A VIDA

Nascer chorando. Engatinhar. Andar. Primeiras palavras: papai e mamãe. Leite quente, papinha. Infância. Sem preocupações. Sem responsabilidades. Educação. Escola. Primeiro dia com choro. Mamãe foi embora e o que vai ser de mim? Outras crianças. O estranho assusta. Acostumei com o estranho. Caí da árvore. Quebrei um braço. Quanta coisa legal escreveram no meu braço de gesso! Ganhei quinze dias de holofotes. O gesso sai. Saem os holofotes. Vida normal. Volto à escola. É a minha vida. O começo embrionário da responsabilidade. A vida é doce!

Adolescência. Dúvidas. Depressão. Primeiro amor. Amores platônicos. Que seria da vida se não houvesse sofrimento por amor? Seríamos menos românticos, menos sensíveis? Talvez sim. Senão, as pessoas não sofreriam por amor quando eram adolescentes. É um ponto de vista. A adolescência também é bonita. Cadernos enfeitados. Adesivos da Hello Kitty? Não! De Robert Pattinson, de "O Crepúsculo". Esse sim é o homem ideal! Os meninos gostam de games. Playstation 1, 2, 3...qual versão é a sua? Bem-vindos super-homens da pós-modernidade! A vida é urgente

Um clic para a vida real! Os pais já não são os mesmos pais da infância e da adolescência. Sempre dizem que temos que nos aperfeiçoar. Arrumar um emprego porque eles, nossos protetores pais, não serão para sempre. Eles ensinaram o que significa uma palavrinha chamada "independência?" A postura diante da vida vai depender do que fazemos com essa independência e de como a desenvolvemos na nossa vida. Muitas vezes não temos tempo para pensar nisso. Faculdade à noite e trabalho durante o dia. A vida é dura!

Somos adultos. A responsabilidade chega 100%. O trabalho. A sobrevivência. A competição. A concorrência. Matar um leão todo dia. Ensinaram isso quando a gente era criança? Deviam ter dito isso na escola. O choque não seria tão grande. Amadurecemos como podemos. Casamos. Descasamos. Casamos de novo. Colecionamos decepções e alegrias. Adoecemos. Perdemos quem amamos. Uma avalanche de acontecimentos. A vida é cruel!

Terceira idade. Velhice. Fim da vida? O fim não é o fim porque sempre é um começo. A frase é de efeito, mas o conteúdo nos leva a pensar. O conteúdo é tudo! E é dele que nos valemos para enfrentar mais essa etapa da vida. Você escolhe: continuar vivendo ou ficar numa cadeira de balanço reclamando da vida. Conquistamos o que queremos ou o que pudemos. Podemos conquistar mais? Essa resposta está em cada um de nós. Nunca é tarde aos 70, 80 anos. Depende do que a gente fez com a palavra "independência", lá atrás, lembra? A vida é linda!