Melinha querida, tenho que ir ate' a casa da Miloca, passa aqui e me leva? to pronta 'as seis em ponto, e desligou.

Putz!!, primeiro nem pergunta se posso, se tenho mais o que fazer, se tenho que da', nada, e como e' minha mae nunca pede por favor, acha que ja' foi um favor muito grande ela deixar eu nascer '' dela'', segundo, dona Miloca mora longe pacas, caminho das indias ao inverso, pombas e pimbas, de raiva que fico ate' falo estes palavroes mixurucas, se pudesse e me deixam falo cada uma, mas ahhhh guardo para quando estiver com o Mario, o Mario caxero, caxero la' da loja de ferragens, tem cada ferramenta escondido o danado, se tem, e e' besterento, e gosta de ouvir na hora do bem bao cada besteira que falo, eu ate' fico com vergonha de mim mesma, mas gosto tambem, e minha mae e' assim mesmo, mandona, pidona, nao puxou a filha nao, sou da paz, do bem, da tranquilidade total.

Pazssei, ja' que sou da paz, pazssei , levei e tive que entrar, tomar cafe', e saber das novidades e queriam saber das minhas, me esquivei nao dei e fiquei pasma quadrada de redonda que estou ficando.

Dona Miloca e' uma mae, uma segunda mae para mim, nas horas de aperto, quando moravamos perto eu corria pra casa dela, me mae nao me batia jamais na frente dela, fosse o que fosse que eu tivesse aprontado, com o gato, com o cachorro, com os meninos do visinhos e se bobeasse, quando era ja' mais crescidinha com os pais dos meninos dos visinhos, e dona Miloca daqui pra' la' de la' pra' ca', feliz por que estavamos la' na casa dela, sentou no sofa em frente a mim e comecou um papo gostoso e ia indo, indo , e de repente dona Miloca levanta, da' uma gingada de cadeiras, marota e diz:- vou sair, alguem vem comigo?, gente, nao era a voz dela, era outra pessoa, foi pro quarto, a filha dela a Bella seguiu, ela trancou a porta nao deixou a filha entrar, quando saiu credo!! era outra.

A filha tentou segurar, levou um safanao, caiu no sofa, eu e mamae querida nos olhando, a filha gritando:- segura ela, dona Maria, segura Amelia, eu estava e' segurando as calcinhas era para nao mijar , de medo, e minha mae coitada, mijou!!!

A mulher, coitada da dona Miloca, ate' chamei de mulher, tinha os cabelos em pe', uma roupa!!!! um sapato!!! e pintada, pintada nao, borrocada, parecia um Bozo, o palhaco, no avesso, que horror.

O marido, seo Oscar segurou no braco dela, pra que!!!, ela so' deu um tranco e ele ooooo'' tichibum no chao, ela ainda pisou na barriga dele e sumiu na noite escura, ate' cachorros latindo que nem loucos eu ouvia, o marido, a filha, o genro e as duas criancas , correndo atras dela, chamaram o visinho e la' foi ele tambem e ela veio voltando, calma, chorando, levaram pro banheiro, saiu de la' limpa a mesma dona Miloca que conheciamos e continuava a conversa de onde tinha parado. Eu e mamae nao tinhamos nos mexido, o susto foi tanto que nem sei dizer, coitada.

Dona Maria, Amelia, desculpem, , era seo Oscar falando, agora voces sabem o que estamos passando, ja' levamos em tudo que e' hospital, dizem que e' uma tal de sindrome da menopausa, nestas alturas arregalei os olhos, minha mae nem forca tinha para isto.....e um conflito de personalidade, sei la', o raio que o parte, dizia seo Oscar, e toma medicamentos fortes e agora mesmo o doutor disse que poder ser Alzmeheir, o que seja isto, e dura apenas alguns minutos, ela fica fora de si apenas uns instantes, mas e' o bastante para colocar em alvoroco, nos, a casa toda, a vizinhanca toda.

E cada hora e' de um jeito, tem horas que sai para a rua, outras vai dormir, outras fica virando pela casa, outro dia quase taca fogo na casa, outro, quase inunda a casa e nao temos um lugar para colocar, tratar, os medicos ainda nao sabem bem direito o que fazer.

E contou tudo e ouvimos tudo, minha mae que e' palpiteira, xereta, intrometida, nao abriu a boca, nao disse uma palavra, e eu que tambem sou tudo isso, idem.

Ficamos mais um pouco por la', despedimos e saimos

Minha mae chorava no carro eu idem.

Coitada da dona Miloca, falava minha mae, tinha um do' dela desde moca quando trabalhavamos la' na fabrica em Campinas, na fabrica de elastico, foi apaixonada pelo Guerino, quase morreu de tanta paixao, o pai dela , aquele bisca do inferno, ta' no inferno com certeza, foi um dia com os dois irmaos dela no baile que eles estavam dancando e deram um cacete no Guerino que ele sumiu, desapareceu e nunca mais ninguem viu e so' por causa que ele era mulato, desgracados, a coitada quase morre quando soube e ele nem ai, e dai ela ficou vazia, crua, e quando Oscar apareceu casou pra se livrar daquelas biscas ruins, nao foi feliz tambem, morreu um filho quando ele era pequeno, sofreu tanto coitada e agora isto, esta coisa, esta doenca, e chorava, chorava e eu idem.

Mas , sabe " Melia, acho que foi tudo isto que provocou a doenca dela, tenho uma vontade de dizer pros dotores e pra familia dela, quem sabe ajuda nao?

Nao mae, nao ajuda em nada, vai ser mais sofrimento, mais coisa na cabeca deles, deixa quieto.

Deixou, gostava da amiga.

Fez bem. Dois meses depois ela se foi.Foi se encontrar com o Guerino querido que ja' tinha ido um mes antes

Quando ela ficou sabendo disto, teve uma crise, se vistiu de branco e nao voltou mais 'a razao, ao normal, foi enterrada de branco, que nem uma noiva.

E minha mae, na hora da despedida falava baixinho:- Veja Guerino, como ela esta bonita de noiva, trata bem dela agora viu?.........e acredita?

Um bem-te-bi cantava bem nesta hora

Bem-te-vi, Bem-te-vi

<<<<<<<<<<<< >>>>>>>>>>>>>>>>>>>

depois desta pensei, : ainda bem que nem me casei, so me '' acasalei'', fiz bem?

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 23/02/2010
Código do texto: T2104119
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.