...PERTENCE A MIM....DEVOLVAM.




       MARILDA ESTAVA FELIZ.......

       O ano de 1973 estava terminando..era comeco de novembro ja', .o verao chegando...a primavera no ar..e ela, Marilda, sorria...tinha motivos..dirigindo, ia apanhar a nora, Gabriela..e pensando....eu , Marilda , aos 42 anos, completo em janeiro 19..e vou ser avo'.....avo'!!!..e sorria....iam 'as compras do enxoval do bebe...ia chegar logo no comeco de janeiro..quem sabe nao chega dia 19?...

         Eduardo e Gabriela se conheceram na faculdade, la' na capital paulista, logo no primeiro ano dele por la'...ela estava um ano 'a frente dele, em uma festa comecou o namoro, ele se formou, ela parou, trancou...casaram...vieram morar no interior...ficariam mais proximo da familia dela tambem e as familias apoiaram...incentivaram...

           Eduardo era filho unico e Gabriela tinha so' mais uma irma, casada, morava em outro estado..Gabriela gostou de ficar mais perto dos pais...dois anos sem filhos e resolveram...vamos ter!!!..e a comunicacao veio quando voltaram do medico...

           Marilda, Agenor..voces vao ser vovos....Marilda e Agenor choraram!!!...de felicidade...fazia tempo que barulho de crianca tinha acabado na casa....

            Filho bom, nora otima...e um neto!!! Ela e Agenor nao se cabiam de contentamento...um neto!!!....sairam para comemorar..foram os quatro juntos...foi um jantar de gala..afinal o neto merece!!!...e no banheiro ,quando foram juntas ,Gabriela pediu:-

             Marilda,...preciso muito falar com voce...amanha 'a tarde em casa..ta bom para voce?...ai pelas 3 da tarde?...Marilda disse sim..notou algo...nao comentou nada com Agenor.

              Chegou um pouco antes das 3....ve algumas novidades das roupas de bebe que Gabriela comprou...comentam fofocas do dia a dia..mexericos de familia....e vao para o quarto de Gabriela,...

              Marilda..Eduardo tem faltado ao escritorio..nao disse nada a voce nem a Agenor antes porque queria ter certeza..o socio dele me ligou ontem me perguntando algo que me deixou preocupada...ele tem faltado ate' dois dias seguidos...e esta' mentindo para mim...sei com certeza...disse que tinha ido 'a capital na sexta, ficou por la' sabado e domingo..me pediu para nao dizer nada a voces...lembra-se? fui para casa de minha mae...voces pensando que ele estava comigo...nada disso!!!..e veja....

               Estendeu alguns folhetos, mapas, cartas....Marilda, olhava...e nao entendia.....o que e' isto Gabriela?

                Propaganda Marilda...propaganda vermelha..e tem muito mais escondida pela casa....achei estas roupas..e mostrou...Marilda levou  um susto quando viu...roupas camufldas?...para que Gabriela?

                Luta Marilda..luta na selva....estas coisas que estao acontecendo...sumindo gente...e desabou no ombro da sogra...sogra e nora...uma chorando, gravida de quase 8 meses, gorda, barrigudona...fabricando mais um brasileiro...e a sogra abobada...atonita!!!

                 Eduardo nunca foi destas coisas Gabriela...sempre foi calado, comportado...como? como pode ser isto?

                  Mas era...desde o primeiro ano na faculdade se uniu com grupos...participava de reunioes...tinha a cabeca voltada para a luta....a luta de classes!!!!

                  Marilda saiu arrasada e Agenor ficou tambem...nao dormiram aquela noite....dia seguinte cedinho, antes de Eduardo sair para o escritorio, os dois la'.....negou tudo, ficou irritado com Gabriela por contar...e contou tudo, tudo o que pode....Marilda pior ficou...Agenor nada falou, calou...sabia..sabia o que viria se Eduardo nao saisse dessa...ele nao saiu!!!

                     Marilda tentou o dia todo ligando ...ligando...ninguem atendia..estranho, pensou!!!..mas era diretora ...Escola Estadual ...reuniao de manha, 'a tarde...nao acabava mais, impaciente, em cada folga, um telefonema....nada!!!...saiu voando....bateu..bateu...ninguem veio abrir o portao...a caixa do correio lotada.. ninguem pegou a correspondencia?...e viu pelo vao do portao  o jornal jogado por la...ueeee'''..que esta' acontecendo?...Eduardo, primeira coisa quando levanta vem buscar o jornal....tem coisa !!! tinha mesmo...

                      O vizinho veio...pela cara dele Marilda viu algo...sentiu...Gabriela?...hospital...aborto...nasceu....dona Marilda...dona Marilda....

                      Oi seu Julio...desculpe, estava longe...pensando

                      Dona Marilda vamos pra dentro de minha casa..eu e minha esposa queremos falar com a senhora....

