Cada Nota l0 Uma rosa

Cada nota l0 ganhava uma rosa.

No mês de maio, no Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, cada aluna que tirasse uma nota 10 ganharia uma rosa. Parece que as alunas estudavam mais para receber uma rosa. Eu era uma delas.

No dia trinta e um de maio, as alunas faziam uma fila, após a bênção do Santíssimo e iam oferecer as rosas a Nossa Senhora do Patrocínio.

Em cada classe havia um pequeno altar. Esse altar era decorado por um grupo de alunas uma vez por semana. Ele ficava muito bonito.

Havia duas lousas na classe. Numa lousa o professor passava os exercícios, ou conteúdos das disciplinas, que era chamado de matérias.

Na outra lousa ficava um desenho da imagem de Nossa Senhora e eram anotados os sacrifícios e orações oferecidos a Nossa Senhora durante o mês de maio.

Hoje só há o prédio do colégio, porém moram apenas algumas freiras. Elas não dão mais aulas no colégio. O Concílio Vaticano II acabou com a educação em colégios internos.

Um dia fui visitar, nesse colégio, o túmulo de Madre Teodora. Fiquei triste ao ler nos outros túmulos os nomes de muitas freiras que conheci e algumas delas tinham sido minha professora.