XVI - BELEZA
Ana era uma jovem belíssima, corpo escultural, curvas perfeitas, pele rosácea sem acme, dentes perfeito, sorriso maravilhoso, cabelos negros como a noite, enfim era uma beleza de se vê.
Ela chegou na academia logo cedo, primeiro horário e foi logo reclamando:
_ Esses homens não respeitam ninguém é só a gente passar e todo mundo começa o “Fiu-fiu”!
_ Oh! Minha filha quem me dera alguém fizesse fiu-fiu para mim! Disse dona Claudia uma senhora de 55 anos de idade aproximadamente.
_ Mas, a senhora já esta velha! Disse Ana quase sem perceber.
_ Mas, já fui bela e jovem como você. Respondeu dona Claudia.
_ Desculpe-me! Não quis ofendê-la.
_ Não me ofendeu. Mas é tão bom lembrar agora que já estou mais velha o som melodioso do fiu-fiu.
Ao dizer isso todas as senhoras que estavam na academia riram.
_ Minha jovem quando a gente casa e envelhece parece que perdemos um pouco do encanto que a gente tem. E muitas vezes um elogio musical como o fiu-fiu levanta a nossa moral. Disse dona Júlia rindo.
_ Eu saio de casa e passo em frente da construção se ninguém mexer comigo volto para casa e visto outra roupa até que alguém mexa, porque se nem pedreiro mexe com a gente é porque o negócio está feio mesmo. Disse Maria Augusta uma senhora cinquentona com pinta e jeito de gatinha.
_ Isso não é nada! Eu tenho 45 anos, vocês me dão essa idade? Disse Carmem se aproximando do grupo.
_ Não!!! Foi sonoro e partilhado por todas.
_ Pois, é! Mas já faz oito anos que eu sou viúva e ninguém se interessa por mim. Até na Internet eu já naveguei e nada! Tenho só 45 anos e já sou considerada velha, o que é isso?
_ Você está linda! Os homens é que estão precisando de óculos. Disse Ana.
_ Pois é minha filha não fique chateada com o fiu-fiu de hoje, pois amanhã ele será doce lembrança e gostosa saudade. Disse Júlia.
_ O que você não pode permitir é que alguém lhe falte com o respeito, mas o fiu-fiu ainda é um elogio, talvez grosseiro, mas um elogio. Brincou José, o único homem do horário.
_ Mulheres!! Elevemos o nosso astral, a maioria de nós é mãe, esposa, profissional, dona de casa, amiga e companheira de todas as horas e não estamos caindo aos pedaços e nem jogada as traças, muito pelo contrário estamos melhores do que muita menininha por aí. Disse a dona da academia mudando assim a sintonia baixo astral que estava começando a se instalar no ambiente.
Ana ficou pensativa, achava constrangedor o fiu-fiu, mas achou que estava fazendo tempestade em copo d’água uma vez que ninguém jamais se atrevera a ser mais ousado com ela, e afinal de contas ela era uma beleza, e o mais importante era que ela jamais foi deslumbrada com isso, e nunca usou sua beleza para algo que não fosse licito aos olhos de Deus que é quem realmente interessa.
Passou assim a cumprimentar as pessoas que a partir de então não assobiavam mais, mas a cumprimentavam-na.
*******
A beleza é uma das provas mais difíceis porque ela abre caminhos nem sempre bons, ela facilita as coisas, fascina e enche os olhos.
Porém todo aquele que nasce belo é porque tem condição de enfrentar a prova, porque Deus jamais permiti que algo seja a causa de nossa derrota.
A única coisa que pode nos derrotar somos nós mesmos. Deus nos fez livres para escolhermos o caminho a seguir, bem como nos habilitou com um tribunal intimo que nos dá as diretrizes da vida, que é a nossa consciência.
Tudo que é belo é digno de apreciação, porém sempre devemos ter o cuidado de apreciar com os olhos da fraternidade, para que não venhamos a agravar a nossa situação de devedores.
Não façamos de nossos olhos, olhos de cobiça, de inveja, de desprezo, de corrupção, de interesse, do mal, que cresce de acordo com a nossa vontade.
Pois és que no amanhã poderemos responder de forma severa pela maneira que olhamos a beleza de nosso irmão.
Nós devemos nos preocupar com a beleza que pode nos dar frutos, que é a beleza intima, que ilumina e serve de faróis para tantos corações perdidos.
Não descuidemos de nossa aparência, pois esse instrumento de serviço e aprendizado que é o nosso corpo, merece ser bem cuidado para que não venhamos a ter problemas quando tivermos que entregá-lo ao Divino Mestre.
Jesus tinha uma beleza que irradiava luz sobre a Terra, luz viva se derramou sobre o planeta a mais de 2000 anos, era uma beleza que falava ao coração, que enchia os olhos de paz, que mexia com nossa intimidade e transformava nossa vida, mesmo depois de sua partida sua beleza que não emana de um corpo, mas sim do coração continua convertendo milhões.
Busquemos a beleza, mas não essa beleza efêmera que passa com o tempo. Busquemos a beleza que cristaliza com o passar dos dias, tornando-se cada vez mais bela.
Sejamos belos de espíritos, alma e coração!