XXIII - A BÍBLIA

Um menino muito curioso pegou um livro grosso de lindas imagens e começou a indagar o avô sobre o livro.

_Vovô o que é a bíblia? Perguntou o neto.

_Uma lição de amor.

_Então porque é tão grossa?

_Para que o homem não se esqueça de como se ama, a quem se ama, e quando se ama e o quanto se ama.

_Vovô, a quem devemos amar?

_A todos.

_Como devemos amar? Continuou o menino.

_ Como gostaríamos de ser amados.

_Quando devemos amar? Insistia o menino curioso.

_Sempre!

_ E, quanto nós devemos amar? Disse o menino.

_ Infinitamente.

_É isso que está escrito na bíblia vovô?

_Sim. Respondeu o avô.

_Então por que a minha professora, fica fazendo a gente decorar textos, nomes e lugares?

_Para esclarecer.

_Para que? Perguntou o menino com olhar curioso.

_Para que se possa amar. Porque só quem compreende as leis de Deus se predispõe a segui-las. Aprenda! Entenda e faça, a diferença no mundo, no país, no estado, na cidade, na comunidade, na família, no lar e em você.

_ Quer dizer que quem entende bem a bíblia faz o bem?

_ Isso mesmo meu neto. Respondeu o avô feliz.

_ Xi! Vovô então as coisas tão muito mal entendidas ultimamente não?

_ Por que acha isso meu neto? Perguntou o avô sorrindo.

_ A gente só vê maldade.

_ Eu não sou mal, você não me parece mal, seu pai e sua mãe também não são maus, então não existe só maldade, não é?

_ Mas a gente não aparece na televisão! Respondeu o menino.

_ Mas a gente não pode dizer que a televisão mostre tudo que acontece no mundo, pode?

_ Não, mas então por que ela só mostra o que é ruim?

_ Porque o bem é tímido e o mal audacioso. Mas o mal só existe porque nós ainda não entendemos bem a bíblia.

_ Não sei não vovô, pois existem tantas religiões ensinando a bíblia, gente que sabe décor os textos, explica isso, melhor? Que eu não entendi. Disse o menino.

_ Lembra que eu disse que não basta entender algo, mas que é preciso por em pratica, igual às tarefas que você faz para memorizar o que aprendeu em sala de aula. Quando a gente aprende algo é preciso por em pratica para não esquecer, assim também é com os ensinamentos da bíblia são preciso por em pratica: é preciso amar os nossos semelhantes, amigos, irmãos, companheiros de jornada, fazer o bem não importa a quem.

_ Ah! Entendi. Disse o menino ao sair correndo para receber os pais, que chegavam.

Os pais ficaram muito felizes, pois o menino nunca sai da frente da tv para recebê-los.

******

As crianças são curiosas e inteligentes, é preciso que tenhamos sempre paciência para responder e ensinar nossos filhos, netos, irmãos, companheiros de existência para que não venhamos a sofrer mais tarde com suas ações enganadas.

Tudo aquilo que fica claro e bem esclarecido dificilmente servira de armadilha para o aprisionamento do ser.

Quando compreendermos a importância da lição do Cristo viveremos melhor, respeitando o outro como irmão e entenderemos o nosso papel como filhos de Deus.

A criança que compreende o significado e põe em pratica o amor a si mesmo (o auto-amor) não se envolve com drogas licitas e ilícitas. Além disso, não permite que o seu corpo seja corrompido pelo sexo desenfreado e promiscuo, pois o considera santuário do Senhor.

Aquele que entende em sentido profundo o amor ao próximo, ama a todos indistintamente (pobres, negros, ricos, brancos, homossexuais, amarelos, indígenas, políticos,...), porque compreende que todos somos irmãos em tempos evolutivos diferentes.

E se amamos a nós, ao próximo, amamos a Deus, pois o amor a Deus está condicionado a vivencia de suas leis imutáveis.

Sempre é tempo de ensinar o caminho do bem, do belo, do justo e do bom. E isso se faz pelo nosso exemplo, exemplifiquemos!