UMA DOENCA um tanto quanto ESTRANHA?

Ontem quando fui a Campinas encontrei a Cida, minha amiga de infancia, desde la' no prezinho, lindinhas que eramos so' vendo, iamos as duas de maoszinhas dadas, tenho foto, ela agora trabalha na Casas Bahia la' perto do terminal central, no crediario, e como eu estou vendo, olhando o preco de um novo sofa que o velho, Lala' e Lilico, meus cachorinhos do coracao, acabaram de rasgar, antes tinha um furinho, '' fussaram'' tanto que agora e' um furao, tem importancia nao, compro outro sofa, Lala' e Lilico nao. E nos abracamos, rimos e convidei para ir tomar um cafe/lanche ali por perto.

Pediu para a chefe dela e a Yolanda autorizou, fiquei conhecendo na hora mas ja' fui indo com o santo dela, moca boa, quase uma senhora ja', um amor, foi ate' junto , tomou cafe e saiu, e ficamos eu e Cida na prosa largada, fofocando, sabendo tudo, colocando a vida em dia, que delicia!!!

A Cida e' um amor de criatura, um doce mesmo, num tem boca pra nada, e' chorona!!! parece ate' eu, chora 'a toa, e eu queria saber tudo e ela tambem.

Contei o que pudia ser contado, nao sou boba, ela nao, coitada, me conta tudo, nao esconde nada de mim, tem a maior confianca em mim, e me contou uma coisa incrivel e eu ate' pedi se podia contar para minha mae, e para as visinhas, ela disse que sim, concordou e ate' gostou , assim quem sabem ajudam.

"" Quem passou um mau pedaco, um mau bocado foi minha irma Tereza, lembra dela?, eu lembrava sim, e ainda esta' passando.

Passou no vestibular da Pucc em Sao Paulo e foi fazer a faculdade por la', morava em uma republica com mais amigas e estava tao feliz, mas quase no fim do segundo ano voltou e era outra pessoa, estava bem doente, em uma semana tinha ficado assim, quase nao falava, comia pouco, emagreceu e o pior, tinha nojo de tudo, um nojo terrivel de tudo e ficava so' sentada, parada, olhando o nada.

Levamos em tudo que era medico, hospital, nada.

Benzimentos e rezas, centro espirita, igrejas da cura milagrosa, nada, nada resolveu.

Foi melhorando aos poucos, melhorava, piorava, mas o nojo nao, era terrivel, usava luvas de plasticos dia e noite, noite e dia, mascara no rosto, nao tocava nada, nao comia nada, estava morrendo de nojo, pode Amelia? ""

Nao, nao pode nao, respondi eu, abismada, abobada.

E, um dia, continuou Cida, veio um rapaz, bonito mesmo, junto com ele a mae dele, eram de Jacarei, estudava la' em Sao Paulo com Tereza e veio fazer uma visita, ao ver como ela estava, chorava, a mae dele tambem, a minha tambem, e eu imagina? parecia um rio de tanto chorar e Tereza nem ai, parecia que nada estava acontecendo.

Luis era o nome dele, dona Sonia a mae , e ele dizendo que gostava muito dela, tinham ficados juntos, namorados mesmo, levou ate' a conhecer a familia e nao sabia tambem o por que ? e o que fazer?. Vem sempre visitar mas Tereza na mesma.

Ela melhorou, um pouco, ja' conversa, come , assiste Tv, sai passear com a gente, ri um pouco, faz algum trabalho em casa, mas ainda tem nojo, e muito.

Dia deste foi parar na delegacia de policia.Quase ficou presa por la', tivemos que ir correndo buscar, um trabalhao Amelia, nem te conto, lidar com policia e' fogo amiga.

Ela saiu sozinha pela primeira vez, ia ao medico e ele tinha orientado para deixar, para confiarmos nela e confiamos, foi de onibus, no meio do caminho, levanta e vai passar na catraca, pegou no dinheiro, deu para o cobrador e teve uma crise do nojo terrivel, queria que o coitado do cobrador '' limpasse'' as notas e as moedas do troco, ele, coitado , sem entender nada e disse alguma coisa que irritou Tereza, ela comecou a gritar dentro do onibus e avancou no cobrador, ele reagiu, deu um tapa na mao dela e ela deu outro na cara dele e ai o pau comeu Amelia, gente gritando, segurando, ela, ele, o coitado do cobrador, ja' pensou Amelia? que vexame!!! e o motorista tocou o onibus pra delegacia, nao quis nem saber.

Deu o que fazer para tirar ela dela'.Tinha Levado todos os papeis dos medicos, hospitais, e o delegado, coitadinho, com um do' dela liberou mas com a condicao de que levassemos direto para o hospital e trazer um documento, carta, de que ela estava sob cuidados medicos.No dia seguinte levei a carta, e ela ficou no hospital 10 dias, saiu, estamos cuidando, tratanto.

Cida parou, chorava baixinho e eu junto.

Abracei minha amiga Cida, minha querida amiga, fiquei morrendo de do' dela, da Tereza, da familia, ela foi trabalhar la' no crediario, da Casas Bahia e eu voltei para casa pensando na Tereza e sua estranha doenca, nojo!! e me lembrando daquela noite que ela, adolescente ainda e namorando o Valtinho, filho da Angelina costureira, e eu ao virar a esquina e o carro iluminou eu vi.

Vi, ela, Tereza, segurando a '' coisa grande e grossa'' do Valtinho, e sem nojo, sem nojo.

E agora tanto nojo, que pena!!

Nojo de que? Tereza, de que?

Tem nojo nao nega, tem nao!!!

Nojo!!! tenho nao!!!

<<<<<<<<<<<<<<< >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 22/02/2010
Código do texto: T2102130
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.