                      Dona Tita foi deixando Marilda 'a vontade...trouxe agua gelada...sentaram na copa....Dona Marilda, nao fique assustada...mas duas noites atras,  ai pelas deis..deis e meia..ouvimos barulho de carro parando aqui em frente..portas batendo com forca...estavamos vendo  tv..levantei e olhei pela janela...era na casa de seu filho...uns deis  ..ou mais, homens....seu filho atendeu....eles entraram...escutei uns gritos...dona Marilda...senta...onde a senhora vai?...senta...calma...escuta o resto...vimos quando eles colocaram seu filho em um carro...de cuecas so"...e sai' la' fora..queria saber o que estava acontecendo....e vi Gabriela de camisola, gritando, chorando....e quando me viu..pedia...chama Marilda...fala pra ela..conta tudo...rapido vai....eu virei para vir ligar..dois dos homens vieram..entraram aqui...nao deixaram...me ameacaram.....diziam...vai dormir...voce nao viu nada...e um monte de coisa...ameacas...eu tremia...Tita chorava...quem dormiu?..quem teria coragem de ligar para a senhora...me perdoe...me desculpe...mas quando vi a senhora no portao nao me aguentei....

                   Marilda estava livida...passada...abobada...tentou se levantar..nao consegui...caiu, seu Julio e dona Tita levaram para um sofa...chamaram Agenor!!!...soube de tudo...sabia que isto mais cedo ou mais tarde iria acontecer..mas quem consegue falar e ser ouvido pelos jovens?...ninguem!!!

                    Comecou a via sacra das duas familias...nada, nenhuma informacao...ninguem sabe de nada..onde ir? ...onde procurar?...reparticoes do governo?...que jeito?...passou o Natal...o Ano Velho se foi...o Ano Novo chegou.1974!!!.e janeiro...e o calendario virando...1...2...3.....19.....

                     Hoje Agenor...hoje...o bebe...nasceu hoje..no dia de meu aniversario...eu sei...meu neto nasceu hoje...e tomou o remedio que Agenor lhe colocou na boca...dormiu, assim passou o dia que ela completou 42,e ela ficou com a certeza que o neto nasceu no mesmo dia....e em 1975..comemorou um aninho dele...e assim foi...1976..2......1977..3...1978..4...1979...5...1980..6...1981...7.


                       Na epoca da matricula servico multiplos...maes afoitas...criancas serelepes...multidao nas filas desde cedo..tem vagas?...nao tem...tem....aluno que sai..aluno que vem transferido de outros colegios...de outras cidades....

                        Dona Marilda...esta senhora, Dona Ines...quer falar com a senhora....mando entrar?....sim Daniela, manda..mais uma nao faz diferenca...

                         Ines entrou...Marilda nem notou..mas notou...o menino e a menina...sorriu para eles...o menino se escondeu atras de Ines...a menina sorriu, colocou as maos na beirada da mesa..ficou encarando Marilda...ela achou estranho..geralmente criancas que vem pela primeira vez..se escondem!!..esta nao. Foram matriculadas..eram gemeos!!!

                          Ines se despediu,..pegou o menino pela mao..a menina ficou para tras um pouco...na porta virou..e sorriu e Marilda..gelou!!!

                          Agenor...acorda..me pega um copo d'agua..por favor...estou passando mal...Agenor acendeu a luz..rapido foi a cozinha , voltou....ela  bebeu de um gole so'''...e comecou a chorar...aquele sorriso agenor...aquele sorriso...pareco louca..nao paro de pensar...parecia de Gabriela...era ela Gabriela sorrindo para mim.....Agenor acalmou...dormiram!!!

                            Semanas corridas...trabalho..trabalho..escola da' um trabalho para a diretora...ainda mais quando ela e' ativista dos direitos humanos e ja' tem mais de sete anos nisso...Marilda nao falta uma reuniao de maes de desaparecidos...vai pra todo lugar..mas tem que maneirar..e' funcionaria do ''estado''.quem lhe paga e' o mesmo estado que ela persegue...cutuca..cutuca..quer saber..onde? onde? estao meu filho ..e minha nora..meu neto!!!.nada!!...ninguem lhe diz..vai aqui..vai ali...procura a menor pista...acaba em nada.!!!..mas, desistir?..JAMAIS!!!...

                             E' intervalo de aula....vem vindo no corredor e ve a menina..sorri...sorriem, cumplices...a menina vem conversar..Marilda ouve a voz..sente um arrepio...mas tambem uma alegria...como e' mesmo o seu nome?

                              Amanda

                               Amanda?...que nome lindo...sabe? se eu tivesse uma netinha gostaria que ela se chamasse Amanda...a menina ri...alegre!!...e corre, a aula vai comecar...Marilda fica olhando....vai para sua sala...pede a ficha, le......

                               Dr.Afonso......medico... Ines...do lar...Alberto.....Amanda...gemeos....data de nascimento..19 de janeiro de 1974....grita...coloca a mao na boca...Daniela corre...nao foi nada Daniela...a coitada fica sem saber o que fazer...Marilda esta' palida..e diz que nao foi nada...tem certeza Dona Marilda?.....sim tenho Daniela, obrigada...e fecha a porta...

