Como assim quando eu crescer ?
-O que você quer ser quando crescer ?
Fui surpreendida em uma segunda-feira de manhã com essa pergunta.A professora Vivian de sociologia me olhava esperando uma resposta,lentamente fui levantando a cabeça que pouco antes estava tombada pelo sono e cansaço do fim de semana. Rebeca e Eduardo me olhavam preocupados,sabiam que a professora não aceitava falhas.Todos os outros que me encaravam também sabiam disso.
O que eu quero ser quando crescer ?! A pergunta quicava na minha cabeça igual aquelas bolinhas de ping-pong que o papai jogava. Qualé ?Eu tenho apenas 16 anos, eu não sei o que vou comer amanhã e muito menos o que fazer daqui a uns 20 anos. Talvez eu vire advogada de uma empresa famosa e sendo presa quando descubrirem que falsifiquei todas as licenças ou talvez possa virar uma atriz famosa com 8 filhos,cada um de um país diferente. Ou também posso virar uma mulher sem ambição que leva a vida indo de boutique em boutique,tomando champagne e sendo sustentada pelo meu marido rico...
Nenhuma das respostas me pareceu ideal para Vivian "a louca".Refiz a pergunta mais uma vez. Afinal eu precisava querer fazer algo ou ...
- O que eu quero ser quando crescer ?! Bom quero ser pelo menos 5 centimetros mais alta.Quero ser um pessoa cercada pela familia e pelos amigos que conquistou com os anos. Quero ser um pessoa com um pouquinho mais de paciência e humildade pra dizer me desculpe.Uma pessoa que sabe diferenciar coisas boas de ruins... Não tenho a pretensão de dizer que serei famosa ou trabalharei na empresa mais importante do mundo,mais espero ser uma pessoa melhor.Isso, Quando eu crescer quero ser uma pessoa com sonhos realizados,que olha as fotos antigas e diz: Puxa,valeu a pena.
Quando terminei de falar olhei para a professora que ainda me encarava.Ela deu um sorriso e então percebi que aquela resposta valia,pelo menos naquele momento. Tombei a cabeça novamente e fechei os olhos enquanto as professora Vivian recomeçava com a matéria.