Determinação e exemplo

João era um sonhador realista, um quarentão. A esposa era bondosa, boa mãe, carinhosa com os amigos, tinham uma filha.

Há alguns anos atrás o João abandonou tudo, decidiu ir ao Rio de Janeiro concluir seus estudos, cursou Direito na Faculdade Estácio. Na sala de aula era o exemplo dos jovens, por sua determinação. A esposa permaneceu na Bahia, suprindo a casa, cuidando da filha.

Daniela mantinha amizade com a esposa, com ele também, sempre convicta da amizade recíproca. A esposa confidenciava saudades do marido. Daniela recebia telefonemas com freqüência do amigo estudante. O postulante a advogado sempre estava saudoso de sua terra, confidenciava as dificuldades, progressos, a saudade da família, a saudade da amiga.

Em uma determinada ocasião João decidiu trabalhar de cobrador de ônibus, justamente porque neste ofício poderia obter um salário e ao mesmo tempo estudar. João, cobrava, dava o troco aos passageiros, imediatamente retomava seus estudos. Ele passou por inúmeras dificuldades, mas as superou.

Algo bem interessante aconteceu em um determinado ano, ainda como estudante. Ele sentia saudades da família, desejava viajar para seu estado, mas não tinha recursos. Valeu-se então de sua condição de cobrador, na base da amizade conseguiu viajar de cidade em cidade (de carona), até chegar em casa (Salvador). Não pagou um único tostão. Obs.: estes profissionais somente tem direito a gratuidade no perimetro urbano. Viagens interestaduais devem ser pagas normalmente.

No retorno não se sabe como foi. Será que ele teve coragem de fazer o mesmo no retorno ?

João, uma pessoa realmente determinada, um exemplo.

Apesar de toda dificuldade, da distância da familia, da idade, concluiu o curso de direito. Foi um exemplo para todos, inclusive para Daniela a amiga.

Ele advoga em uma cidade baiana.

Marina Gentile
Enviado por Marina Gentile em 08/02/2010
Reeditado em 11/04/2010
Código do texto: T2075336
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.