...O EXPRESSO 22...


              Aquele metro...metropolitano que leva vidas no seu bojo..rostos nunca alegres, nunca sorrisos na face..ninguem fala com ninguem...
 
            .......e' de aco o coracao da maquina, dos vagoes sao os bancos de plasticos, .coracao e bancos frios...coracao de gente...lotados de coracoes e..........sao quentes?....quem sabe?...o meu e'...tem calor ..tenho fogo no peito...

            .........mas, ve?...aquele homem calado...de olhar perdido na janela...sou eu!!!..

            ..........assim sao todos dentro do bojo, na barriga do metro...no intestinos, no grosso...no delgado...no fino...somos tudo uma coisa so'...passageiros correndo pelo mundo em  circulos...com pressa na partida com pressa na chegada...

             .........eu olhando pela janela, um rio paralelo e o metro corre junto e rola a vida e segue a vida..num vai e vem...num vem e vai....e na roda da vida..gente apressada..correndo..correndo..perdendo o expresso...

             ..............eu hoje me atrasei...nem cafe' tomei...corri tanto e de nada adiantou..perdi o expresso 21,, das 6...droga!!! ....o expresso 22...o das 6.15..vira, vira muito..da' muitas voltas...para muito...em todas as estacoes..e tenho que descer e tomar o expresso 12 por mais deis minutos para chegar ao meu trabalho...droga!!!

             ............o frio, a neve, muda tudo por aqui, metros, trens, avioes....expressos entao!!!..fica um caos..atrasos, complicacoes..e eu so' tenho opcoes dos expressos 20...21..22...o doze e' so uma ligacao...

              ............voltar e' o pior..vir trabalhar ja' e ruim...faca sol ou chuva...frio ou calor..mas voltar?...voltar para quem?...ninguem me espera...apenas o frio..o frio, este danado ainda por cima e' masculino...e' macho..e que macho!!!..nao tem medo, nem do' nem piedade de ninguem...e vai entrando em voce, te penetrando, comecando pelos poros ate' o mais profundo amago do teu ser.....e...

               .........Senhores passageiros..devido a forte nevasca o expresso 22 vai ficar retido nesta estacao  ..senhores passageiros por favor embarcarem no expresso 21 na plataforma A... repito..plataforma A...desci..putz!!! que frio..que caras feias!!! deve ser o frio entrando no coracao de cada um...frio danado!!!....e de repente ouvi..ouvi

               .....uma musica ao longe...mas nao era do speaker da estacao nao...conheco aqueles sons do speaker..parece gato miando..chiados...esta musica nao...era um som claro...era um lamento choroso...gostoso...nao sei diferenciar muito sons de instrumentos mas este reconheci na hora....

               .....SAXOFONE....quem seria o louco do saxofonista tocando aquela hora por ali...por aqui 7 da noite parece meia noite...o frio, o danado, nao falei??, muda tudo...e como outras pessoas fui seguindo para a tal de A...plataforma A...e a musica atraindo...chamando como a flauta de Pan...e a multidao parando...e a musica crescendo nos meu ouvidos...

                  ......e eu vi e ouvi mais ainda...usava uma calca branca....branca? neste frio...ninguem usa...preta e' a cor maestra por aqui..vermelha era a jaqueta...o gorro caido nas costas...parecia nao sentir frio....e ele tocando com alma...com gosto..com jubilo...que musica gostosa...ninguem se mexia..eu tinha um sorriso na minha face...as pessoas tambem..parecia que uma aureola dourada envolvia cada nota musical que saia...que como bolha de sabao subia...subia e desfazia no ar para dar lugar a outra mais melodiosa ainda...

                 ...........sorrisos...faces alegres...finalmente , no metro..no expresso de aco e de banco de plastico alegria...momentanea ,mas alegria...e era o jovem de calca branca, jaqueta vermelha de gorro atirado nas costas quem realizava esta magia...este momento de sonho...de poesia..que musica e' poesia pura!!!

           ......foi terminando...o expresso chegando...os aplausos calorosos encheram a estacao fria do metro, do expresso ,...de calor...de vida.......dinheiro no chapeu, que de aplausos so' ninguem vive...coloquei o meu..olhei para o saxofonista...me lembrou conhecidos, amigos, quantos anos teria?...35?...36?...tinha a cor da pele trigueira..da cor dos meus patricios..os olhos, o nariz...o jeito de sorrir e agradecer...

             ............gozado!!!...me pareceu tao familiar!!!..o danado do expresso 21 chegou na estacao....e' o melhor para mim..nao posso perder..e' o ultimo da noite no inverno..empurra..empurra...faces fechadas...o frio penetrando...entrando junto...portas fechando...e eu no vidro da porta olhando...o saxofonista comecando outra sessao...e o expresso se movimenta e eu vi...vi...no estojo do saxofone...e comecei a chorar...batia  no vidro..acenando...e ele tocando..e uma pequena, mas bem visivel ,bandeira do Brasil colada  no estojo...era patricio sim... eu sabia???

            .........o expresso 21 correndo...o frio calando no corpo na alma..mas meu coracao jubiloso, uma musica linda, suave na minha cabeca...meu lembrou bandas, orquestras..sinfonicas..e o expresso 21 correndo...o frio nao mais em mim...calor isto sim!!..eu nao era mais um velho cansado, triste...em pe' segurando na alca fria do vagao...uma musica, um jovem...patricio..brasileiro me fazia voltar a infancia la' numa fazenda de interior..me aquecer do frio na ""  inocencia de um menino '' sapeca, levado..que sonhava com a neve e quando teve se lambuzou todo...odiou!!!...brrrr..que frio....mas que calor que faz agora neste cavalo de aco de expresso 21 correndo correndo

             ......nunca mais vi o saxofonista, olho sempre e com atencao em todas as estacoes...nada!!..onde sera' que esta' aquecendo coracoes agora com sua musica suave...em que estacao?...e quem seria ele?...de que lugar do Brasil seria?...ninguem me responde...ninguem sabe...ficou o som da musica que ouvi e toda vez que viajo no Expresso 21 e passo por aquela estacao, um no' apertado na garganta , mas uma alegria vem tambem....existe um brasileiro por aqui...por ai...pelo mundo, alegrando faces geladas , colocando sorrisos em gente sisuzada..friorentas...

          ....se e' verdade que a vida e' feito de '' momentos'' aquele foi entao um pedaco de minha vida...agradeci e fui dormir....tinha um anjo tocando a mesma musica no meu sonho daquela noite....e tinha bandeira do Brasil...so' que agora colada no saxofone.

                ...claro !!! rapaz da proxima vez coloca no instrumento...assim eu vejo na hora...estava tao embasbascado ouvindo...te olhando tocar...quem iria olhar para o chao...ver o estojo?...tua musica fez todos olharem para cima...para o alto...parecia que tua musica vinha do ceu...era celestial!!

  **************************************************

ps:- e' muito comum na Europa..no Japao e por aqui tambem..musicos tocando nas ruas, nas pracas, nos metros...em Sao Paulo vi muitos...nas pracas de minha cidade ai no Brasil,  aos sabados pela manha, musicos enchem a cidade com seus sons..suas musicas maravilhosas..e as pessoas de tao alegres que ficam compram mais, sabiam?...os comerciantes do centro agradecem...e por aqui vejo muitos tambem...mas nunca mais vi o rapaz do expresso 21...que pena!!!

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 15/01/2010
Reeditado em 19/01/2010
Código do texto: T2030957