INFLUÊNCIA: OS DOIS LADOS

Júlia saiu de casa para procurar um emprego, foi até o local de cadastro para vagas de sua cidade e viu uma fila enorme, encontrou na fila várias pessoas mais capacitadas que ela, assim mesmo pensou uma vaga é minha.

Preencheu a ficha e recebeu um endereço para um possível emprego, correu para o local e no caminho se deteve dando uma informação a um senhor que se encontrava perdido.

Quando chegou ao local a moça que estava atrás dela na fila tinha ficado com a vaga, mesmo assim não se abateu e buscou logo no jornal que trazia consigo um anuncio e seguiu para o local indicado no jornal.

Lá chegando encontrou uma longa fila, todos estavam ali pela mesma razão: a vaga de secretaria para aquela firma, assim anunciava o jornal.

Júlia não desanimou e pensando no contratempo que a fizera perder a vaga, agradecia a Deus pela nova oportunidade.

Conversou e viu que todas as garotas eram mais capacitadas que ela, falavam até quatro idiomas (inglês, espanhol, francês e alemão), além do português.

Ela mal arranhava no inglês, seu português era bom, mas era só – pensava ela.

Depois de alguns instantes uma senhora apareceu a porta e disse ficaremos apenas com a mais capacitada de vocês e logo estarei recolhendo os currículos.

Uma moça olhou para Júlia e disse-lhe: “_ Pode ir embora, seu currículo é muito fraco!”

Júlia deu um sorriso triste e saiu depois de alguns minutos, afinal aquela jovem tinha razão, o que ela iria fazer ali já que só a mais capacitada seria a escolhida?

Ao sair cruzou com uma senhora que caminhava com dificuldades, parou atendeu-a e percebendo que ela não estava bem a conduziu ao hospital mais próximo.

Onde a senhora foi atendida e medicada com presteza.

A senhora assim que se sentiu melhor pediu à enfermeira que chamasse o seu anjo de guarda.

_ Obrigada pelo socorro que me deste minha filha. Falou a senhora emocionada.

_ De nada! Respondeu Júlia.

_ O que fazia ali no prédio? Indagou à senhora.

_ Estava em busca de um emprego, mas eu não era bastante qualificada.

_ Que pena que o empregador tenha dito isto.

_ Oh! Não, eu nem cheguei de lhe falar.

_ E, como sabe se não era qualificada? Perguntou a senhora.

_ E que a senhora responsável por selecionar os currículos disse que só ficariam com a mais qualificada e nós éramos 20, das quais o meu currículo era o mais fraco, uma das jovens então me disse para eu ir embora já que eu não tinha chance então sai.

_ Que pena que você tenha sido influenciada pela opinião de outra pessoa e não pela sua fé em si mesma. Em minha opinião essa jovem expressou de forma tendenciosa a sua observação já que você era uma concorrente dela.

_ A senhora tem razão, será que há tempo para me apresentar?

_ E, porque não? Qual é o seu nome minha jovem?

_ Júlia Maria Alcântara! Disse ela saindo apressada do quarto.

Júlia saiu dali e se apresentou a senhora da firma, que recolhia os últimos currículos.

_ A senhora não fará uma entrevista? Perguntou Júlia.

_ Não. A pessoa que vai escolher a secretaria não veio, mas com certeza amanhã ela ligará para marcar uma hora. Esteja pronta.

Julia agradeceu e foi para casa, porém antes passou no hospital para agradecer à senhora, mas fora informada que o filho já havia levado-a para casa, pensativa e com as esperanças renovadas chegou em seu lar uma hora mais tarde.

Na manhã seguinte ela fora chamada ao local e informada juntamente com as outras candidatas selecionadas que a secretaria escolhida deveria acompanhar a mãe do dono da firma, ajudando-a no que fosse preciso.

Algumas das jovens presentes se manifestaram dizendo que não queriam ser babás de ninguém e se retiraram. Restando apenas três.

Essa senhora necessita de cuidados especiais... Continuava a senhora quando foi interrompida por uma das jovens que fazia uma pergunta.

_ Acaso ela precisa de médico? De enfermeira?

_ Sim. Quem for contratada a acompanhará inclusive ao médico e não deverá descuidar de suas consultas, preparando sempre uma boa agenda.

_ Ah! Então procurem uma enfermeira! E dizendo assim levantou-se, no que foi acompanhada pela outra moça.

Restou apenas uma: Júlia.

Continuou a senhora: _ Percebi em seu currículo que fizeste um treinamento de primeiros socorros. Deseja o emprego?

_ Sim! Respondeu Júlia.

_ Você será a secretaria executiva com uma função cujo salário jamais será o bastante para fazer jus aos seus serviços, pois terá que ser a melhor amiga da senhora que construiu tudo isso e em alguns casos responderá por ela, você concorda?

_ Sim!

_ O seu salário inicial será 5 vezes o valor estabelecido pelo mercado, você vai se mudar para a mansão, afim de aprender mais facilmente todas as suas funções e obrigações, além de se tornar mais próxima de dona Ana. Você só responderá a ela. Terá plano de saúde para você e para seus dependentes, férias, e muitos outros benefícios.

Júlia então viu com grata surpresa que a senhora que ela socorrerá na véspera era dona Ana sua patroa, com a qual ela já tinha uma divida de gratidão (pois havia sido ela que a salvara do desanimo e da descrença).

_ Não disse para você que a gente deve sempre confiar em nossa capacidade. Falou dona Ana assim que se percebeu reconhecida pela jovem.

Ambas riram.

*****

Quantas vezes nos deixamos levar pela opinião alheia sem nos darmos conta que somos nós os senhores de nossos destinos.

Liberdade, inteligência, boa vontade, coragem são ferramentas que o Senhor da Vida nos concede para nossa jornada.

As escolhas que faço com a liberdade que tenho me conduzem a onde quero.

A inteligência me apresenta os caminhos do trabalho a realizar para o progresso de mim mesmo.

A boa vontade é a mola que me conduz pelo caminho, trabalhando e buscando o melhor sempre.

A coragem é o que me sustenta em todas as dificuldades, pois ela anda sempre de mãos dadas com a fé, que move montanhas.

Ele além do mundo a nossa volta, nos deu milhões de amigos a nos auxiliarem nas escolhas que façamos, fazendo uso da Consciência como fonte de todas as leis passando em revista todas as informações, opiniões e idéias, imunizando-nos assim contra os maus conselhos.

No inicio da história a jovem foi guiada pela consciência do dever e pelos bons amigos – animada e sem apresentar dúvidas buscava o trabalho.

Os obstáculos eram contornados.

Ao ouvir uma opinião tendenciosa – fraquejou e desanimou.

Reencorajada pela senhora – reergueu-se e buscou novamente o trabalho.

A persistência, a esperança, à vontade, a coragem para enfrentar – lhe deu a vitória.

A grande vitória que devemos buscar todos os dias é sobre nós mesmos.