NA LOCADORA DE CARROS
O relógio batia exatamente oito horas da manhã quando Jussara dobrou a esquina e avistou o letreiro da locadora: "Silva Rent a Car". Parou o carro na frente e ficou pensativa. ‘Ai, meu Deus! Entro ou não entro? Será que vão descobrir alguma coisa?’. Estava nervosa. Jussara, uma mulher de 40 anos, criada numa família tradicional, casada há dez anos, obediente ao marido. Nunca fizera nada sem comunicar a ele. Mas aquele dia seria o primeiro em que iria tomar uma atitude sem o conhecimento prévio de Almeida, o marido.
Resolveu se acalmar antes de entrar. Não gostava de fazer nada de rompante. Deixou o carro funcionando, ar-condicionado no número 3 e ligou o rádio. Estava impaciente mudando de estações. Colocou um CD. Maria Bethânia. Na verdade era um MP3 com trocentas músicas de Bethânia. Jussara adora Bethânia. Era uma coletânea. Ela começou a relaxar com Infinito Desejo. De alguma forma Jussara identificava-se com essa música. Tinha fome de afagos e beijos.
Afastou o banco e deitou mais o encosto. Precisava refletir bastante no passo que ia dar. A música ia rolando. Agora ouvia Álibi. "Havia mais que um desejo...." O pessoal da locadora começou a estranhar o comportamento de Jussara:
- Ronaldo, vê aquela mulher! Parece que tá doida! - alertou Luciana, a secretária
- É mesmo - concordou Ronaldo, o atendente - está parada aqui na frente e nem saiu do carro!
- Eu, hein? Será que é uma assaltante?
- Que nada!
- Sei lá. A gente vê tanta coisa na televisão. Vai ver é alguma chefe de quadrilha esperando o momento certo para mandar vir os comparsas e assaltarem aqui.
- Ah! Ah! Ah! Essa é boa! Você tem uma imaginação e tanto!
Àquela altura Jussara estava totalmente relaxada. Ouvia na voz de Bethânia "Ah esse cara tem me consumido...". Estava em êxtase. Como aquilo tudo tinha a ver com ela! Quando terminou a faixa, Jussara desligou o som, ajeitou os cabelos, arrumou o decote e saiu do carro. Luciana, que acompanhava atenta aquela mulher estranha, alertou Ronaldo:
- Ai, Ronaldo! É agora! A mulher tá vindo pra cá!
- Calma, Lu, deixa que eu atendo...
- Pois não, senhora?
- Eu gostaria de alugar um carro, de modelo e cor diferentes daquele meu que está ali fora, tá vendo?
- Sim senhora! Tem preferência por ar-condicionado?
- Sim. Quero com ar e com película fumê, bem escura.
Depois dos trâmites burocráticos, Jussara avisou:
- Vou deixar o meu carro aqui, na garagem de vocês, no final do dia eu venho buscar.
E foi embora num Palio quatro portas, preto, vidro fumê, para o motel, eliminando qualquer possibilidade de um flagra.