                               Nao pode ser...nao tem que ser....e continua a leitura...na ficha consta...ele, medico do exercito....morava na capital..foi transferido para ca'....ela, do lar...datas...coincidencias...sexto sentido....faro..destino?

                                 Um dia Amanda  no intervalo, no recreio, cai...se machuca, vai para a enfermaria...Marilda passando por la ve...entra...entao Amanda ta' doendo...nao?...que bom...nao foi nada...sua mae ja' vem te buscar.OK...nao quer ir? por que?..ficar comigo...na minha sala...ta' bom...vamos la'...e foram...

                                   Ines vem apanhar Amanda na sala e nota...de quem sao estas fotos dona Amanda?......sao do meu filho e minha nora...sumiram em 74....e olha nos olhos de Ines...ve duvidas..ve algo...sente algo....Ines notou, baixou os olhos...agradeceu e saiu...ficou um gosto de certeza em Marilda!!!

                                  Uma noticia boa Marilda....era o advogado falando...foram descobertos corpos la no Para'...vamos?....foram...nada!!! mais uma falsa..cemiterios clandestinos..aos montes....corpos, ossadas...mas de Eduardo e Gabriela nada.

                                  Marilda e Dr.Romeu, o advogado, nao desistem...ele tambem tem um filho desaparecido...Lauro, 22 anos....nunca mais viu, sumiu no ar...ficam sabendo que agora podem vasculhar arquivos....o governo permitiu...comecam...cavocam tudo..e um dia Marilda ve o nome...Dr..Afonso...ve a foto...ele...ele mesmo...o marido de Ines...o pai dos gemeos...Alberto...Amanda

                                  Sexta feira, 2 horas da tarde...Dr.Romeu aguarda...chegam, primeiro Marilda e Agenor e a irma de Gabriela, Gilda, ....esperanca, a ultima que morre....Dr.Afonso e Ines...se cumprimentam...nao sabem por que foram  chamados ao escritorio....ficam sabendo!!!

                                   Negam tudo..Dr.Afonso clama seus direito...quer sair...levanta...Ines segue...Dr.Romeu ameaca deixar entrar os dois rapazes do jornal que estao la' fora...quer escandalo?....e as criancas?...sentam...ouvem..negam...Dr,.Romeu mostra provas....desabam...se acabam....confessa:-

                                    Eu era medico do batalhao la' no Para'...veio este casal ferido...ele quase morto, ela dando a' luz...nasceu gemeos.....morreram os dois...ficaram por la'...eram guerrilheiros....comunistas...nao sei onde foram enterrados sai logo de la'...trouxe as criancas comigo....nao tinhamos filhos...registrei em meu nome...sao meus...ninguem me tira...ninguem!!!  Ines deu um grito...Marilda estava seca...Agenor vazio...Gilda, a irma de Gabriela, chorava baixinho...sem forcas!!!...Dr. Romeu olhava para fora, pela janela, disfarcava para nao verem seu choro...fungava, se aprumou.....negociacao agora, tinha que ser..nao tinha outro jeito....colocou as fotos na frente do Dr.Afonso...ele assentiu com um sim...reconheceu, eram eles. os dois..Eduardo e Gabriela sim...

                                      Marilda , Agenor, Gilda e sua familia demoraram para esquecer, perdoar Dr.Afonso...Ines nunca perdoou...ele tinha mentido....dizia que as criancas eram de uma amante sua que tinha falecido la no Para'...portanto os filhos eram dele...e meio dela, ela  aceitou a situacao...ja' estava nos seus 40 anos quando as criancas vieram...foi so' alegria...valia a humilhacao!!!...nao perdoo...nao perdooo..peca a Deus...mentiroso!!! mentiroso!! seu eu soubesse procuraria a familia.....entregaria de volta...nunca soube dona Marilda, nunca....so' agora...saimos da capital para viver no sossego e ve no que deu?......

                                        Marilda, quase oito anos depois pode comemorar, e duplamente...tinha neto...e neta...Dr.Afonso voltou para a capital...divorciou de Ines...ela tem o patrio poder das criancas...e' a mae...e mora proximo de Marilda e Agenor agora...Alberto e Amanda sentem orgulho da avo'...pudera!!!...ela e' a diretora da escola!!..Agenor e' outro homem agora....ate' arrisca cantar umas musiquinhas....mas

                       Eles, os pais de desaparecidos nao desistem nao...continuam na busca...quase quarenta anos, nao importa, diz Marilda...enquanto eu tiver forcas...e Deus me ajudando vou procurando...se um dia achar...enterro meu filho e nora perto de mim...senao, meus netos continuaram buscando ate' achar...e dizem que quem procura acha..se eu nao achar..eles,os filhos deles, os filhos dos filhos dele...acham!!!!........


******************************************************************

                         


WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 15/01/2010
Código do texto: T2030425