INFLUENCIA: O PROFESSOR

Um professor entrou na sala e entregou aos alunos um texto e disse: “_ Encontrem um erro neste texto.”

Os alunos leram o texto em busca do erro.

Alguns até encontraram erros e a maioria não encontrou nada.

Então ao final da leitura o professor perguntou: “_ Sobre o que fala o texto? É linda a história do texto, vocês perceberam? Quando eu li até chorei e vocês também se emocionaram? Quanto sofrimento? Quanto amor?”

Para nenhuma das perguntas houve respostas.

Os alunos começaram a ler novamente, muitos se emocionaram, outros suspiravam profundamente. Porém todos sem exceção foram influenciados pela opinião do professor.

Mas como tudo que o professor fazia guardava uma lição, os alunos aguardavam a pérola do dia.

“_ Quando fores fazer o vestibular, não examine gabarito e quando alguém dizer que acertou 10 questões, diga que acertou 20, nunca desista porém de seus sonhos. Muitas vezes nos deixamos influenciar tão profundamente que nos esquecemos daquilo que buscamos e queremos.”

Lição prontamente assimilada por Ana, que durante o vestibular para pedagogia se viu reunida a outras alunas de outras instituições em animada conversa e em dado momento elas começaram a dizer quantas questões elas haviam acertado nas provas do dia anterior.

Não demorou para uma jovem virar-se para Ana e lhe indagar sobre o seu resultado.

Ana respondeu confiante: “_ Eu acertei 80!”

“_ Nossa! Falaram em coro as meninas presentes. Afinal qual é o curso almejado?”

“_ Pedagogia!” Respondeu ela feliz da vida.

A jovem que fizera a pergunta chamava-se Lucy. O sino tocou e elas entraram para as salas, era o segundo dia de provas num total de três sendo que o terceiro era no canetão.

Assim que Lucy se viu em casa disse para a avó: “_ Não precisa me chamar amanhã, pois eu não vou, hoje encontrei uma jovem que fez 80 pontos e ela nem esta concorrendo para Direito e sim para Pedagogia. Não conseguirei entrar para a faculdade, pois só fiz 70 pontos nas provas do primeiro dia.”

Lucy desistiu, Ana passou com média razoável, mas nada comparado com as notas daquela jovem que desistiu.

Mas como o destino é caprichoso, Ana não pode entrar no primeiro semestre do curso. Entrando exatamente no segundo semestre quando viu com grata surpresa a jovem Lucy sentada na terceira cadeira na segunda fila.

Durante uma apresentação onde falavam sobre a importância do papel do professor Ana relatou o fato ocorrido nas portas da escola onde prestava vestibular, mostrando como ela agira diante das meninas que desejavam saber sua pontuação. Para a surpresa de todos Lucy se levanta e diz: “_ Por sua causa eu estou aqui!” E relatou a sua história, Ana ficou triste com a desistência da amiga, mas também lhe influenciou profundamente ao relatar a história de seu tio, que fizera 8 vezes o vestibular para Direito até passar, pois a gente não deve desistir dos sonhos.

Lucy depois de determinar o curso de pedagogia foi trabalhar para pagar a faculdade particular de Direito e hoje é promotora num tribunal do interior.

******

A influência pode ser:

De desencarnado para encarnado (João já morreu, mas vive junto da família a lhe influenciar todos os dias);

De desencarnado para desencarnado (O chefe das trevas tem seus seguidores);

De encarnado para desencarnado (Ana está na carne influenciando o seu marido José que está no Plano Espiritual – com sua inconformidade);

De encarnado para encarnado (Os pais influenciam seus filhos, o professor influencia seus alunos);

E de mim para mim mesmo: a auto-influencia (Onde eu sou o algoz de mim mesmo).

Quantas vezes presenciamos situações como essas no nosso dia-a-dia, onde muitas vezes somos nós os próprios obsessores de nossos irmãos menos avisados.

Joana no livro “Lampadário Espírita” nos diz que “a obsessão generalizada é energia mental a se propagar entre as criaturas humanas da atualidade”, que somos todos nós.

O que fazer? Que caminho seguir? Como nos libertamos da obsessão?

A receita é simples, mas depende de boa-vontade para executá-la, a própria Joanna nos indica a medicação necessária para sanarmos essas dificuldades, prescrevendo-nos:

Vigilância constante;

Exame diário de nossas ações à luz do Evangelho;

Que nossos sentimentos estejam de conformidade com nossa consciência;

Buscar sempre as mais elevadas inspirações;

Buscar o auto-conhecimento;

E todos os dias se perguntar: “_ Estou pronta, caso o Senhor da Vida me convoque hoje para o retorno?”

Além de nos convocar a reflexão pede-nos também compaixão para com nossos irmãos enredados pela teia da obsessão.

O orai e vigiai enunciado por Jesus nunca esteve dão em moda como nos dias de hoje, onde a necessidade se tornou mais presente em nossas vidas.

A influência é diária e constante em nossas vidas, porém sempre somos nós quem escolhemos sermos ou não influenciados.